Topo
pesquisar

Separação magnética, destilação simples e evaporação

Química

PUBLICIDADE

Existem diversos métodos de separação utilizados para separar os componentes de uma mistura. O processo utilizado dependerá do tipo de componente e do tipo de mistura que se deseja separar. Neste texto falaremos sobre separação magnética, usada para separar componentes de uma mistura sólida, e sobre destilação simples e evaporação, usadas para misturas homogêneas entre sólidos e líquidos.

Separação magnética

A separação magnética é um processo de separação de misturas sólidas em que um dos componentes é um metal atraído por um ímã. Por exemplo, em uma mistura de sal de cozinha e raspas de ferro, a separação ocorrerá pela aproximação de um ímã, fazendo que o ferro seja atraído, separando-o do sal.

Na separação magnética, um metal é atraído por um ímã.
Na separação magnética, um metal é atraído por um ímã.

Esse processo é utilizado, em maior escala, na separação de lixo e em ferros-velhos, com o uso um eletroímã — um ímã potente gerado pela imantação por corrente elétrica.

Leia também: Tipos de Misturas

Destilação simples

A destilação simples é um processo usado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido e um líquido miscíveis, ou seja, que se misturam formando uma única fase.

O princípio básico desse processo é a evaporação do líquido por aquecimento e, em seguida, sua condensação, tornando-o líquido novamente, mas agora separado do componente sólido.

Veja também: Evaporação e condensação

Veja um exemplo de destilaria de álcoo
Veja um exemplo de destilaria de álcool

A destilação simples é utilizada, há muito tempo, na produção de bebidas alcoólicas, especificamente as destiladas, como vodca, cachaça, whisky, entre outras. O processo é empregado para obter-se uma bebida com maior grau de pureza e um maior teor alcoólico.

A seguir, temos uma mostra da aparelhagem usada na destilação simples em laboratórios:

  • Bico de Bunsen (ou outro equipamento de aquecimento): usado para aquecer a mistura até a ebulição do líquido.

  • Tripé: usado para apoiar o balão de destilação e a tela de amianto.

  • Tela de amianto: usada para absorver o calor e distribuí-lo uniformemente para o balão.

  • Balão de destilação: usado para colocar a mistura que irá ser destilada. Esse balão possui uma saída superior e outra lateral.

  • Termômetro: equipamento acoplado na saída superior do balão de destilação e usado para verificar a temperatura durante o processo.

  • Condensador: usado para condensar o vapor proveniente do aquecimento. Esse equipamento é conectado à saída lateral do balão de destilação. Possui uma entrada e uma saída de água, usada para resfriar o vapor que entra no condensador.

  • Erlenmeyer (ou outro recipiente): usado para coletar o líquido que sai após a condensação.

  • Suporte universal com garra: usado para dar suporte para o balão e para o condensador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Como ocorre a destilação simples?

O processo de destilação simples é usado quando se deseja separar uma mistura homogênea formada por um líquido e um sólido, por exemplo: uma solução aquosa de sulfato de cobre. Usaremos essa mistura para descrever como ocorre a destilação simples.

Com o equipamento montado e com a mistura já dentro do balão de destilação, inicia-se o aquecimento ligando o bico de Bunsen até que líquido, nesse caso a água, inicie a ebulição (indicada pela leitura da temperatura no termômetro).

O vapor de água que está sendo formado será direcionado até o condensador pela saída lateral do balão. Ao entrar no condensador, esse vapor começa a diminuir a temperatura e voltar para o estado líquido, formando gotículas na parede de vidro do aparelho.

A água, totalmente separada do sólido e já no estado líquido, sai do condensador, sendo recolhida no Erlenmeyer colocado no final do aparelho. O sulfato de cobre, sólido usado em nosso exemplo, permanece no balão de destilação.

Esse método, de maneira mais simples, mas em maior escala, é bastante utilizado no processo de dessalinização térmica da água, no qual a água salgada é colocada em tanques cobertos por um material transparente para receber luz solar.

Com a incidência dos raios solares, a mistura é aquecida e a água começa a evaporar. O vapor de água formado é condensado ao entrar em contato com a parte superior do tanque e é coletado, agora sem a presença do sal.

Leia também: Gráficos de misturas e substâncias

Evaporação

A evaporação é um método de separação de misturas que é usado na salinas para obtenção de sal.
A evaporação é um método de separação de misturas que é usado na salinas para obtenção de sal.

A evaporação é um processo de separação de misturas semelhante à destilação simples, isto é, usado para misturas homogêneas entre sólidos e líquidos, porém, nesse caso, o líquido não é recolhido por um condensador durante o processo. Portanto, a evaporação é indicada quando se tem interesse apenas no componente sólido da mistura.

Na evaporação, a mistura é aquecida até que o líquido evapore-se completamente, restando apenas o sólido ao final do processo. Esse método é utilizado nas salinas para a obtenção de cloreto de sódio, em que a água salgada é colocada em tanques rasos para a sua evaporação e o sal é separado da água, ficando depositado no tanque.

 

Por Victor Ricardo
Professor de Química 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Victor Ricardo. "Separação magnética, destilação simples e evaporação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-destilacao-e-evaporacao.htm. Acesso em 01 de abril de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFPB – 2004) Os processos de destilação são muito usados nas indústrias. Por exemplo, nos engenhos, a fabricação da cachaça é feita destilando-se o caldo fermentado num alambique. Relacione as partes de um alambique (Figura 1) com as peças que constituem um aparelho para destilação simples (Figura 2), representadas abaixo, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

Destilação em alambique e laboratório

(1) Fornalha                               (?) Béquer.

(2) Tacho de aquecimento         (?) Balão de fundo redondo.

(3) Serpentina de resfriamento  (?) Bico de Bunsen.

(4) Recipiente coletor                (?) Condensador.

A sequência numérica correta é:

a) 4,1,3,2             c) 2,4,1,3        e) 4,2,1,3

b) 3,1,2,4             d) 2,3,1,4

Questão 2

(Unifor-CE) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma: 

a) centrifugação 
b) sifonação 
c) decantação 
d) filtração 
e) destilação

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola