Topo
pesquisar

Destilação por arraste de vapor

Química

A destilação por arraste de vapor é um método de separação de misturas que utiliza o vapor de água para volatilizar substâncias presentes em uma planta.
Os óleos essenciais são os produtos obtidos por meio da destilação por arraste de vapor
Os óleos essenciais são os produtos obtidos por meio da destilação por arraste de vapor
PUBLICIDADE

O método de separação de misturas chamado de destilação por arraste de vapor é a forma como são obtidos os chamados óleos essenciais (essências). Um óleo essencial é um líquido obtido a partir de plantas e que pode ser utilizado em diversos ramos, como na medicina e na fabricação de perfumes ou de produtos utilizados para limpeza.

Para realizar a destilação por arraste de vapor, é necessário montar todo um conjunto de equipamentos.Veja o esquema a seguir:

Aparelhagem esquemática de uma destilação por arraste de vapor
Aparelhagem esquemática de uma destilação por arraste de vapor

Os equipamentos utilizados são:

  • dois balões de fundo redondo (números 1 e 2);

  • uma chapa de aquecimento (número 3);

  • um condensador (número 4);

  • um funil de bromo (número 5);

  • dois erlenmeyers (número 6);

  • rolhas de madeira para os balões (números 7 e 8);

  • tubos de vidro em U para conectar os balões e estes ao condensador (números 9 e 10).

Montada a aparelhagem, a destilação por arraste de vapor segue com a adição de um certo volume de água no primeiro balão de fundo redondo (1). Essa água é aquecida pela chapa de aquecimento. No balão 2, coloca-se a planta que será utilizada para extração do óleo essencial. Para ser colocada no balão, a planta deve ser triturada ou ainda triturada e misturada com uma pequena quantidade de água líquida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o vapor de água produzido no balão 1 chega até o balão 2 por meio do tubo em U, ele entra em contato com a planta e faz com que as substâncias que apresentam baixo ponto de ebulição sejam transformadas em vapor e direcionadas até o condensador. Ao entrar no condensador, os vapores são condensados e transformam-se em líquidos, sendo recolhidos então no funil de bromo (5).

As substâncias que são vaporizadas da planta formam então o óleo essencial. Todo óleo essencial produzido por meio desse método é imiscível (não se dissolve) na água. Quando a água líquida e o óleo essencial chegam até o funil de bromo, eles são decantados (mistura é deixada em repouso). Após certo tempo, haverá uma mistura heterogênea, na qual a água é a fase inferior (líquido mais denso) e o óleo essencial é a fase superior (líquido menos denso).

Como o funil de bromo apresenta uma válvula (número 11), quando ela é aberta, a água cai no erlenmeyer. Quando o óleo essencial chega à região da válvula, fechamos a válvula e trocamos o erlenmeyer com água pelo outro erlenmeyer vazio para recolher o óleo essencial.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Destilação por arraste de vapor"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/destilacao-por-arraste-vapor.htm. Acesso em 17 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola