Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fusão fracionada e solidificação fracionada

A fusão fracionada e a solidificação fracionada são dois processos de separação de misturas que utilizam o conhecimento dos pontos de fusão e solidificação das substâncias.

A parafina das velas é obtida por solidificação fracionada.
A parafina das velas é obtida por solidificação fracionada.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Fusão fracionada

A fusão fracionada é usada para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Como podemos separar uma mistura de sólidos, como ferro, chumbo e estanho?

Se possuirmos dois sólidos com pontos de fusão diferentes e soubermos qual é o ponto de fusão de cada uma das substâncias, fica relativamente fácil de separá-las: podemos aquecê-los e fazer com que uma delas escoe. O estanho funde-se a 231 ºC; o chumbo, a 327 ºC; o ferro, a 1536 ºC. Podemos derreter (fundir) primeiro o estanho, depois o chumbo e, por último, o ferro. Cada elemento, ao derreter-se, é separado dos demais.

Esse processo também é utilizado para separar enxofre e areia no processo de obtenção de enxofre de depósitos subterrâneos. Esse processo é denominado de Frasch.

Existem misturas que não podem ser separadas pela fusão fracionada, por causa da maneira que se comportam durante o processo de fusão ou ebulição. Vejamos o porquê:

Mistura eutética: é o tipo de mistura que se comporta como uma substância pura durante a fusão, sendo assim, não pode ser separada por fusão fracionada, pois tem o ponto de fusão constante. A separação dos componentes de misturas eutéticas é feita por destilação. Exemplo: mistura de estanho e bismuto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mistura azeotrópica: ela se comporta como uma substância pura durante a ebulição, para separar seus componentes é utilizada a fusão fracionada, como acabamos de ver.

Solidificação Fracionada

Consiste na separação por aquecimento da mistura até a fusão do componente de menor ponto de fusão (P.F.).

Você percebeu como é importante conhecer as propriedades físicas de uma substância? Os pontos de ebulição e de fusão são importantes para separar compostos. O ponto de solidificação também é útil para separar os componentes de uma mistura.

A solidificação fracionada pode, por exemplo, ser usada para separar a parafina dos outros resíduos do petróleo. Nesse caso, a mistura é resfriada até o ponto de solidificação da parafina. Assim, endurecida, a parafina é retirada da mistura.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Fusão fracionada e solidificação fracionada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/fusao-fracionada-solidificacao-fracionada-1.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Coagulação e Floculação

Conheça a técnica de coagulação e floculação realizada em estações de tratamento de água para retirar impurezas muito pequenas.
Química

Destilação fracionada

Veja como se processa uma destilação fracionada e quais são os equipamentos utilizados.
Química

Destilação por arraste de vapor

Veja como são obtidos os chamados óleos essenciais por meio do método de separação de misturas denominado de destilação por arraste de vapor!
Química

Dissolução fracionada, filtração e decantação

Clique aqui e saiba em que tipos de misturas podemos utilizar os métodos: dissolução fracionada, filtração e decantação.
Química

Filtração a vácuo

Conheça o funcionamento e os materiais utilizados em uma filtração a vácuo.
Química

Filtração – Método de Separação de Misturas

A filtração é um método de separação de misturas heterogêneas. Veja como ela é feita e qual é a diferença entre a filtração comum e a vácuo.
Química

Forças intermoleculares e o ponto de ebulição das substâncias

Veja como identificar se uma substância possui maior ponto de ebulição que outra pela relação entre forças intermoleculares e ponto de ebulição.
Química

Ponto de Fusão e Ebulição – Propriedades Periódicas

Entenda por que o ponto de fusão e ebulição são considerados propriedades periódicas dos elementos químicos.
Química

Separação de misturas com funil de bromo

Veja como é realizada a separação de misturas com funil de bromo, processo feito em misturas heterogêneas de líquidos imiscíveis.
Química

Separação de misturas homogêneas

Separação de misturas homogêneas, destilação fracionada, destilação simples, condensador, balão de destilação, indústrias petroquímicas, derivados do petróleo, alambique.
Química