PUBLICIDADE
Na natureza não é possível encontrar todas as substâncias em seu estado puro, no entanto, mesmo quando estão misturadas elas não perdem suas características químicas, sendo assim, é possível separá-las utilizando os métodos seguintes:
Filtração: esse método consiste na passagem da mistura por superfície porosa, no caso um filtro, que retém a parte sólida e deixa passar a parte líquida. Existem vários tipos de filtros: de algodão, de papel, de porcelana, etc. A água para ser considerada potável tem que passar pelas velas dos filtros, que retêm os micro-organismos causadores de doenças. Outro exemplo é quando utilizamos filtros de papel para o preparo do cafezinho.
Decantação: nesse processo separa-se um líquido misturado a outro. As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Isso pode ser percebido numa mistura de água com areia ou barro, por exemplo. Você mesmo pode fazer essa experiência, sem dificuldade. Depois que a parte sólida se depositou no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida em outro recipiente, separando-as.
Separação Magnética: É um método utilizado para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais pela força de atração do ímã. Uma mistura de limalha (pó) de ferro com outra substância, pó de enxofre, por exemplo, pode ser separada com o emprego de um ímã. Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.
Ventilação: Você conhece a máquina de beneficiar arroz? Ela separa a casca do grão como se estivesse soprando. A casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a corrente de ar. Ventilação é o método de separação de substância sólida, de densidade diferente ao meio que está imersa, através de uma corrente de ar.
Tamisação: Ao preparar o bolo, as quitandeiras costumam peneirar a farinha e o fermento. Desse modo, separa-se a farinha boa da que está empelotada. A parte mais fina (a boa farinha) passa pelas malhas da peneira e os carocinhos ficam retidos. Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises, por isso, o processo de separar misturas por meios de peneiras chama-se de tamisação.
Por Líria Alves
Graduada em Química