Topo
pesquisar

Sedimentação fracionada ou flotação

Química

Graças ao princípio da densidade, misturas heterogêneas podem ser separadas pelo método denominado de sedimentação fracionada ou flotação.
A sedimentação fracionada pode ser empregada para separar a mistura areia e serragem
A sedimentação fracionada pode ser empregada para separar a mistura areia e serragem
PUBLICIDADE

A sedimentação fracionada, também conhecida como flotação, é um método de separação de misturas heterogêneas que utiliza a diferença de densidade entre os materiais como princípio básico para realizar a separação. Para que esse método seja utilizado, os seguintes critérios devem ser obedecidos:

  • A mistura a ser separada deve ser heterogênea;

  • Os componentes da mistura devem ser sólidos (areia e serragem, por exemplo) ou, então, ser um sólido e um líquido (areia e óleo, por exemplo);

  • É necessária a utilização de um líquido que não dissolva nenhum dos componentes presentes na mistura;

  • O líquido que será adicionado à mistura deve apresentar uma densidade intermediária (mais denso que um e menos denso que o outro) em relação aos demais componentes.

O princípio do método da sedimentação fracionada consiste na adição de um líquido a uma certa mistura heterogênea que não dissolve nenhum dos componentes da mistura. Após a adição desse líquido, que deve conter obrigatoriamente uma densidade intermediária, o componente menos denso da mistura flutua e o componente mais denso desloca-se para o fundo do recipiente.

Se tivermos uma mistura de areia e serragem, por exemplo, ao adicionarmos água, nenhum dos dois componentes da mistura será dissolvido (flotação). Como a serragem é menos densa que a água, ela flutuará, e a areia será deslocada para o fundo do recipiente (ela é mais densa que a água). Para finalizar a separação dos componentes dessa mistura, deverão ser realizadas na sequência uma peneiração (para retirar a serragem) e uma filtração (para separar a areia da água).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se a mistura for composta por areia e óleo, por exemplo, com a adição de água, a areia deslocar-se-á para o fundo do recipiente por ser mais densa que a água, e o óleo flutuará, já que é menos denso. O resultado desse procedimento pode ser conferido na imagem a seguir:

Flotação da mistura areia e óleo
Flotação da mistura areia e óleo

Para completar a flotação realizada na mistura óleo e areia, é necessário transferir a parte com água e óleo para um funil de bromo (para separar o óleo da água) por meio de uma pipeta. Em seguida, basta realizar uma filtração com o resto da água misturada com a areia para separá-las.

Como visto, o método da sedimentação fracionada por si só não realiza a separação por completo de nenhum dos componentes de uma mistura. Sempre que esse método for escolhido, deverá ser complementado com um ou mais métodos de separação para que todos os componentes sejam devidamente separados.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Sedimentação fracionada ou flotação"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sedimentacao-fracionada-ou-flotacao.htm>. Acesso em 18 de marco de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola