O que é ácido forte?

O que é?

Ácidos fortes são substâncias que, quando adicionadas à água, são capazes de produzir, por meio de ionização, cátion hidrônio e um ânion qualquer.
PUBLICIDADE

Os ácidos fortes são aqueles ácidos que se ionizam muito. Ácido é toda substância que, segundo Arrhenius, ao sofrer ionização, produz uma grande quantidade de íons. O cátion produzido é sempre o hidrônio [H+ ou H3O+].

Para definirmos se um ácido é forte, necessitamos de um dos parâmetros a seguir:

Por convenção, um ácido é considerado forte quando o seu grau de ionização é maior ou igual a 50%. Isso significa que, a cada 100 moléculas de um ácido considerado forte adicionadas em água, pelo menos 50 delas devem ser ionizadas.

Para calcular o grau de ionização, basta dividir a quantidade de partículas ionizadas pelo número de partículas dissolvidas:

Exemplo - Ao adicionar 80 partículas de um ácido à água, 60 delas são ionizadas. Qual é o grau de ionização desse ácido?

Vamos adicionar os valores na expressão:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para encontrar esse valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. Assim, o grau de ionização desse ácido é de 75%, ou seja, trata-se de um ácido forte.

Quando o resultado da subtração entre o número de oxigênios e o número de hidrogênios ionizáveis, presentes na molécula do ácido, for igual ou maior que 2, o ácido será classificado como forte.

Exemplo: H4P2O7

x = nº de oxigênios – nº de hidrogênios ionizáveis

X = 7 – 4

x = 3

Como x é maior que 2, logo, trata-se de um ácido forte.

  • Hidrácidos (ácidos sem oxigênio)

Os únicos hidrácidos que são considerados ácidos fortes são o ácido clorídrico (HCl), o ácido bromídrico (HBr) e ácido iodídrico (Hl).

Influência de um ácido forte no pH de uma solução

Como um ácido forte produz muitos íons H+ no meio, a concentração desses cátions na solução é alta, o que leva, consequentemente, a um pH baixo.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Os ácidos nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4) são exemplos de ácidos fortes.
Os ácidos nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4) são exemplos de ácidos fortes.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é ácido forte?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-acido-forte.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que é a chuva ácida, suas causas e consequências.
Clique e aprenda o que é constante de hidrólise, quais são os fatores que a determinam e como a sua expressão é construída.
Entenda o que são sais inorgânicos, quais são as suas características físicas e químicas e como podem ser classificados e nomeados.
Conheça as características, a nomenclatura, as reações e as aplicações dos compostos oxigenados denominados de ácidos carboxílicos!
Entenda o que é pH, a importância desse termo, as fórmulas utilizadas para determiná-lo e exemplos de aplicações dessas fórmulas.
Ácidos componentes deste problema ambiental.
Conheça os ácidos carboxílicos. Aprenda quais são suas características, como se dá sua nomenclatura e quais deles estão presentes no cotidiano.
Entenda o conceito de pH e aprenda a utilizá-lo para classificar um determinado meio.
Entenda melhor o que é chuva ácida, como se forma e como ocorre. Saiba também quais são as principais consequências desse fenômeno para o meio ambiente.
Lista de exercícios sobre o grupo funcional dos ácidos carboxílicos.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Chuva ácida e veja a resolução comentada.