Whatsapp

O que é constante de hidrólise?

O que é?

O que é constante de hidrólise? Trata-se da constante de um equilíbrio químico que envolve a hidrólise de íons provenientes da água e do sal.
PUBLICIDADE

A constante de hidrólise (Kh) refere-se a um equilíbrio químico estabelecido a partir da hidrólise de um sal (reação química que envolve um sal solúvel e a água).

Como a constante de qualquer outro equilíbrio, a expressão da constante de hidrólise é construída a partir do produto das concentrações dos produtos dividido pelo produto das concentrações dos reagentes, da seguinte forma:

Kh = [produtos]
         [reagentes]

O trabalho com a constante de hidrólise envolve o conhecimento de três importantes fenômenos:

 

Dissociação dos sais

Quando um sal solúvel é adicionado à água, ele se dissocia e libera cátion diferente do hidrônio (H+) e ânion diferente da hidroxila (OH-). 

Para relembrar quando um sal é solúvel ou não em água, clique aqui e estude a tabela de solubilidade dos sais.

 

Ionização da água

A água é uma substância que naturalmente sofre o fenômeno da autoionização, ou seja, produz um cátion hidrônio e um ânion hidroxila.


Equação de ionização da água

Hidrólise de um sal

Como um sal solúvel libera íons na água e esta sofre ionização, produzindo íons no meio, pode ocorrer a reação (hidrólise) entre os íons do sal e os íons da água. Quando essa reação ocorre, as possíveis interações são:

  • Cátion do sal com o ânion da água (formação de uma base);
  • Ânion do sal com o cátion da água (formação de um sal);

As interações acima ocorrerão apenas se a base ou o ácido formado for fraco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja um exemplo da hidrólise de um sal:

→ Hidrólise do hipoclorito de amônio (NH4ClO)

 

Quando o hipoclorito de amônio é adicionado à água, dissolve-se e dissocia-se, liberando os íons cátion amônio (NH4+) e o ânion hipoclorito (ClO-):


Equação que mostra os íons liberados na dissociação do hipoclorito de amônio

Como a água, ao sofrer ionização, produz H+ e OH-, temos na solução dois cátions e dois ânions, os quais podem reagir. O cátion NH4+ só reage com o ânion OH- porque forma uma base fraca (NH4OH). O ânion ClO- só reage com o cátion H+ porque forma um ácido fraco (HClO).


Equação do equilíbrio de hidrólise do hipoclorito de amônio

Construção da expressão da constante de hidrólise

A construção da constante de hidrólise de um sal depende exclusivamente da equação de hidrólise desse sal. A hidrólise do hipoclorito de amônio, por exemplo, trabalhada no item anterior, gerou a seguinte equação:


Equação do equilíbrio de hidrólise do hipoclorito de amônio

Como a construção da expressão da constante de hidrólise leva em conta produtos e reagentes, a expressão da constante seria:

Kh = [HClO].[NH4OH]
    [ClO-].[NH4+]

 

OBS.: A água não participa da equação por ser um reagente líquido e também por ser o meio fundamental para a ocorrência da hidrólise, ou seja, ela é constante.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Esquema que representa a dissociação do cloreto de sódio em água
Esquema que representa a dissociação do cloreto de sódio em água

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que é constante de hidrólise?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-constante-hidrolise.htm. Acesso em 21 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Entenda o que é Kp, a constante do equilíbrio em termos de pressão, e saiba como obtê-la utilizando obrigatoriamente as pressões parciais de todos os gases presentes em um equilíbrio químico, que podem estar em atmosferas (atm) ou em milímetros de mercúrio (mmHg). Clique aqui e descubra mais sobre esse assunto!
Clique neste link e conheça todos os critérios utilizados para definir um ácido forte. A classificação pode ser feita a partir da quantidade de íons produzidos por esses compostos quando adicionados à água ou por meio da simples análise da fórmula molecular do ácido.
Conheça a diferença entre os equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos, além de aprender a escrever as constantes Kc e Kp.
Neste texto você compreenderá o que é o produto iônico da água, qual o seu valor em diferentes temperaturas e por que a condutividade elétrica da água é tão baixa.
A constante do equilíbrio químico será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso.
Teste seus conhecimentos e aprenda mais com esta lista de exercícios resolvidos sobre equilíbrios químicos. Por meio deste material, você poderá entender melhor como trabalhar constantes do equilíbrio (Kp, Kc e Ki), deslocamento do equilíbrio, pH e pOH, bem como equilíbrio nas chamadas soluções-tampão.
Preparo de soluções básicas através da hidrólise de um sal.
Obtenção de soluções ácidas.
Clique neste link e tenha acesso a um material com resoluções completas de alguns exercícios sobre equilíbrio químico das últimas edições do Enem. Para acompanhar a solução desses exercícios, é interessante relembrar assuntos como força de ácidos e bases, hidrólise salina, pH e deslocamento de equilíbrio.
Clique aqui e saiba mais sobre a hidrólise salina, reação resultante da dissociação de sais, e teste seus conhecimentos com alguns exercícios sobre o tema!