PUBLICIDADE
A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.
SO2 e NO2 passam a ser então componentes de nossa atmosfera. E assim surge o problema: esses gases, combinados com o hidrogênio presente na atmosfera (vapor de água), dão origem às chuvas carregadas de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Como se vê, a presença destes ácidos é que torna a chuva acidificada.
As chuvas ácidas ao caírem na superfície causam grande impacto ambiental, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras. E mais, causam prejuízos não só no campo, mas também nas cidades: corroem estruturas metálicas, monumentos históricos (estátuas) e edificações.
Vamos saber um pouco mais sobre a ação desses ácidos:
Tópicos deste artigo
→ Ácido sulfúrico (H2SO4)
Esse ácido consegue destruir papel, tecidos de algodão, madeira, açúcar e outros materiais devido à sua ação energética (desidratante). Imagine os estragos que proporciona quando presente na chuva?
O ácido sulfúrico tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos. As chuvas formadas em ambiente poluído com dióxido de enxofre contêm H2SO4, que causa grande impacto destrutivo, devido à propriedade de corroer plantas, metais e até mesmo pedras, como o mármore por exemplo.
→ Ácido nítrico (HNO3)
As chuvas ácidas produzidas em ambientes poluídos com óxido de nitrogênio (NO) contém em sua composição o ácido HNO3.
O ácido nítrico é tóxico e, assim como o ácido sulfúrico, é corrosivo e causa vários danos à natureza.
Mapa Mental: Chuva Ácida
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Por Líria Alves
Graduada em Química