Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH.
A carboxila é o grupo funcional de todo ácido carboxílico
O termo ácido carboxílico é utilizado para designar uma função orgânica oxigenada, isto é, que possui um átomo de oxigênio em sua estrutura. Os compostos pertencentes a esse grupo apresentam capacidade corrosiva e sabor azedo, pois são ácidos.
Características dos ácidos carboxílicos
-
De forma geral, são solúveis em solventes orgânicos;
-
Os únicos ácidos carboxílicos que são solúveis em água são aqueles que possuem até quatro átomos de carbono em sua estrutura;
-
Em geral, os ácidos carboxílicos são mais densos que a água, com exceção dos ácidos com um ou dois átomos de carbono;
-
Os ácidos carboxílicos que apresentam até nove carbonos são líquidos em temperatura ambiente;
-
No estado sólido, são esbranquiçados e com aspecto ceroso (de cera);
-
No estado líquido, são incolores;
-
Como apresentam a carboxila, eles são capazes de estabelecer ligações de hidrogênio;
-
Seus compostos são polares;
-
Em geral, são inodoros, com exceção dos ácidos com até três carbonos, que possuem cheiro irritante, e aqueles com até seis carbonos, que possuem cheiro repugnante;
Regra de nomenclatura para os ácidos carboxílicos
Para realizar a nomenclatura de um ácido carboxílico, a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) determina a seguinte regra:
Ácido
+
prefixo (referente ao número de carbonos da cadeia)
+
infixo (referente ao tipo de ligações entre os átomos de carbono)
+
oico
Veja alguns exemplos:
Esse ácido apresenta uma cadeia com seis átomos de carbono (prefixo hex), apenas ligações simples (infixo an) e uma carboxila (oico), por isso, seu nome é ácido hexanoico.
Como esse ácido é ramificado, a cadeia principal é a que possui o maior número de carbonos e a carboxila. Nesse composto, a cadeia principal possui cinco átomos de carbono (prefixo pent), apenas ligações simples entre os átomos de carbono (infixo an) e uma carboxila (oico), por isso, seu nome é ácido 3-metil-pentanoico.
OBS.: A numeração da cadeia principal sempre deve ser iniciada a partir do carbono da carboxila.
Esse ácido apresenta uma cadeia com quatro átomos de carbono (prefixo but), apenas ligações simples entre os átomos de carbono (infixo an) e duas carboxilas (dioico), por isso, seu nome é ácido butanodioico.
OBS.: Entre o infixo e o “dioico”, foi acrescentada uma vogal de ligação.
Reações químicas com ácidos carboxílicos
a) Reação de esterificação
É uma reação química em que um ácido carboxílico reage com um álcool e forma um éster e água, como demonstra a equação a seguir:
b) Reação de salificação
É uma reação química em que um ácido carboxílico reage com uma base inorgânica e forma um sal de ácido carboxílico e água, como demonstra a equação a seguir:
c) Reação de eliminação
Nessa reação, duas moléculas de ácido carboxílico são desidratadas, o que resulta em um anidrido e água, como demonstra a equação a seguir:
d) Redução de ácidos carboxílicos
Nessa reação, um ácido carboxílico é submetido a um meio que possui gás hidrogênio (H2) e níquel sólido, o que resulta na formação de um álcool, como demonstra a equação a seguir:
Aplicações dos ácidos carboxílicos
-
Produção de ésteres orgânicos;
-
Produção de sais de ácidos carboxílicos;
-
Preparação de perfumes;
-
Produção do vinagre;
-
Produção da seda artificial;
-
Produção de desinfetantes;
-
Tingimento de tecidos.
Por Me. Diogo Lopes Dias