Whatsapp

O que são ácidos carboxílicos?

O que é?

O que são ácidos carboxílicos? Trata-se de compostos que possuem a carboxila como grupo funcional e apresentam diversas aplicações industriais e laboratoriais.
PUBLICIDADE

Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com oxigênio e uma ligação simples com um grupo OH.

A carboxila é o grupo funcional de todo ácido carboxílico
A carboxila é o grupo funcional de todo ácido carboxílico

O termo ácido carboxílico é utilizado para designar uma função orgânica oxigenada, isto é, que possui um átomo de oxigênio em sua estrutura. Os compostos pertencentes a esse grupo apresentam capacidade corrosiva e sabor azedo, pois são ácidos.

Características dos ácidos carboxílicos

  • De forma geral, são solúveis em solventes orgânicos;

  • Os únicos ácidos carboxílicos que são solúveis em água são aqueles que possuem até quatro átomos de carbono em sua estrutura;

  • Em geral, os ácidos carboxílicos são mais densos que a água, com exceção dos ácidos com um ou dois átomos de carbono;

  • Os ácidos carboxílicos que apresentam até nove carbonos são líquidos em temperatura ambiente;

  • No estado sólido, são esbranquiçados e com aspecto ceroso (de cera);

  • No estado líquido, são incolores;

  • Como apresentam a carboxila, eles são capazes de estabelecer ligações de hidrogênio;

  • Seus compostos são polares;

  • Em geral, são inodoros, com exceção dos ácidos com até três carbonos, que possuem cheiro irritante, e aqueles com até seis carbonos, que possuem cheiro repugnante;

Regra de nomenclatura para os ácidos carboxílicos

Para realizar a nomenclatura de um ácido carboxílico, a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) determina a seguinte regra:

Ácido

+

prefixo (referente ao número de carbonos da cadeia)

+

infixo (referente ao tipo de ligações entre os átomos de carbono)

+

oico

Veja alguns exemplos:

  • Ácido carboxílico com seis átomos de carbono

Esse ácido apresenta uma cadeia com seis átomos de carbono (prefixo hex), apenas ligações simples (infixo an) e uma carboxila (oico), por isso, seu nome é ácido hexanoico.

  • Ácido carboxílico com sete átomos de carbono

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como esse ácido é ramificado, a cadeia principal é a que possui o maior número de carbonos e a carboxila. Nesse composto, a cadeia principal possui cinco átomos de carbono (prefixo pent), apenas ligações simples entre os átomos de carbono (infixo an) e uma carboxila (oico), por isso, seu nome é ácido 3-metil-pentanoico.

OBS.: A numeração da cadeia principal sempre deve ser iniciada a partir do carbono da carboxila.

  • Ácido carboxílico com duas carboxilas

Esse ácido apresenta uma cadeia com quatro átomos de carbono (prefixo but), apenas ligações simples entre os átomos de carbono (infixo an) e duas carboxilas (dioico), por isso, seu nome é ácido butanodioico.

OBS.: Entre o infixo e o “dioico”, foi acrescentada uma vogal de ligação.

Reações químicas com ácidos carboxílicos

a) Reação de esterificação

É uma reação química em que um ácido carboxílico reage com um álcool e forma um éster e água, como demonstra a equação a seguir:

b) Reação de salificação

É uma reação química em que um ácido carboxílico reage com uma base inorgânica e forma um sal de ácido carboxílico e água, como demonstra a equação a seguir:

c) Reação de eliminação

Nessa reação, duas moléculas de ácido carboxílico são desidratadas, o que resulta em um anidrido e água, como demonstra a equação a seguir:

d) Redução de ácidos carboxílicos

Nessa reação, um ácido carboxílico é submetido a um meio que possui gás hidrogênio (H2) e níquel sólido, o que resulta na formação de um álcool, como demonstra a equação a seguir:

Aplicações dos ácidos carboxílicos

  • Produção de ésteres orgânicos;

  • Produção de sais de ácidos carboxílicos;

  • Preparação de perfumes;

  • Produção do vinagre;

  • Produção da seda artificial;

  • Produção de desinfetantes;

  • Tingimento de tecidos.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O principal componente do vinagre é um ácido carboxílico
O principal componente do vinagre é um ácido carboxílico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que são ácidos carboxílicos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-acidos-carboxilicos.htm. Acesso em 01 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que são as amidas e aprenda as características e a regra de nomenclatura desse importante grupo de funções nitrogenadas.
Descubra o que é reação de polimerização e conheça as formas de ocorrência desse fenômeno químico.
Clique e aprenda o que é o aminoácido e conheça a importância, os principais tipos e a forma de obtenção dessa substância orgânica.
Aprenda o que é um nitrocomposto e entenda a reação de substituição que pode dar origem a esse composto a partir de alcanos ou aromáticos juntamente com o ácido nítrico, bem como a regra de nomenclatura, propriedades e as principais utilizações desses compostos orgânicos.
Clique neste link e conheça todos os critérios utilizados para definir um ácido forte. A classificação pode ser feita a partir da quantidade de íons produzidos por esses compostos quando adicionados à água ou por meio da simples análise da fórmula molecular do ácido.
Entenda o que é uma reação de transesterificação, meio pelo qual se obtém atualmente o biodiesel, um dos principais biocombustíveis usados no Brasil.
Passo a passo da nomenclatura dos ácidos carboxílicos de cadeias normais, ramificadas, saturadas e insaturadas, de acordo com as regras da IUPAC.
Conheça os ácidos carboxílicos. Aprenda quais são suas características, como se dá sua nomenclatura e quais deles estão presentes no cotidiano.
Aprenda a nomear os hidrocarbonetos ramificados.
Grupo funcional carboxila, ácidos carboxílicos, ácido etanóico, ácido acético, vinagre, ácido metanóico, ácido fórmico, ácido benzóico, fungicida, ácidos carboxílicos de baixa massa molecular.
Resolva exercícios sobre os ácidos carboxílicos do cotidiano, como ácidos presentes no vinagre, na picada da formiga, em drogas, entre outros.
Exercícios com resolução sobre a nomenclatura dos ácidos carboxílicos segundo as regras da IUPAC.
Lista de exercícios sobre o grupo funcional dos ácidos carboxílicos.