A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos.
A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis, o ser humano vem lançando uma grande quantidade de gases poluentes, como alguns óxidos.
Os óxidos são compostos inorgânicos binários que têm o oxigênio como elemento mais eletronegativo. Entre eles, temos uma classe que são os óxidos ácidos, chamados assim porque reagem com a água, gerando ácidos, e também reagem com bases, formando água e sal.
Os principais óxidos ácidos lançados na atmosfera e que reagem com a água das chuvas, produzindo as chuvas ácidas, são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2).
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e os óxidos de hidrogênio (N2O, NO e NO2) são os que, uma vez na atmosfera, reagem com as águas das chuvas, tornando-as ácidas.
Para que a água da chuva seja considerada ácida, é preciso que seu pH seja menor que 4,5.
As chuvas ácidas provocam muitos estragos, tanto no meio ambiente, a exemplo da alteração química dos solos, quanto no meio humano, destruindo estruturas como pontes, entre outros danos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como se forma a chuva ácida?
A poluição atmosférica, intensificada pelas atividades humanas, causa a chuva ácida. Nesse sentido, a queima de combustíveis fósseis é o principal meio de lançamento de gases poluentes na atmosfera, como alguns óxidos. Alguns destes, uma vez na atmosfera, reagem com a água das chuvas, sendo o caso dos de óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2). Por meio dessa reação, formam-se as chuvas ácidas.
Os maiores vilões são os óxidos de enxofre, pois, conforme as equações químicas a seguir mostram, eles reagem com a água e formam o ácido sulfúrico, o mesmo ácido usado em baterias de automóveis e que é um ácido muito forte:
Os óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido nitroso (HNO2), que, ao longo do tempo, podem causar certo impacto ambiental.
N2(g) + 2 O2(g) → 2 NO2(g)
NO2(g) + H2O(l) → HNO2(aq) + HNO3(aq)
Qual a definição de chuva ácida?
Esse termo “chuva ácida” foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith ao descrever a precipitação ácida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no início da Revolução Industrial.
Na verdade, toda chuva é ácida, pois o pH de suas águas fica naturalmente abaixo de 7, principalmente por volta de 5,6, tendo em vista a presença normal de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que reage com a água e gera o ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco. No entanto, tecnicamente é chamada de chuva ácida toda chuva que adquire pH menor que 4,5.
O que a chuva ácida pode provocar ao ambiente e aos seres vivos?
A preocupação relacionada com a ocorrência das chuvas ácidas ocorre porque ela causa vários estragos ambientais, trazendo problemas:
para as plantas, destruindo folhas e galhos das árvores;
para o solo, provocando a sua alteração química;
para as águas de rios e lagos, levando à morte de peixes, contaminando também as águas subterrâneas;
para os seres humanos, estando relacionada com o surgimento de doenças respiratórias.
Além desse estrago ambiental, as chuvas ácidas reagem com carbonatos, como o mármore (calcário – carbonato de cálcio – CaCO3) que compõe as estátuas, monumentos históricos e muitos materiais usados na construção civil, que são, com o tempo, degradados. Reagem também com metais, destruindo estruturas metálicas de prédios e pontes.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Professora de Química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas.
"O que é chuva ácida?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-chuva-acida.htm. Acesso em 18 de dezembro
de 2024.