Whatsapp

Solubilidade dos sais

Química

O estudo da solubilidade dos sais determina se um sal se dissolverá ou não em água. Assim, um sal pode ser classificado em solúvel ou praticamente insolúvel.
PUBLICIDADE

A solubilidade dos sais está relacionada com a capacidade de dissolução na água que esses compostos apresentam. Sempre que nos reportarmos à solubilidade de um sal, o solvente empregado será a água.

Denomina-se sal o composto que em água sofre o fenômeno da dissociação, liberando um cátion diferente do hidrônio (H3O+) e um ânion diferente da hidroxila (OH-). Veja a dissociação do NaCl em água:

NaCl(aq) → Na+(aq) + Cl-(aq)

Em relação à solubilidade, podemos classificar os sais em dois grandes grupos:

  • Sal solúvel (sal que apresenta boa solubilidade em água);

  • Sal praticamente insolúvel (sal que se dissolve em quantidade extremamente desprezível em água, mas ocorre algum tipo de dissolução, por menor que seja).

Para determinar a solubilidade dos sais em água, basta conhecer o ânion presente no sal. Veja as regras que se dirigem aos tipos de ânions:

  • Nitrato (NO3-) e Nitrito (NO2-): todo sal que apresenta esses ânions são solúveis;

  • Carbonato (CO3-2), Fosfato (PO4-3) e Sulfeto (S-2): solúvel apenas com elementos da família IA e com o NH4+;

  • Halogenetos (F-, Cl-, Br-, I-): com os cátions Ag+ Cu+,, Hg2+2 e Pb+2, são insolúveis;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Acetato (H3C2O2-): com os cátions Ag+ e Hg2+2é insolúvel;

  • Sulfato (SO4-2): com os cátions Ag+, metais alcalinoterrosos (IIA, com exceção do magnésio), Hg2+2 e Pb+2, é insolúvel;

  • Qualquer outro ânion: solúvel apenas com elementos da família IA e com o NH4+.

Veja alguns exemplos de determinação da solubilidade dos sais:

1º) NH4Br

Esse sal possui um halogeneto (Br) acompanhado do grupo NH4+. Por essa razão, trata-se de um sal solúvel, já que o halogeneto só forma sal praticamente insolúveis com os grupos Ag+, Cu+,, Hg2+2 e Pb+2.

2º) (NH4)3PO4

Esse sal possui um fosfato(PO4-3) acompanhado do grupo NH4+. Por essa razão, trata-se de um sal solúvel, já que o fosfato só forma sal solúvel com os grupos NH4 + e metais alcalinos (IA).

3º) Na2SO4

Esse sal possui um sulfato (SO4-2) acompanhado do grupo Na+ (metal alcalino). Por essa razão, trata-se de de um sal solúvel, já que o sulfato só forma sal insolúvel com os grupos NH4 +, cátions Ag+, metais alcalinoterrosos (IIA, com exceção do magnésio), Hg2+2 e Pb+2.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O cloreto de sódio é um sal solúvel que pode ser encontrado dissolvido na água do mar
O cloreto de sódio é um sal solúvel que pode ser encontrado dissolvido na água do mar

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Solubilidade dos sais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-dos-sais.htm. Acesso em 08 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UEPB) Na adição de hidróxido de bário a uma solução de ácido sulfúrico, forma-se um sal insolúvel. Assinale a alternativa que corresponde a esse sal.

a) BaSO3

b) BaS

c) BaSO4

d) BaSO2

e) Ba2SO4

Questão 2

Sobre os sais inorgânicos fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] e cloreto de sódio (NaCl), encontrados no organismo humano, assinale o que for correto.

a) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais insolúveis em água.

b) Fosfato de cálcio é solúvel em água, e o cloreto de sódio é praticamente insolúvel em água.

c) Fosfato de cálcio é praticamente insolúvel em água, e o cloreto de sódio é solúvel em água.

d) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais praticamente insolúveis em água.

e) Fosfato de cálcio e cloreto de sódio são sais solúveis em água.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Como distinguir um sal pela natureza de seus íons?
Confira a definição das principais funções inorgânicas existentes, bem como exemplos e equações referentes a elas.
Nomenclatura dos sais, classificação dos sais, nome do ânion, nome do cátion, sulfato de ferro, sulfato ferroso, nitrato de prata, cloreto de potássio, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, nitrato de prata, sulfato de cobre, carbonato de cálcio.
Aprenda como são formados os produtos da reação de dupla troca entre sal e base e conheça em que situações essas reações são perceptíveis a olho nu.
Bicarbonato de sódio e cloreto de sódio são sais presentes em nosso dia a dia. Clique aqui e conheça as principais características dos sais.
Sais no cotidiano, carbonato de cálcio, cloreto de sódio, fluoreto de sódio, nitrato de potássio, nitrato de sódio, carbonato de sódio, carbonato ácido de sódio, bicarbonato de sódio, sulfito de sódio, salitre-do-chile, soda.