As olimpíadas são uma tradição muito antiga, a “versão moderna” completa 128 anos, em 2024. Mas, se forem consideradas as olimpíadas antigas, realizadas ainda na Grécia, as competições começaram 776 anos antes de Cristo e foram interrompidas em 393 depois de Cristo.
Por isso, muitas curiosidades habitam o histórico das olimpíadas. Confira alguns dos fatos mais curiosos relacionados às Olimpíadas:
Participação feminina
Na primeira edição das Olimpíadas, a participação das mulheres não foi permitida. Isso aconteceu em 1896, na cidade de Atenas. Mas, 4 anos depois, foram registradas às primeiras mulheres nos eventos olímpicos.
Somente em 2012, todas as delegações olímpicas enviaram atletas mulheres. Esta edição de 2024 é a primeira em que o número de participantes homens e mulheres é igual.
O recordista de medalhas
Michael Phelps é o atleta com mais medalhas olímpicas da história, são 28. Atrás dele, vem três ginastas da época da União Soviética, com respectivamente 18, 15 e 13 medalhas.
História e significado dos anéis
Os anéis olímpicos representam a união entre as nações. O uso deste símbolo como uma das principais representações olímpicas começou em 1913, após as olimpíadas de Estocolmo. Essa imagem foi criada pelo Barão de Courbetin, criador dos jogos olímpicos.
Cada cor representa um continente sendo:
-
azul, a Europa;
-
amarelo, a Ásia;
-
preto, a África;
-
verde, a Oceania; e
-
vermelho, as Américas.
Os primeiros brasileiros
O Comitê Olímpico Brasileiro foi criado em 1914, mas, devido à Primeira Guerra Mundial, as primeiras participações olímpicas de brasileiros aconteceram em 1920. As primeiras medalhas vieram já nessa participação, com Guilherme Paraense, Afrânio da Costa e outros participantes da competição de tiro.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A primeira participação feminina do Brasil foi protagonizada por Maria Lenk, em 1932, na edição feita em Los Angeles. Ela competia natação e, na sua época, quebrou dois recordes mundiais no estilo peito
Homenagem a Zeus
As Olimpíadas gregas, realizadas antes de Cristo, referendam o seu início a uma lenda do semi-deus Hércules, filho de Zeus com uma mortal. Segundo o mito, ele teria recebido a ordem de cumprir com 12 trabalhos (considerados impossíveis) e ao concluí-los criou as Olimpíadas e dedicou ao seu pai, Zeus.
Registros históricos comprovam que, antes das práticas esportivas, eram feitos sacrifícios e ritos para Zeus, entre eles, está a queima da pira olímpica, ato revivido nos jogos atuais.
Artistas nas olimpíadas
Nas edições realizadas entre 1912 e 1948, houve participações de escritores, arquitetos, pintores e músicos. Hoje, as medalhas conquistadas por eles, não constam mais no histórico de conquistas dos países.
Era necessária a realização de obras de arte inéditas e relacionadas com o esporte, inclusive, muitas obras arquitetônicas eram estádios e ginásios utilizados na própria competição. As produções eram avaliadas por jurados, que decidiam a entrega das medalhas.
Esportes que já foram olímpicos
Muitos esportes já foram olímpicos e hoje não integram mais as olimpíadas, alguns bem curiosos são:
-
Cabo de guerra
-
Críquete
-
Tiro ao pombo
-
Motonáutica
-
Duelo com pistolas
Conheça mais sobre o breaking, a nova modalidade olímpica
Por Tiago Vechi
Jornalista