Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Volume do prisma

O volume do prisma é obtido pelo produto da área de uma de suas bases por sua altura, operação garantida pelo princípio de Cavalieri.

O volume do prisma reto-retângulo é dado pelo produto da área da base pela altura
O volume do prisma reto-retângulo é dado pelo produto da área da base pela altura
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os prismas são sólidos geométricos cujas faces laterais são paralelogramos que possuem duas bases poligonais congruentes e paralelas. O volume dos prismas é uma forma de mensurar a quantidade de espaço ocupada por eles a partir de algumas de suas medidas. O volume também é conhecido como capacidade.

A fórmula usada para calcular o volume dos prismas é a seguinte:

V = AB·h

 

Em que:

V = volume do prisma
AB = área da base do prisma
h = altura

A área total das bases é o dobro da área de uma das bases do prisma. Essas bases, como dito anteriormente, são polígonos. Quando esses polígonos forem triangulares ou quadriláteros, será fácil calcular a área. Entretanto, caso sejam outro polígono, o problema em questão deverá propor alguma fórmula ou forma alternativa para que essa área seja calculada.

A estratégia usada para mostrar que a fórmula V = AB·h vale para todo prisma depende do princípio de Cavalieri. De acordo com esse princípio, independentemente do formato da base de um prisma A, sempre existirá um bloco retangular cuja área da base será igual à área da base do prisma A. Sendo assim, se os dois possuírem a mesma altura, terão o mesmo volume. Logo, a fórmula para o cálculo do volume de ambos é a mesma.

Confira a seguir exemplos de cálculo de área de alguns prismas.

Tópicos deste artigo

Exemplos

1º exemplo – Um bloco retangular possui 15 cm de largura, 10 cm de comprimento e 45 cm de altura. Qual é o volume desse bloco retangular?

Solução: O bloco retangular é um prisma reto cuja base é um retângulo. A largura e o comprimento de um prisma são as dimensões de sua base. Dessa maneira, a base desse prisma é um retângulo cuja “altura” e “base” medem 10 cm e 15 cm, respectivamente. Assim, a área da base AB será:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

AB = 15·10 = 150 cm2

A partir disso, o volume do prisma será calculado da seguinte forma:

V = AB·h

V = 150·45

V = 6750 cm3

Portanto, o volume desse prisma é de 6750 cm3.

2º exemplo – Calcule o volume de um prisma cuja base é um triângulo equilátero com 18 cm de lado e 30 cm de altura.

Solução: Para calcular a área da base, é necessário calcular a área do triângulo equilátero e multiplicar pela altura do prisma. A área desse triângulo pode ser calculada pela fórmula a seguir. Essa fórmula também pode ser encontrada com mais detalhes e exemplos no texto: Área de um triângulo equilátero.

AB = l2·√3
       4

AB = 182·√3
        4

AB = 324·1,73
       4

AB = 560,52
       4

AB = 140,13 cm2

Assim, a área do prisma será:

V = AB·h

V = 140,13·30

V = 4203,9 cm3

3º exemplo – Calcule o volume do prisma abaixo sabendo que suas bases são regulares.

Prisma de base hexagonal

Solução: Na imagem abaixo, observe a divisão do hexágono regular feita por meio de suas diagonais. Dessa maneira, é possível dividir o hexágono em 6 triângulos equiláteros, cujo lado corresponde a 20 cm. Assim, a área da base desse prisma será igual a 6 vezes a área da do triângulo equilátero de lado 20 cm.

Hexágono dividido em triângulos equiláteros

AB = 6·202·√3
          4

AB = 6·400·1,73
         4

AB = 6·692
          4

AB = 6·173

AB = 1038 cm2

Assim, é possível calcular o volume:

V = AB·h

V = 1038·50

V = 51900 cm3


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Volume do prisma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/volume-prisma.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Qual é o volume do prisma da imagem a seguir, sabendo que ele é um prisma reto e sua base é quadrada?

a) 5760 cm3

b) 5000 cm3

c) 2500 cm3

d) 1080 cm3

e) 480 cm3

Exercício 2

Qual o volume de um prisma reto de base hexagonal, sabendo que a base é um polígono regular cujo lado mede 2 centímetros e cujo apótema mede aproximadamente 1,73 centímetros, e que a altura desse prisma é de 25 centímetros.

a) 10,38 cm3

b) 259,5 cm3

c) 129,7 cm3

d) 20,76 cm3

e) 40,86 cm3

Artigos Relacionados


Calculando a área do triângulo utilizando os ângulos

Área do triângulo cujo valor da altura é desconhecido. Calculando a área do triângulo apenas com as medidas de dois lados e o ângulo formado por eles.
Matemática

Cilindro

Clique aqui e saiba tudo sobre o cilindro, um sólido geométrico muito presente nosso cotidiano. Aprenda suas fórmulas e saiba como utilizar cada uma delas!
Matemática

Paralelogramos

Aprenda qual é a definição de um paralelogramo e suas propriedades, bem como conheça os principais paralelogramos e as suas fórmulas para área e perímetro.
Matemática

Polígonos

Saiba o que são os polígonos e quais são seus elementos. Conheça o método de dar nome aos polígonos e como fazemos a soma dos ângulos internos e externos.
Matemática

Princípio de Cavalieri

Aprenda o que é o princípio de Cavalieri e entenda sua importância para o cálculo do volume de sólidos geométricos. Resolva também os exercícios propostos sobre o tema.
Matemática

Prisma

Saiba mais sobre o sólido geométrico conhecido como prisma e aprenda a calcular a sua área total e volume. Veja como diferenciar um prisma reto de um prisma oblíquo.
Matemática

Retas paralelas

Entenda o que são retas paralelas e quais são os seus tipos. Além disso, confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Matemática

Volume da pirâmide

Calcule o volume de uma pirâmide. Veja exemplos de como calcular o volume de pirâmides com diferentes bases. Relacione o volume da pirâmide e o do prisma.
Matemática

Volume do Paralelepípedo, do Cubo e do Cone

Você sabe como encontrar o volume do paralelepípedo, do cubo e do cone? Aprenda a calcular o volume de cada um desses sólidos.
Matemática

Volume do cilindro

Descubra as principais informações sobre volume do cilindro: qual a definição formal de cilindro e como utilizar a fórmula que determina sua capacidade volumétrica.
Matemática