Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Taiwan

A República de Taiwan é considerada parte integrante do território da China, mesmo possuindo ampla autonomia política, além de um avançado desenvolvimento econômico.

Bandeira de Taiwan.
Bandeira de Taiwan.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Taiwan é um território localizado na Ásia Oriental. Historicamente, Taiwan é considerado uma parte integrante da República Popular da China, apesar da elevada autonomia política e econômica local. A República de Taiwan foi fundada por meio do exílio de oposicionistas do governo comunista chinês.

A Geografia de Taiwan é caracterizada pelo relevo montanhoso e pelo clima tropical. O território de Taiwan é densamente povoado. A economia local é uma das mais desenvolvidas de toda a Ásia. Em Taiwan há uma ótima infraestrutura de transportes e comunicações, grande liberdade de expressão e uma cultura aberta ao multiculturalismo. A República de Taiwan é um dos quatro Tigres Asiáticos.

Confira no nosso podcast: As novas áreas de influência do século XXI

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Taiwan

  • A República de Taiwan é um território localizado na Ásia Oriental considerado uma província rebelde pela China.

  • A ocupação da ilha foi fortemente influenciada pela vinda de exilados políticos da China durante a Guerra Civil chinesa.

  • Atualmente, apesar de não ser considerado um país, Taiwan desfruta de ampla autonomia política e econômica.

  • Geograficamente, Taiwan é um território insular, fortemente marcado pela presença da umidade típica do clima tropical com influência oceânica.

  • A ilha de Taiwan é densamente povoada e possui diversas cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

  • A República de Taiwan é um dos territórios mais desenvolvidos e industrializados de todo o continente asiático.

  • A infraestrutura local é marcada pelo uso cotidiano de diversos aparatos de alta tecnologia nas áreas de transportes e comunicações.

  • A cultura de Taiwan é caracterizada pela ampla diversidade cultural e pela hospitalidade dos seus habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Taiwan é um país?

A República de Taiwan não é considerada um país, visto que carece de reconhecimento pelas principais organizações internacionais, assim como pela maior parte dos países do globo. Esse território é considerado uma província pela China, ou seja, parte integrante do território chinês, ocupada por chineses que fugiram do governo comunista local.

Mesmo carente de reconhecimento internacional, Taiwan possui uma grande autonomia em termos políticos e econômicos. A ilha também possui características culturais bastantes particulares e é considerada uma potência econômica regional. Ademais, Taiwan conta com o apoio de nações importantes em termos geopolíticos, com destaque para os Estados Unidos.

Dados gerais sobre Taiwan

  • Nome oficial: República de Taiwan.

  • Gentílico: taiwanês.

  • Extensão territorial: 35.980 quilômetros quadrados.

  • Localização: Ásia Oriental.

  • Capital: Taipé.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república semipresidencialista.

  • Idioma: mandarim.

  • Religiões: 35% — budismo, 33% — taoismo, 32% — outras.

  • População: 23.570.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 610 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,907 (muito elevado).

  • Moeda: novo dólar taiwanês.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 589 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 25.000.

  • Gini: 33%.

  • Fuso horário: UTC+8.

  • Relações exteriores: não participa como membro efetivo das principais organizações internacionais.

  • Divisão administrativa: oito regiões, sendo elas:

Hôko

Taichu

Takao

Karenko

Taito

Schinchiku

Tainan

Taihoku

História de Taiwan

O território da República de Taiwan é de ocupação muito antiga. A sua localização geográfica, em um ponto de passagem de várias comitivas comerciais, fez com que fosse realizada pelas nações diversos acordos econômicos, com destaque para portugueses, ingleses e holandeses.

A história da ilha mudou radicalmente após a Segunda Guerra Mundial, por meio da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), fato que fez com que a China anexasse a ilha de Taiwan e outras ilhas menores nas proximidades.

Após a Guerra Civil Chinesa, que durou boa parte da primeira metade do século XX, Taiwan serviu de refúgio para os combatentes da chamada República da China, que perdeu a guerra civil para os comunistas, que fundaram no continente a República Popular da China. Sendo assim, Taiwan é historicamente um berço da resistência chinesa em oposição ao governo comunista sediado em Pequim. Desde então, Taiwan segue como um território dependente da China, mas com ampla autonomia política, econômica e social.

Vista de área urbana de Taiwan
A República de Taiwan é um dos territórios mais desenvolvidos de toda a Ásia.

Geografia de Taiwan

O território de Taiwan é formado por uma grande ilha, chamada de ilha Formosa, além de várias ilhas menores. Ele está localizado na Ásia Oriental, mais precisamente na costa sudeste chinesa, sendo banhado pelos mares da China Oriental, das Filipinas e da China Meridional.

Em termos geomorfológicos, Taiwan é uma ilha muito montanhosa, com registro de grandes altitudes, além da presença de pequenas porções de planaltos e planícies. A hidrografia local é formada por rios poucos caudalosos, com grande influência da altitude e de pequena extensão.

Em termos climáticos, Taiwan possui um clima tropical, com fortes aspectos oceânicos, especialmente a influência da umidade. A ocorrência de tufões é muito comum no país. Já nos pontos mais altos destaca-se o clima subtropical. A vegetação de Taiwan é formada por florestas tropicais.

Mapa de Taiwan

Mapa de Taiwan

Demografia de Taiwan

A República de Taiwan possui cerca de 23, 5 milhões de habitantes. Logo, esse é um território densamente povoado, com altos índices de população relativa nas zonas urbanas. A maior parte da população de Taiwan é formada por pessoas de origem étnica chinesa, além de outros grupos étnicos regionais importantes.

A população local apresenta um consistente índice de crescimento, além de elevados indicadores em termos de expectativa de vida e taxa de alfabetismo. Em termos gerais, os taiwaneses desfrutam de um elevado padrão de vida, sendo que o índice de desenvolvimento humano local é considerado muito elevado.

As cidades de Taiwan que possuem mais de 1 milhão de habitantes são: Nova Taipé, Kaohsiung, Taichung, Taipé, Taoyuan e Tainan.

Leia também: Países mais populosos do mundo

Economia de Taiwan

A economia de Taiwan é bastante desenvolvida e industrializada. O país é considerado uma potência econômica regional e possui grande destaque na produção de bens de alta tecnologia. Porém, Taiwan é altamente dependente da importação de recursos naturais, visto que o país não apresenta depósitos importantes e recursos minerais e condições geográficas favoráveis ao desenvolvimento da agropecuária.

O setor primário é o menor de Taiwan, representando uma pequena parte da sua economia, com destaque para a produção de subsistência de alimentos e para a prática da pesca. Já os setores secundário e terciário são muito desenvolvidos em Taiwan, especialmente em razão das indústrias de tecnologia da informação e da comunicação, com destaque para a fabricação de semicondutores e outros aparatos eletrônicos.

Nova Taipé, Taiwan.
A cidade de Nova Taipé abriga várias sedes de empresas de alta tecnologia. [1]

Infraestrutura de Taiwan

A República de Taiwan é considerada um território altamente desenvolvido. Portanto, possui uma infraestrutura bastante moderna, com destaque para a ampla rede de transportes e comunicações da ilha. O uso de trens de alta velocidade e a universalização da internet são exemplos do desenvolvimento das estruturas locais.

Em termos de serviços, Taiwan oferta para a sua população uma estrutura de qualidade nas áreas de saúde e educação. A ilha também possui destaque na adoção de políticas públicas ambientalmente sustentáveis e na implementação de robustos sistemas de tratamento de água, esgoto e coleta de lixo.

Governo de Taiwan

O governo da República de Taiwan possui uma grande independência política, especialmente em relação à China, país que considera a ilha taiwanesa parte do seu território. A República de Taiwan tem um regime democrático, baseado em um governo semipresidencialista eleito livremente pela população, por meio do voto direto e da presença de diversos partidos políticos. A ilha de Taiwan é um exemplo regional no que toca a liberdade de expressão, o respeito às liberdades individuais e à prática da democracia.

Cultura de Taiwan

A cultura de Taiwan é fruto da influência de diversas populações asiáticas, com destaque para os chineses, com os quais os taiwaneses possuem fortes laços histórico-culturais. O uso do idioma mandarim e a presença de religiões orientais são exemplos da influência da China em Taiwan.

A ilha apresenta um forte sentimento de nacionalismo e possui aspectos culturais que são fundamentais para a sua autoafirmação, dentre eles a pintura, a música regional e as danças típicas. A culinária está baseada no consumo de arroz e no uso de alimentos provenientes do mar. Já no esporte destaca-se a prática do beisebol e do taekwondo.

Etimologia de Taiwan

O termo Taiwan, historicamente, referia-se a um importante banco de areia localizado no território insular do país, que servia como ponto de apoio para o estabelecimento de trocas comerciais marítimas. A importância desse ponto de comércio fez com que toda a ilha fosse chamada de Taiwan.

É importante destacar que Taiwan também é comumente chamado de ilha Formosa, um nome fruto da influência de Portugal na região, que por meio de exploradores desbravou parte importante da ilha, sendo descrita justamente como um território muito “formoso” pelos portugueses.

Curiosidades de Taiwan

  • A República de Taiwan, junto de Cingapura, Hong Kong e Coreia do Sul, é um dos quatro Tigres Asiáticos.

  • Em 2019, Taiwan foi pioneiro no contexto regional asiático na aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

  • O Taipei 101, localizado na capital de Taiwan, foi considerado até o ano de 2007 o edifício mais alto do mundo.

  • Os cemitérios de Taiwan são considerados pontos turísticos por apresentarem arquitetura típica de religiões orientais.

Créditos da imagem

[1] Nambaman / Shutterstock

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia  

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Taiwan"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/taiwan.htm. Acesso em 24 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante