Topo
pesquisar

Montana

Geografia

O território do estado de Montana é um dos maiores dos Estados Unidos.
PUBLICIDADE

Montana é um dos Estados americanos localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas. Seu nome vem da palavra espanhola “montaña”, que significa “montanha”, dado em razão da grande quantidade desses acidentes geográficos no Estado. Montana é um dos maiores Estados americanos em dimensão territorial, no entanto, possui uma pequena população: apenas 902 194 habitantes.

Com a Compra da Luisiana em 1803, todo o território do atual Estado já passou para o domínio americano, entretanto, diversas tribos nativo-americanas habitavam a região. Os primeiros americanos que chegaram à região foram os exploradores Meriwether Lewis e William Clark, em 1805. Por 15 anos, a região ficou escassamente povoada. Isso mudou com a descoberta de ouro na mesma, o que atraiu um grande número de pessoas e levou o governo americano a criar o Estado de Montana.

O Estado limita-se a leste com a Dacota do Norte e a Dacota do Sul, ao sul com Wyoming e o Idaho, a oeste com o Idaho, e ao norte com o Canadá. Cerca de 60% do Estado é dominado pelas Grandes Planícies, largas faixas de pradarias, e outra parte é ocupada por cadeias de montanhas. Montana possui um clima temperado, grandemente influenciado por correntes de ar vindas de outras regiões.

A economia de Montana está longe de ser uma das maiores dos Estados Unidos: seu PIB em 2003 foi de apenas 26 bilhões de dólares. Além disso, a renda per capita do Estado é a quarta menor do país: 25 406 dólares. Entre as fontes de renda do mesmo, podemos citar a extração de petróleo e carvão, principalmente; a agropecuária e o turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Billings, a maior cidade do Estado de Montana
Billings, a maior cidade do Estado de Montana

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Montana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/montana.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola