Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Montana

Montana é um estado pertencente ao território dos Estados Unidos. Com cerca de um milhão de habitantes, Montana possui uma economia baseada no setor primário.

Paisagem montanhosa e um rio dentro de um círculo, sobre um fundo azul, na bandeira de Montana.
Bandeira de Montana com o lema do estado “Ouro e prata” escrito em espanhol.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Montana é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos, tendo como capital a cidade de Helena. Situado no extremo norte do país, e sem saída para o mar, Montana apresenta climas temperado continental e árido, com paisagem natural formada por montanhas e planícies recobertas por florestas e pelas pradarias.

Pouco mais de um milhão de pessoas vive em Montana, e, dessas, 53,4% habitam as cidades, caracterizando, assim, um dos estados menos urbanizados dos Estados Unidos. Rico em recursos naturais, o estado de Montana possui uma economia orientada pela mineração e pela atividade agropecuária.

Leia também: Patagônia — região da América que abriga grandes montanhas e geleiras

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Montana

  • Montana é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.

  • Sua capital é a cidade de Helena.

  • Foi o 41º estado a ser incorporado na União, em 8 de novembro de 1889.

  • Localiza-se no extremo norte do país, na fronteira com o Canadá.

  • Apresenta climas temperado continental e semiárido, com relevo formado pelas montanhas rochosas e pelas grandes planícies.

  • A vegetação de Montana é caracterizada pelas florestas e pelas pradarias.

  • O estado tem uma população de 1.084.197 habitantes. Desses, 53,4% vivem nas cidades, sendo o quinto estado menos urbanizado dos Estados Unidos.

  • A maior cidade de Montana, Billings, tem 115.689 habitantes.

  • A mineração, a indústria madeireira e a agropecuária são as principais atividades econômicas do estado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Montana

  • Nome oficial: Estado de Montana

  • Gentílico: montanês

  • Extensão territorial: 380.800 km²

  • Localização: Norte dos Estados Unidos

  • Capital: Helena

  • Maior cidade: Billings

  • Menor cidade: Bearcreek

  • Clima: semiárido e temperado continental

  • Governo: democracia representativa

  • Divisão administrativa: 56 condados e 454 cidades

  • Idioma: inglês

  • Religiões:

    - protestantismo;

    - catolicismo;

    - mormonismo.

  • População: 1.084.225 habitantes

  • Densidade demográfica: 2,84 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,916

  • Moeda: Dólar estadunidense

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65 bilhões

  • PIB per capita: US$ 57.719

  • Gini: 0,459

  • Fuso horário: GMT–7

Mapa de Montana

Mapa de Montana

Geografia de Montana

Montana é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Helena. Localizado no extremo norte do país, o território de Montana se estende por 380 mil km² e não possui saída para o mar. Ao norte, estabelece fronteira com o Canadá, além de fazer divisa com outros quatro estados norte-americanos:

  • Idaho, a oeste;
  • Wyoming, ao sul;
  • Dacota do Norte e Dacota do Sul, a leste.

A seguir, confira as principais características físicas do estado de Montana.

Clima de Montana

A localização de Montana, em alta latitude e cercada por terra, e o relevo diverso condicionam a ocorrência de climas variados ao longo do território. Há, entretanto, a predominância dos climas semiárido frio e temperado continental.

Os climas de Montana são marcados pela elevada amplitude térmica anual e pela pluviosidade anual média que varia entre 300 mm, nas áreas mais secas, e 2000 mm, nas áreas mais úmidas, que são as montanhas. As temperaturas em Montana variam entre máximas de 30 ºC e mínimas de -1 ºC. No inverno acontece a precipitação na forma de neve.

Relevo de Montana

Uma das principais feições de relevo de Montana é a cordilheira conhecida como montanhas Rochosas, que atravessa toda a faixa leste do estado. As regiões central e oeste estão inseridas no domínio das grandes planícies, formadas por terrenos predominantemente planos. A elevação média em Montana é de 1040 metros. Seu ponto mais elevado é o pico Granite, a 3903,5 metros acima do nível do mar.

Paisagem natural formada pelas montanhas Rochosas, que cortam o leste do estado de Montana.
Paisagem natural formada pelas montanhas Rochosas, que cortam o leste do estado de Montana.

Vegetação de Montana

A cobertura vegetal de Montana se divide entre as florestas temperadas que recobrem a sua parte montanhosa e as pradarias que se estendem pelas planícies do centro e do oeste.

Hidrografia de Montana

Montana está localizado em um dos principais divisores de água da América do Norte, chamado de Divisória Continental da América do Norte. Em função disso, as águas que banham o estado correm em três direções: em direção ao Pacífico, à baía de Hudson e ao golfo do México.

Os principais cursos d’água que atravessam Montana são os rios Missouri, Yellowstone, Kootenai, Milk e Bighorn. Nos vales encaixados na região montanhosa do estado, formam-se também os lagos glaciais, além de geleiras presentes nas encostas e nos terrenos elevados.

Veja também: Principais diferenças entre área urbana e área rural

Como vive a população de Montana?

A população de Montana é de 1.084.197 habitantes, de acordo com o último censo demográfico dos Estados Unidos. As estimativas apontam para a continuidade do crescimento populacional no estado, tendo mantido taxas de aproximadamente 1,8% ao ano no período mais recente. A distribuição populacional pelo território montanês é de 2,84 hab./km², havendo grande concentração próximo ao curso de rios no oeste do estado e aos vales situados na região leste.

A maior parcela do estado de Montana é caracterizada como sendo área rural pelo Departamento do Censo dos Estados Unidos, entidade responsável pelo levantamento. Em função disso, o estado fica na quinta posição entre os menos urbanizados do país, com 53,4% de sua população vivendo nas cidades e 46,6%, no campo.

As maiores cidades de Montana são:

  • Billings: 115.689 habitantes;
  • Missoula: 73.300 habitantes;
  • Great Falls: 60.381 habitantes.

Helena, capital estadual, tem apenas 32.060 habitantes.

Vista da cidade de Billings, em Montana, com um estádio e edifícios entre muitas árvores.
Vista parcial de Billings, cidade mais populosa de Montana.[1]

Economia de Montana

A economia de Montana é a quarta menor dos Estados Unidos. O estado detém um Produto Interno Bruto (PIB) de 65 bilhões de dólares, que representa 0,26% do PIB nacional, além de uma renda per capita de 57.719 dólares. Montana é um estado com elevado grau de desenvolvimento, embora tenha uma parcela de quase 12% de sua população vivendo em condição de pobreza, especialmente nas reservas indígenas.

Montana é detentor de inúmeros recursos naturais, o que está expresso no lema do estado: “Ouro e prata”. A mineração e a exploração petrolífera são as suas principais atividades econômicas, destacando-se pela produção de carvão mineral, petróleo, gás natural, ouro, prata, fosfato e outros minerais. Na agropecuária, Montana se sobressai na criação de gado de corte e de caprinos, além dos cultivos de cevada, trigo, beterraba e batata. A indústria madeireira é importante, sobretudo na região oeste, sendo uma das maiores indústrias do estado.

Turismo em Montana

O turismo, embora não seja a principal atividade econômica de Montana, é responsável por injetar bilhões de dólares na economia desse estado, que registrou a entrada de mais de 12 milhões de pessoas não residentes por ano no período mais recente. A paisagem montanhosa e as belezas naturais de Montana são seus principais atrativos turísticos, com a visita a parques nacionais, picos nevados, geleiras e lagos glaciais. Confira, a seguir, os três principais destinos turísticos de Montana.

  • Parque Nacional de Yellowstone (próximo da fronteira com Idaho e Wyoming.)

Vista horizontal das fontes termais de Yellowstone, em Montana.
As famosas fontes termais de Yellowstone atraem milhares de turistas ao parque.
  • Parque Nacional Glacier

Paisagem natural montanhosa do Parque Nacional Glacier, em Montana.
No Parque Nacional Glacier, em Montana, é possível caminhar pelas trilhas e realizar passeios de barco.
  • Big Sky Resort (no condado de Madison)

Montanhas cobertas de neve no resort Big Sky, em Montana.
Em resorts, como o de Big Sky, é possível esquiar pelas encostas nevadas e passear de teleférico.[2]

Infraestrutura de Montana

O ordenamento socioespacial de Montana faz com que as ferrovias sejam as principais vias de transporte utilizadas para os deslocamentos internos. A malha ferroviária do estado representa quase 65% de toda a sua infraestrutura de transportes, e se estende por 4,8 mil quilômetros. Os aspectos naturais desse território favorecem, ainda, a produção de energia com base em fontes como o carvão mineral, principal fonte energética do estado, e a água, com mais de 20 hidrelétricas, que têm capacidade instalada superior a 1 MW.

Governo de Montana

A democracia representativa é o sistema de governo vigente no estado de Montana, sendo baseada na divisão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O poder Executivo fica a cargo do governador e do tenente-governador, eleitos pela população para um mandato de quatro anos. O poder Legislativo está dividido entre o Senado, composto por 50 membros, e a Câmara dos Representantes, que possui 50 membros. A Constituição do Estado de Montana foi reescrita, e sua versão atual entrou em vigor no ano de 1972.

Qual o significado de Montana?

O nome do estado de Montana é derivado da palavra em espanhol montaña, ou “montanha”, no português. Essa denominação foi atribuída após o estado ter sido separado do Nebraska, em 1864, e se tornado um território estadunidense propriamente dito — embora ainda não um estado da União.

Cultura de Montana

Montana possui uma cultura única que expressa muitos elementos pertencentes aos povos nativos americanos, além daqueles que foram incorporados depois pelos primeiros americanos e estrangeiros que se estabeleceram no estado.

Atualmente existem sete reservas indígenas em Montana, e em algumas delas é possível visitar centros culturais que têm o intuito de levar conhecimento sobre a importância dessas populações e valorizar as suas tradições. Montana apresenta também uma série de pequenos museus de artes, de ciências naturais e de história, além de galerias de arte e livrarias localizadas em cidades como Helena, Great Falls e Billings.

Destaca-se ainda a prática do basebol, principal esporte do estado que ganhou forças com as universidades, como a Universidade de Montana, e com competições esportivas promovidas por essas instituições.

Saiba mais: Massachusetts — estado que abriga algumas das melhores universidades do mundo

História de Montana

As terras que formam o atual estado de Montana começaram a ser habitadas há, pelo menos, 12 mil anos. Com o passar do tempo, as populações indígenas foram se estabelecendo pela região. Dentre os povos nativos das grandes planícies que formaram o estado de Montana, estão os indígenas das etnias Crow, Kalispel e Cheyenne.

Diferentemente dos demais estados norte-americanos, os primeiros brancos a alcançarem aquela região chegaram entre os anos de 1804 e 1086, com a expedição dos exploradores Meriwether Lewis e William Clark, ambos de origem estadunidense. Depois deles foi a vez de comerciantes de peles se instalarem provisoriamente na região, e, em meados do século XIX, os sacerdotes católicos fundaram as primeiras missões em Montana.

Minérios preciosos, mais precisamente ouro e prata, foram descobertos em Montana na década de 1860, o que motivou uma ampla corrente migratória. Com a finalidade de garantir domínio sobre o território, os Estados Unidos estabeleceram o Território de Montana em 1864.

O avanço dos migrantes deu origem a um conflito com os povos nativos de Montana, que obtiveram sucesso nas primeiras batalhas, travadas nos anos 1870, e foram derrotados alguns anos mais tarde pelas tropas estadunidenses. Montana se tornou oficialmente um estado em 8 de novembro de 1889, sendo assim o 41º a ingressar na União.

Curiosidades sobre Montana

  • É apelidado de Estado do Tesouro ou também Estado do Grande Céu.

  • Existem mais de 1100 superfícies recobertas por neve (glaciares) perene e que foram mapeadas no estado de Montana. Entretanto, a maioria delas tem área pequena que não ultrapassa 0,1 km².

  • Montana é o quarto maior estado em área dos Estados Unidos.

  • O rio Roe, localizado no condado de Cascade, em Montana, possui 61 metros de extensão e foi reconhecido pelo Guinness Book como o rio mais curto do mundo.

  • O rebanho bovino de Montana é maior do que a sua população. Em 2022, o estado tinha dois milhões de cabeças de gado.

Créditos das imagens

[1] JWCohen/ Shutterstock

[2] Robert Vincelli/ Shutterstock

Fontes

BEA. Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

CENSUS. In.: United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.

EIA. State Profile and Energy Estimates: Montana. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=MT.

GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.

HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.

LOCAMPO, Vanessa. A Guide to The Railroads In Montana. Discovering Montana, 24 fev. 2023. Disponível em: https://discoveringmontana.com/railroads/.

MONTANA. Brief History of Montana. Montana Official State Website, [s.d.]. Disponível em: https://mt.gov/discover/brief_history.aspx.

MONTANA STATE LEGISLATURE. Census 2020. Disponível em: https://leg.mt.gov/information-legislators/census-2020/.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Montana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/montana.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante