Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira dos Estados Unidos

A bandeira dos Estados Unidos representa as antigas colônias britânicas e os atuais estados da federação. Foi adotada em 1777, e sua atual configuração é datada de 1960.

Bandeira dos Estados Unidos balançando ao vento em frente ao Sol.
A bandeira dos Estados Unidos é um dos símbolos nacionais do país.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A bandeira dos Estados Unidos é um dos símbolos nacionais do país. Ela é formada por 13 listras horizontais vermelhas e brancas, que representam as colônias britânicas que formavam o território estadunidense até a sua independência, e um retângulo azul que contém 50 estrelas brancas, as quais representam os estados da federação.

Essa bandeira foi oficialmente adotada em 1777 e sofreu modificações ao longo dos anos para compor todos os novos estados. A configuração da bandeira como hoje a conhecemos foi estabelecida em 1960, com a adição da 50ª estrela representando o estado do Havaí. Existe, nos Estados Unidos, um dia dedicado à bandeira, que é o Flag Day, celebrado em 14 de junho.

Leia também: Bandeira da França — um dos símbolos mais importantes da nação francesa

Tópicos deste artigo

Qual o significado da bandeira dos Estados Unidos?

A bandeira dos Estados Unidos é um dos símbolos nacionais do país. Ela é constituída por um retângulo maior formado por 13 listras horizontais vermelhas (sete) e brancas (seis), dispostas de maneira intercalada. No primeiro quadrante, ou na metade superior esquerda, fica um retângulo azul com 50 estrelas brancas. Cada listra representa uma das treze colônias que formavam o território estadunidense no período em que o país era uma colônia da Grã-Bretanha. Por sua vez, as estrelas da bandeira representam os 50 estados que compõem a federação.

As cores da bandeira, o vermelho, o azul e o branco, possuem cada qual o seu significado particular. De acordo com o governo dos Estados Unidos, elas representam:

  • Vermelho: valor e bravura.

  • Azul: vigilância, perseverança e justiça.

  • Branco: pureza e inocência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da bandeira dos Estados Unidos

Com exceção das cores, a bandeira dos Estados Unidos nem sempre teve a aparência que conhecemos hoje. Na verdade, ela só veio a se completar no ano de 1960, quando a última estrela foi adicionada representando o estado do Havaí, que havia sido reconhecido como estado da federação um ano antes, em 1959. No entanto, para entendermos a composição da bandeira estadunidense é preciso voltarmos um pouco no tempo, para o período em que os Estados Unidos se tornaram uma nação independente.

A primeira bandeira dos Estados Unidos enquanto uma nação soberana foi oficialmente adotada em 14 de junho de 1777, um ano após a independência do país, que ocorreu em 4 de julho de 1776. O pavilhão já continha as listras horizontais que representam as colônias britânicas, mas as estrelas também eram 13. Antes desse período, cada uma das colônias dispunha de sua própria bandeira.

Em 1º de maio de 1795, a bandeira estadunidense passou a comportar mais duas estrelas e outras duas listras, representando os novos estados de Kentucky e Vermont, mas logo as listras voltaram ao seu número original, o que foi determinado no ano de 1818. À época, a bandeira era formada por 20 estrelas no total. As medidas oficiais da bandeira foram determinadas em 1912, assim como o arranjo das estrelas, mas esse último aspecto foi alterado para comportar as novas adições.

À medida que novos estados foram sendo incorporados à federação, suas estrelas iam sendo adicionadas ao pavilhão. Essa medida foi permitida pelo Congresso estadunidense, e, como citado anteriormente, a última estrela foi adicionada no dia 4 de julho de 1960, totalizando os 50 estados que compõem o país com o reconhecimento oficial do Havaí, estado insular situado no oceano Pacífico.

Flag Day

O Flag Day, que em português significa Dia da Bandeira, é o dia em que os Estados Unidos celebram sua bandeira e foi declarado no país no dia 14 de junho de 1916 pelo seu então presidente Woodrow Wilson (1856-1924), mas só foi oficial e permanentemente estabelecido pelo Congresso no ano de 1949. A celebração ocorre, então, no dia 14 de junho. Embora se chame Dia Nacional da Bandeira, a data não corresponde a um feriado nacional, como é o Dia da Independência, por exemplo. A única exceção é o estado da Pensilvânia, onde no Dia da Bandeira é decretado feriado.

Saiba mais: 19 de novembro — o Dia da Bandeira do Brasil

Os Estados Unidos da América

Os Estados Unidos, ou Estados Unidos da América (EUA), são um país localizado no subcontinente da América do Norte, fazendo divisa com o Canadá e o México. A capital nacional é a cidade de Washington D.C. Trata-se de um extenso território, o quarto maior do mundo em área, banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico.

No país coexiste uma ampla diversidade de climas, que variam do polar ao tropical, e consequentemente de paisagens naturais, com a presença de florestas temperadas, tundra, estepes, desertos e mangues.

A população do país é atualmente de 337 milhões de habitantes, colocando os Estados Unidos na posição de terceiro país mais populoso do mundo. Sua maior cidade não é a capital, mas sim Nova Iorque, onde vivem mais de 18 milhões de pessoas.

É considerado uma potência econômica mundial, com um PIB nacional de 25 trilhões de dólares, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sua economia é altamente diversificada e moderna, concentrada em atividades tecnológicas e do setor terciário em geral, responsável por 80% das receitas do país.

Além de ser um dos mais importantes centros financeiros do mundo, cabe destacar que os Estados Unidos exercem grande influência na política internacional e na cultura de outras nações.

Curiosidades sobre a bandeira dos Estados Unidos

  • A bandeira dos Estados Unidos é chamada também de Old Glory (Velha Glória) e The Stars and Stripes (Estrelas e Listras).

  • O Juramento à Bandeira foi escrito em 1892 por James B. Upham e Francis Bellamy.

  • O hino nacional dos Estados Unidos foi inspirado em sua bandeira. Intitulado “A Bandeira Estrelada” (The Star-Spangled Banner), tratava-se inicialmente de um poema escrito por Francis Scott Key em 1814, em meio à Guerra Anglo-Americana, depois de o poeta avistar a bandeira flamejando no Forte McHenry, na cidade de Baltimore, durante um bombardeio. Foi oficializado como hino em 1931.

  • Existe uma bandeira dos Estados Unidos na superfície da lua. Ela foi colocada lá pelos astronautas da missão Apollo 11, que marcou a chegada dos seres humanos à lua no ano de 1969.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira dos Estados Unidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-dos-estados-unidos.htm. Acesso em 04 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...