Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Massachusetts

Massachusetts é um estado da Costa Leste dos Estados Unidos, conhecido por abrigar algumas das melhores universidades do mundo, como a Universidade de Harvard e o MIT.

Bandeira do estado de Massachusetts.
Bandeira do estado de Massachusetts.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Massachusetts é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos. Localizado na Costa Leste do país, Massachusetts era uma das Treze Colônias, e foi integrado à União como seu sexto estado em 1788. O estado é banhado pelo oceano Atlântico e dispõe de uma série de baías em sua zona costeira, o que lhe rendeu o apelido de Bay State (estado das baías). Apresenta clima temperado e relevo variado, formado por montanhas, planaltos e planícies.

A população de Massachusetts é, atualmente, de sete milhões de habitantes, dos quais 91,3% vivem nas cidades. Boston, capital estadual, é sua maior cidade e o principal centro econômico e cultural de Massachusetts. Casa de importantes universidades, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Harvard, o estado apresenta economia baseada na pesquisa científica, na indústria de tecnologia e no turismo.

Leia também: Flórida — estado que tem importante papel no turismo dos Estados Unidos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Massachusetts

  • Massachusetts é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.

  • Foi o sexto estado a ser ratificado como parte da União, em 6 de fevereiro de 1788.

  • Localiza-se no Nordeste do país, com saída para o oceano Atlântico.

  • A capital de Massachusetts é a cidade de Boston.

  • Dispõe de clima temperado e relevo formado por montanhas interiores, planaltos e planícies. Mais da metade do estado é recoberta por florestas temperadas.

  • A população de Massachusetts, no último censo oficial, era de 7.029.917 habitantes. Estima-se que houve diminuição da população em função da pandemia de covid-19.

  • A maior cidade do estado é a sua capital, Boston, com 617.459 habitantes.

  • Possui a terceira maior renda per capita dos Estados Unidos. A economia do estado é baseada na pesquisa científica no setor de desenvolvimento e inovação, além do turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Massachusetts

  • Nome oficial: Comunidade do Massachusetts

  • Gentílico: bay staters

  • Extensão territorial: 27.335,74 km²

  • Localização: Nordeste dos Estados Unidos

  • Capital: Boston

  • Maior cidade: Boston

  • Menor cidade: Shelburne Falls

  • Clima: temperado

  • Governo: democracia representativa

  • Divisão administrativa: 14 condados e 351 cidades e vilas

  • Idioma: inglês

  • Religiões:

    - catolicismo;

    - protestantismo;

    - ortodoxa oriental;

    - unitarismo;

    - judaísmo;

    - hinduísmo;

    - budismo;

    - nova era.

  • População: 7.029.917 habitantes

  • Densidade demográfica: 257,16 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,949

  • Moeda: Dólar estadunidense

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 688,4 bilhões

  • PIB per capita: US$ 98.609

  • Gini: 0,480

  • Fuso horário: GMT–5

Mapa de Massachusetts

Mapa de Massachusetts

Geografia de Massachusetts

Massachusetts é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Boston. O território de Massachusetts possui 27.335 km² e se estende pela região Nordeste do país, mais conhecida como Nova Inglaterra. Massachusetts estabelece fronteiras terrestres com outros cinco estados:

  • New Hampshire e Vermont, ao norte;

  • Nova York, a oeste;

  • Connecticut e Rhode Island, ao sul.

Com saída para o oceano Atlântico a leste, o litoral de Massachusetts é bastante recortado e forma uma série de ilhas e baías. Esse aspecto rendeu ao estado o apelido de Bay State (estado das baías).

Clima de Massachusetts

Massachusetts apresenta clima temperado, com aspectos distintos entre o litoral, influenciado pela maritimidade, e o interior do estado, que sofre maior interferência dos aspectos continentais. A costa apresenta temperaturas mais amenas do que a região oeste, onde se registram baixas temperaturas e intensa precipitação na forma de neve. As temperaturas médias variam entre -3 ºC no inverno e 22 ºC no verão, com precipitação anual de até 1150 mm.

Relevo de Massachusetts

O litoral recortado e rochoso de Massachusetts é formado por terrenos rebaixados e planos (planície costeira), que dão lugar a uma paisagem mais acidentada à medida que se caminha para o oeste do estado. Da porção central até a fronteira com Idaho, estão as montanhas e os vales. Destaca-se o vale do rio Connecticut e a presença de um trecho da cordilheira dos Apalaches, onde fica o planalto de Berkshire.

A elevação média em Massachusetts é de 150 metros, enquanto seu ponto mais elevado, o monte Greylock, fica a 1063 metros de altitude.

Vegetação nas cores verde e laranja, típicas do outono em Massachusetts.
Paisagem de outono no condado de Berkshire, em Massachusetts.

Vegetação de Massachusetts

Massachusetts apresenta amplas áreas preservadas de floresta temperada natural. Estima-se que a cobertura florestal no estado seja de, aproximadamente, 60%, o que torna Massachusetts a oitava maior área florestada dos Estados Unidos. Entretanto, uma grande parte dessas florestas está sob propriedade particular, e apenas 10% estão sob os cuidados do Estado.

Hidrografia de Massachusetts

O estado dispõe de uma densa rede de drenagem que recobre quase toda a sua extensão. Essa rede é formada por grandes cursos d’água, como os rios Connecticut, Merrimack Housatonic e Charles, além de cerca de três mil lagos e lagoas.

Veja também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?

Demografia de Massachusetts

A população do estado de Massachusetts é de 7.029.917 de pessoas, de acordo com informações do último censo demográfico realizado nos Estados Unidos. Entretanto, as estimativas oficiais apontam que a população do estado decresceu nos últimos dois anos, registrando uma taxa de crescimento de -0,7%. Esse fato se deve principalmente à pandemia de covid-19.

Se confirmadas as estimativas para 2022 no censo a ser divulgado, Massachusetts tem, hoje, 6.981.974 habitantes. O território é o sétimo mais urbanizado dos Estados Unidos, com 91,3% de sua população vivendo nas cidades.

Os maiores centros urbanos do estado são:

  • Boston (capital do estado): 617.459 habitantes;

  • Worcester: 205.272 habitantes;

  • Springfield: 153.267 habitantes.

Vista horizontal de uma ponte e edifícios modernos da cidade de Boston, em Massachusetts.
Boston é a capital do estado e a cidade mais populosa de Massachusetts.

Economia de Massachusetts

O estado de Massachusetts detém a 12ª maior economia dos Estados Unidos, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 688 bilhões de dólares. A renda per capita estadual fica entre as três maiores do país, tendo atingido o patamar dos 98 mil dólares no ano de 2022. Esse valor fica atrás somente de Washington D.C. e de Nova York. Além disso, Massachusetts desfruta de uma das melhores qualidades de vida e altíssimo nível de desenvolvimento, sendo o maior entre os estados da União. Atualmente, entretanto, a parcela da população em situação de pobreza é de 9,4%.

O setor terciário, com foco na pesquisa científica em desenvolvimento e inovação, constitui a base da economia do estado, que conta com algumas das principais universidades e polos de inovação do mundo, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT (Massachusetts Institute of Technology), e a Universidade de Harvard.

A indústria de Massachusetts tem como principais ramos os da tecnologia, da biotecnologia e das telecomunicações. A produção primária se destaca no cultivo de cranberry, milho-doce, maçãs, além do desenvolvimento de produtos para estufa e floricultura.

Turismo em Massachusetts

O turismo é uma das principais atividades econômicas do estado, ao lado da pesquisa científica. Milhões de visitantes domésticos e internacionais visitam o estado atraídos não somente pelas paisagens naturais que ele oferece mas também em função dos elementos e lugares históricos em que é possível conhecer um pouco mais de perto o processo de formação dos Estados Unidos.

A seguir, confira alguns dos principais atrativos turísticos de Massachusetts.

  • Trilha da Liberdade, que passa por locais históricos em Boston:

Uma das placas da Trilha da Liberdade em uma calçada de Boston, capital de Massachusetts.
Uma das placas da Trilha da Liberdade em uma calçada de Boston, capital de Massachusetts.
  • Praias de Cape Cod:
Alguns barcos em uma praia de Cabe Cod, em Massachusetts.
As praias de Cabe Cod são muito procuradas no verão.
  • Fenway Park, em Boston:

Parte do gramado e cadeiras das arquibancadas do Fenway Park, estádio que fica em Massachusetts.
O Fenway Park é um estádio de futebol americano e a casa oficial do time Boston Red Sox.[1]

Infraestrutura de Massachusetts

Massachusetts é um estado majoritariamente urbanizado que oferece uma ampla rede de infraestrutura para atender a sua população e os agentes econômicos locais. Com problemas pontuais em estradas e pontes, o estado recebeu recentemente um aporte de nove bilhões de dólares do governo federal para a implementação de melhorias no setor.

O estado se destaca pelo pioneirismo em diversos setores, inclusive em infraestrutura dos transportes. Lá foi construído o primeiro farol e o primeiro metrô dos Estados Unidos. Massachusetts conta, hoje, com uma densa rede de vias, incluindo transporte multimodal, capaz de integrar o estado com todo o território estadunidense. Já no setor energético, o estado tem como principal fonte o gás natural, responsável pela maior parcela da eletricidade gerada e consumida no território.

Governo de Massachusetts

O governo do estado de Massachusetts é baseado no sistema democrático representativo, e dividido entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O governador do estado e o tenente-governador exercem o poder Executivo, sendo os ocupantes dos cargos eleitos por meio do voto popular. O poder Legislativo estadual é desempenhado no âmbito da Corte Geral de Massachusetts, composta pelo Senado e pela Câmara dos Representantes, que possuem, respectivamente, 40 e 160 assentos.

Massachusetts é governado de acordo com a Constituição do Estado de Massachusetts, ratificada pela última vez no ano de 1780.

Etimologia de Massachusetts

O nome do estado de Massachusetts é derivado da denominação do povo indígena Massachusett. A palavra significa “próximo da grande montanha”, em referência às montanhas Azuis, localizadas no sul da atual Boston. O nome do estado foi atribuído pelo explorador e colonizador inglês John Smith.

Cultura de Massachusetts

A cultura do estado de Massachusetts apresenta elementos próprios das populações nativas da região da Nova Inglaterra, bem como aqueles incorporados pelos peregrinos e pelos puritanos. Dentre eles podemos citar a religiosidade cristã e as celebrações como o Dia de Ação de Graças, uma tradição em todo o território dos Estados Unidos hoje.

Ao mesmo tempo em que a cultura de Massachusetts apresenta aspectos que remetem aos tempos passados, o estado possui grandes centros urbanos e culturais que refletem a moderna cultura norte-americana, sendo a cidade de Boston o principal deles.

Massachusetts possui uma longa tradição nas artes, com destaque para a literatura. O estado dispõe, ainda, de inúmeros museus, sítios históricos e trilhas que recontam a sua história de formação e o processo de independência dos Estados Unidos.

Universidade de Harvard, em Massachusetts.
Universidade de Harvard. A pesquisa científica é um importante aspecto econômico e cultural de Massachusetts.

Outro aspecto que vai ao encontro da diversidade cultural de Massachusetts é a grande concentração de universidades, que recebem pessoas de todos os lugares do mundo. As principais universidades do estado são, como vimos, o MIT e Harvard, além de Amherst College, Boston College e Tufts University, que estão entre as melhores instituições de Massachusetts.

Saiba mais: Estátua da Liberdade — um dos maiores símbolos dos Estados Unidos

História de Massachusetts

A ocupação das terras que originaram o estado de Massachusetts começou há milhares de anos, e, ao longo do tempo, diferentes povos indígenas se estabeleceram naquela região. A localização propícia do estado fez com que ele fosse um dos primeiros a ser alcançado pelos colonizadores ingleses que viajavam pelo oceano Atlântico. No ano de 1620, o navio Mayflower aportou em Cabo Cod, e trazia os primeiros colonos para se fixarem em território estadunidense. Esses colonos ficaram conhecidos como peregrinos.

Os peregrinos, vindos da Inglaterra, fundaram a cidade de Plymouth, na costa de Massachusetts, que hoje possui uma população de mais de 60 mil pessoas. Massachusetts se tornou, assim, um dos territórios conhecidos como as Treze Colônias e que compunham a região da Nova Inglaterra, na Costa Leste dos Estados Unidos.

A cidade de Boston foi fundada em 1630, e, aos poucos, se transformou em um dos principais portos marítimos e centros econômicos do país, desempenhando papel importante na Guerra da Independência dos Estados Unidos.

O pioneirismo de Massachusetts na história norte-americana é retratado até mesmo na guerra pela independência, com a ocorrência de conflitos que deram início ao movimento das Treze Colônias pela sua soberania. Um desses conflitos foi a Festa do Chá de Boston, datada de 1773, marcada pelo lançamento de caixas de chá ao mar por navios na costa de Massachusetts como resposta à imposição da Lei do Chá.

Em 1775, o estado de Massachusetts foi palco das batalhas de Lexington e Concord. Os Estados Unidos se tornaram uma nação independente no ano de 1776, e Massachusetts foi ratificado como o sexto estado da União oito anos mais tarde, em 6 de fevereiro de 1788.

Curiosidades sobre Massachusetts

  • Foi onde aconteceu o primeiro Dia de Ação de Graças, conhecido como Thanksgiving, no ano de 1621.

  • A Universidade de Harvard, localizada na cidade de Cambridge, foi fundada em 1636, sendo a mais antiga dos Estados Unidos.

  • O lema do estado diz: “Pela espada nós buscamos paz, mas paz apenas sob liberdade”. A frase foi concebida durante a guerra pela independência dos Estados Unidos.

  • Durante o século XVII, entre 1693 e 1694, aconteceram julgamentos de pessoas, em sua grande maioria mulheres, acusadas de praticarem bruxaria na cidade de Salém, em Massachusetts. A maioria dessas mulheres foi condenada e morta, e elas ficaram conhecidas como Bruxas de Salém.

Créditos da imagem

[1] ladyphoto89/ Shutterstock

Fontes

BEA. Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.

DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.

CENSUS. In: United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.

EIA. State Profile and Energy Estimates: Massachusetts. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=MA.

GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.

HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.

STAFF. Massachusetts Forests. College of Natural Sciences - University of Massachusetts Amherst, [s.d.]. Disponível em: https://masswoods.org/massachusetts-forests.

TAGER, Jack; DRISCOLL, John; CLARK, Martha. Massachusetts (state, United States). Encyclopaedia Britannica, [1999-2023]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Massachusetts.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Massachusetts"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/massachusetts.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A festa do chá de Boston

Clique e saiba mais sobre o incidente que culminou na proclamação de independência dos Estados Unidos.
Guerras

Califórnia

Clique aqui e saiba tudo sobre a Califórnia, estado mais populoso dos Estados Unidos. Conheça seus aspectos naturais, econômicos e populacionais.
Geografia

Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)

Clique aqui, saiba o que é o Dia de Ação de Graças (em inglês, Thanksgiving Day), entenda por que foi criado e descubra o que se comemora nessa data.
Datas Comemorativas - 2024

Estados Unidos

Saiba quais são as características dos Estados Unidos. Conheça sua cultura, história, população, estados e capitais. Descubra também sua relação com o Canadá.
Geografia

Estados dos Estados Unidos

Saiba quais e quantos são os estados dos Estados Unidos. Veja também suas capitais e descubra quais os estados mais ricos, populosos e atrativos do país.
Geografia

Flórida

Acesse o texto para saber mais sobre a Flórida. Saiba onde fica, qual a cultura e como é a economia desse estado. Veja algumas curiosidades sobre a Flórida.
Geografia

História dos Estados Unidos

Acesse este texto e saiba mais sobre a história dos Estados Unidos! Conheça os principais capítulos da história do país que possui a maior economia do mundo.
História da América

Peregrinos do Mayflower

Fique sabendo quem foram e que importância tiveram os peregrinos do Mayflower, considerados hoje como “pais peregrinos”, os primeiros colonos dos EUA.
História da América

Washington

Clique aqui e conheça o estado de Washington, um dos 50 estados dos Estados Unidos. Saiba sobre seus aspectos geográficos, sua história e sua economia.
Geografia