close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Solos do Cerrado

Os solos do Cerrado caracterizam-se, em geral, pela sua acidez, porosidade, profundidade e transformações intempéricas provocadas pela lixiviação.

No cerrado predominam os latossolos vermelhos ou amarelados
No cerrado predominam os latossolos vermelhos ou amarelados
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O domínio morfoclimático do Cerrado é composto por diferentes tipos de solos e formas de relevo, que estão relacionados tanto com a composição climática quanto com a caracterização da vegetação e de seu passado geológico. Em geral, os solos do Cerrado caracterizam-se pela predominância dos Latossolos e pela sua acentuada acidez.

Ao todo, são mais de dois milhões de quilômetros de área sobre as quais ocupou-se a vegetação original do Cerrado, o que equivale a pouco mais de 22% da área do Brasil. No geral, trata-se de uma formação geologicamente antiga, com relevo relativamente acidentado e altitudes baixas e medianas, que podem ir de 500 a 800 metros na maioria das áreas, mas que chegam a 1600 metros na Serra dos Pirineus e 1250 metros na Chapada dos Veadeiros.

O fato de o relevo do Cerrado ser antigo significa que os seus solos foram bastante trabalhados pelos agentes intempéricos (clima, água, vento). Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação – lavagem da camada externa do solo pela água das chuvas –, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

Além dessas características, os principais aspectos dos solos do Cerrado são a sua elevada profundidade e porosidade, o que permite uma maior infiltração da água, embora o escoamento superficial também seja elevado em tempos de chuva. Apesar do grande índice de infiltração, registra-se uma limitada capacidade de armazenamento da água.

Além dos Latossolos que, como já citamos, são predominantes, o Cerrado também apresenta os solos Podzólicos ou Argissolos. Os Latossolos apresentam uma coloração que vai do vermelho até o amarelo e são muito ácidos e pobres em alguns nutrientes. Os Podzólicos, por sua vez, podem ser vermelho-escuro ou vermelho-amarelado e apresentam uma grande suscetibilidade a erosões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ausência de fertilidade dos solos do Cerrado foi resolvida na agricultura por intermédio da aplicação de técnicas específicas, como a calagem (correção da acidez por meio do calcário), a adubação fosfatada, a adubação potássica e outras.

Na segunda metade do século XX, com o advento das transformações técnicas proporcionadas pela Revolução Verde, o uso do solo no Cerrado tornou-se mais intenso, sobretudo pelo desenvolvimento das técnicas de correção supracitadas e outros métodos que permitiram uma maior produtividade na região. Além disso, a elevada mecanização e a expansão da fronteira agrícola permitiram o avanço da agricultura e da pecuária, o que, por um lado, ampliou a produtividade do país no campo, mas, por outro, contribuiu para o notável desmatamento da vegetação original.

Os principais produtos agrícolas cultivados na região do Cerrado são a soja, a cana-de-açúcar, o algodão, o milho e outras commodities. A maior parte da produção, sobretudo da soja, é destinada ao mercado externo, contribuindo para a balança comercial do país.

Produção mecanizada de algodão na região do Cerrado, estado de Goiás *
Produção mecanizada de algodão na região do Cerrado, estado de Goiás *

_____________________
* Créditos da imagem: AFNR / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Solos do Cerrado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/solos-cerrado.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Lista de exercícios


Exercício 1

Os solos do Cerrado estão sobre um relevo de formação geológica antiga, o que explica a sua profundidade e características, pois, eles foram bastante trabalhados pelos agentes intempéricos. Entre os principais tipos de solo encontrados no Cerrado, estão:

a) Latossolos e Podzólicos.

b) Podzólicos e Litossolos

c) Litossolo e Desérticos

d) Salinos e Argissolos

e) Desérticos e Latossolos

Exercício 2

A partir do século XX, houve a intensificação da utilização comercial dos solos do Cerrado. As afirmativas a seguir listam as causas dessa transformação, exceto:

a) O surgimento de técnicas de correção do solo e outros métodos permitiram uma maior produtividade na região.

b) A mecanização da produção garantiu a possibilidade de diminuir o custo de produção e ampliar a área de cultivo.

c) A expansão da fronteira agrícola permitiu o avanço da agricultura e da pecuária.

d) O advento das transformações técnicas proporcionadas pela Revolução Verde.

e) O desmatamento das áreas abrangidas pela vegetação do Cerrado disponibilizou áreas para o cultivo.

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Seminário dos ratos

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a obra Seminário dos ratos, da escritora Lygia Fagundes...