Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Maiores desertos do mundo

Desertos são extensas regiões áridas que se distribuem pelos cinco continentes do planeta Terra. Grande parte dos maiores desertos do mundo se concentra na África e na Ásia.

Dunas de areia no Deserto do Saara em alusão aos maiores desertos do mundo.
Os desertos são grandes regiões áridas onde as chuvas são escassas e irregulares. Eles podem ser quentes, como o Saara, ou gélidos, como a Antártida.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os maiores desertos do mundo são amplas regiões de clima árido marcadas pela escassez e irregularidade das chuvas, além da baixa umidade relativa do ar e da vegetação esparsa ou ausente. São os seguintes:

  1. Antártida (ou Antártica)

  2. Tundra do Ártico

  3. Deserto do Saara

  4. Grande Deserto Australiano

  5. Deserto Arábico

  6. Deserto de Gobi

  7. Deserto de Kalahari

  8. Deserto da Patagônia

  9. Deserto Sírio

  10. Deserto da Grande Bacia

  11. Deserto de Chihuahua

  12. Deserto de Caracum

  13. Planalto do Colorado

  14. Deserto de Sonora

  15. Deserto de Kyzylkum

Leia também: Clima desértico — o clima característico das regiões desérticas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os maiores desertos do mundo

  • Os maiores desertos do mundo são grandes regiões áridas caracterizadas pela baixa umidade do ar, pela alta taxa de evaporação e pela pluviosidade escassa e irregular.

  • A maioria dos grandes desertos do planeta estão localizados na África e na Ásia.

  • O continente Antártida (ou Antártica) é o maior deserto do mundo, com mais de 14 milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo ele um deserto frio.

  • O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, com mais de 9 de quilômetros quadrados de extensão.

  • Há um impasse quanto ao menor deserto do mundo. Existem duas áreas que são assim classificadas — uma delas fica no Canadá, e a outra, nos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os maiores desertos do mundo?

Os desertos estão presentes em todos os continentes do planeta Terra e representam uma área de aproximadamente um terço da superfície terrestre. Veja, a seguir, quais são os maiores desertos do mundo e conheça as principais características de cada um deles.

1. Antártida (ou Antártica)

O maior deserto do mundo é um deserto gelado e fica localizado no extremo sul do planeta Terra. A Antártida, que pode ser chamada também de Antártica, possui uma área de 14.200.000 km² e apresenta clima polar, com temperaturas baixíssimas durante a maior parte do ano, especialmente no inverno. A umidade relativa do ar nesse continente é, em média, 0,03% na maior parte do ano, e a precipitação anual é de apenas 50 mm.

Paisagem de gelo da Antártida (ou Antártica), o continente que é o maior deserto do mundo.
A Antártida é o maior deserto do mundo.

É importante lembrarmos que, sim, existe um volume expressivo de água na Antártida. No entanto, essa água se encontra represada nas geleiras e no permafrost (solo congelado), o que torna a Antártida o continente mais árido do mundo. Para saber mais sobre a Antártida, clique aqui.

2. Tundra do Ártico (norte da América do Norte, Norte da Europa e Rússia)

Região da tundra do Ártico, um dos maiores desertos do mundo, recoberta por neve no inverno.
Região da tundra do Ártico recoberta por neve no inverno.

Embora o bioma tundra seja um bioma distinto do bioma deserto, a tundra do Ártico pode ser considerada, também, como um deserto gelado, em função da baixa umidade dos índices pluviométricos que registra todos anos, variando entre 100 e 250 mm. A tundra do Ártico, diferentemente da maior parte dos desertos, não forma uma região contígua.

Com área total de 13.900.000 km², está presente nas seguintes regiões do planeta: norte da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e Groenlândia), Norte da Europa (Islândia, Finlândia, Suécia e Noruega) e Rússia.

3. Deserto do Saara (Norte da África)

Dunas de areia no Deserto do Saara, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo.

O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo. Esse grande deserto se estende por uma área de 9.000.000 km² no norte do continente africano, estando inserido no território de pelo menos nove países, dentre os quais se encontram Argélia, Líbia, Marrocos e Egito. O clima no Deserto do Saara é extremamente árido, com umidade do ar em torno de 25%. O volume anual de chuvas é, em média, de 25 mm.

Um aspecto que vale ser ressaltado é a grande variação das temperaturas diurna e noturna. Durante o dia, os termômetros registram até 50 °C no Deserto do Saara. No período da noite, há uma queda brusca das temperaturas, que chegam a -4 °C em algumas localidades. Para saber mais sobre o Deserto do Saara, clique aqui.

4. Grande Deserto Australiano (Austrália)

Região do Grande Deserto Australiano, um dos maiores desertos do mundo.
Região do Grande Deserto Australiano, no qual estão inseridos outros grandes desertos.

O Grande Deserto Australiano é uma área desértica de 2.700.000 km² localizada no interior da Austrália que recobre quase um quinto da área do país.

Na região desse deserto quente estão inseridos grandes desertos, dos quais se destacam o Grande Deserto de Vitória e o Grande Deserto Arenoso, que, juntos, possuem área de 616.000 km². A umidade relativa do ar varia entre 10 e 20% no Grande Deserto Australiano, e o volume anual de chuvas não ultrapassa os 250 mm.

5. Deserto Arábico (Península Arábica)

Região do Deserto Arábico, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto Arábico ocupa a maior parte da Península Arábica.

O Deserto Arábico é um deserto quente que possui superfície de 2.330.000 km² e está situado na Península Arábica, estendendo-se por oito países: Arábia Saudita, Iêmen, Kuwait, Iraque, Jordânia, Catar, Omã e Emirados Árabes Unidos.

A umidade relativa do ar nesse deserto pode cair para 2% em determinados períodos do ano, variando entre 2% e 5%. A temperatura, por sua vez, atinge 50 °C nos dias mais quentes. Nas áreas mais próximas ao litoral, no Golfo Pérsico, o ambiente pode se tornar extremamente quente e úmido, com umidade relativa superior a 70%, que torna o ambiente bastante abafado.

6. Deserto de Gobi (China e Mongólia)

Região do Deserto de Gobi, um dos maiores desertos do mundo.
Região do Deserto de Gobi, localizado no Leste do continente asiático.

O Deserto de Gobi fica localizado no Leste do continente asiático e se estende por uma área de 1.295.000 km² entre os territórios da China e da Mongólia. As temperaturas no deserto de Gobi variam entre -45 °C nos meses de inverno, caracterizando um período de frio extremo, até 40 °C no verão. A umidade do ar varia consideravelmente de acordo com a região (entre 7% e 40%), e o mesmo acontece com a precipitação.

7. Deserto de Kalahari (Sul da África)

Região do Deserto de Kalahari, um dos maiores desertos do mundo e o segundo maior deserto da África.
O Deserto de Kalahari é o segundo maior deserto do continente africano.

O Deserto de Kalahari é um deserto quente que se caracteriza como o segundo maior do continente africano e o mais extenso do Sul da África. Possui uma área de 900.000 km² que se estende por três países: Botsuana, Namíbia e África do Sul.

O norte do deserto de Kalahari registra precipitação volumosa, superior a 500 mm, o que seria um aspecto divergente dos desertos em geral. No entanto, a evaporação potencial dessa região é elevada, e a água que penetra no solo resseca rapidamente. Nas demais regiões desse deserto, o volume anual de chuvas é de 120 mm, com temperaturas anuais entre 46 °C nos dias mais quentes do verão e -12 °C nas noites de inverno.

8. Deserto da Patagônia (Argentina)

Região do Deserto da Patagônia, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto da Patagônia é o maior deserto do continente americano.

O Deserto da Patagônia está localizado no sul da América do Sul e é o maior deserto do continente americano. Insere-se predominantemente no território da Argentina e apresenta área de 673.000 km². Em função de sua posição no globo, esse é um deserto frio e com ventos intensos, que ajudam a diminuir a sensação térmica. As temperaturas médias anuais ficam em torno de 12 °C nos meses mais quentes e 2 °C no inverno, com precipitação em torno de 90 mm nas regiões mais secas.

9. Deserto Sírio (Oeste da Ásia)

Região do Deserto Sírio, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto Sírio fica ao norte do Deserto Arábico.

O Deserto Sírio é um deserto quente que se se estende por uma área de 500.000 km² no oeste do continente asiático, mais precisamente pela região do Oriente Médio. Ele fica ao norte de outro grande deserto da região, o Deserto Arábico, e está presente nos seguintes países: Síria, Arábia Saudita, Iraque e Jordânia.

Chove cerca de 125 mm ao ano no Deserto Sírio, onde as temperaturas podem variar entre -3 °C e 45 °C durante o ano. Destaca-se também a existência de um extenso campo rochoso formado essencialmente pelos derrames de lava basáltica que ocorriam naquela região entre os períodos Oligoceno e Quaternário. Essa área é conhecida como Ḥarrat al-Shām.

10. Deserto da Grande Bacia (Estados Unidos)

Região do Deserto da Grande Bacia, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto da Grande Bacia é o maior deserto da América do Norte.

O Deserto da Grande Bacia fica localizado no oeste dos Estados Unidos, sendo o maior deserto da América do Norte. Sua área de 492.098 km² abrange sete estados norte-americanos, sendo o principal deles o estado de Nevada. Esse deserto é caracterizado pela acentuada amplitude térmica anual, com verões extremamente quentes e invernos gelados e com precipitação na forma de neve. As temperaturas diárias também apresentam variação significativa, caindo de 32 °C (durante o dia) para 4 °C (durante a noite).

11. Deserto de Chihuahua (México e Estados Unidos)

Região do Deserto de Chihuahua, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto de Chihuahua abriga uma das maiores biodiversidades da América do Norte.

O Deserto de Chihuahua fica localizado entre o sul dos Estados Unidos e norte do México e é o segundo maior deserto da América do Norte. Com área de 453.248 km², o Deserto de Chihuahua é conhecido por abrigar uma das maiores biodiversidades do subcontinente norte-americano, a despeito do clima adverso. As chuvas escassas somam cerca de 235 mm ao ano, e as temperaturas variam entre 0 e 35 °C nesse mesmo período.

12. Deserto de Caracum (Ásia Central)

Dunas de areia no Deserto de Caracum, um dos maiores desertos do mundo.
O Deserto de Caracum compreende 70% da área do Turcomenistão.

O Deserto de Caracum fica localizado no Turcomenistão, país da Ásia Central, e compreende 70% da área do país. O deserto possui uma superfície total de 350.000 km². Situado próximo ao mar Cáspio, o deserto de Caracum apresenta temperaturas amenas na maior parte do ano, com exceção dos invernos, quando os termômetros podem marcar até -4 °C nos dias mais frios. O volume de chuvas é baixíssimo e varia entre 70 e 150 mm.

13. Planalto do Colorado (Estados Unidos)

Monument Valley, uma famosa paisagem do Planalto do Colorado, um dos maiores desertos do mundo.
Monument Valley, localizada no estado de Utah, é uma famosa paisagem do Planalto do Colorado.

Situado no sudoeste dos Estados Unidos, o Planalto do Colorado fica próximo dos grandes desertos da América do Norte. Essa região se estende por uma área de 337.000 km² e compreende quatro estados, como Utah e Novo México. Algumas das paisagens mais famosas, formadas por arenitos (tipo de rocha) esculpidos pela ação dos ventos fica no Planalto do Colorado. Chove uma média de 260 mm ao ano na região, com algumas exceções. As temperaturas variam entre -3 °C no inverno e 35 °C no verão.

14. Deserto de Sonora (México e Estados Unidos)

Região do Deserto de Sonora, um dos maiores desertos do mundo.
Região do Deserto de Sonora.

O Deserto de Sonora é um deserto com área de 310.000 km² localizado entre o noroeste do México e o sudoeste dos Estados Unidos. Com temperaturas bastante elevadas, que chegam a 49 °C em dias mais quentes, o Deserto de Sonora registra um volume pluviométrico que varia entre 75 e 380 mm, o que depende da região. Essas chuvas se concentram nos meses entre o inverno e a primavera. Na maior parte do ano, a umidade do ar é de 40%, enquanto no verão pode cair para apenas 10%.

15. Deserto de Kyzylkum (Uzbequistão e Cazaquistão)

Camelos em uma região do Deserto de Kyzylkum, um dos maiores desertos do mundo.
 O Deserto de Kyzylkum é um deserto que já registrou recordes de temperatura.

O Deserto de Kyzylkum (nome que, em uzbeque, significa “areia vermelha”) recobre uma área de 300.000 km² na porção central do continente asiático, entre o Uzbequistão e o Cazaquistão. Trata-se de um deserto quente, que já registrou recordes de temperatura de 52 °C, onde é possível observar a presença de oásis (ressurgências de água) e atividade agrícola próximo dos corpos hídricos. Apesar disso, as chuvas anuais têm volume entre 100 e 200 mm. É uma área importante para estudos paleontológicos da região.

Veja também: Deserto do Atacama — o deserto mais seco do mundo

Qual o menor deserto do mundo?

Acredita-se que o menor deserto do mundo seja o Deserto de Carcross, que fica no Canadá, país da América do Norte. Com área de aproximadamente 2.600 km², o Deserto de Carcross está situado no extremo oeste do território canadense, próximo da fronteira com o Alasca (Estados Unidos).

Há, entretanto, uma controvérsia sobre a classificação dessa área como um deserto. A umidade relativa do ar nessa paisagem natural fica entre 50 e 60% durante o ano, ao mesmo tempo que as chuvas são volumosas. Meteorologistas argumentam que a sombra de chuvas causada pelo relevo montanhoso e a ação de massas de ar polares oriundas do Ártico provocam secas na região, permitindo, assim, denominar essa área de deserto.

Deserto de Carcross, no Canadá, o menor deserto do mundo.
Deserto de Carcross, no Canadá.

Outro deserto apontado, também, como o menor do mundo é o Deserto do Maine, que possui área de 160.000 m² e fica no nordeste dos Estados Unidos. A área desértica se formou por meio da remoção constante da cobertura vegetal para o estabelecimento de pastagem para o gado. Com o passar dos anos, o solo deixou de ser produtivo, e, atualmente, a vegetação não se desenvolve naquela área em específico. Chamamos a esse processo de desertificação.

Deserto do Maine, nos Estados Unidos, outro deserto apontado como o menor deserto do mundo.
Deserto do Maine, nos Estados Unidos. [1]

Quantos desertos existem no mundo?

Existem 33 grandes desertos no mundo. Boa parte deles é dividida em desertos menores, como vimos no caso do Grande Deserto Australiano, o que pode elevar esse número. Em conjunto, os desertos representam pouco mais de um terço da superfície total do planeta Terra.

Afinal, o que é deserto?

Desertos são regiões áridas marcadas pela baixa umidade do ar e por um regime pluviométrico irregular. Na maioria dos desertos, o volume anual de chuvas não ultrapassa a marca de 250 milímetros, e a umidade relativa do ar tende a ser menor do que 30%. Diante dessas condições adversas de tempo e de clima, os solos dos desertos são praticamente improdutivos. Quando a vegetação se desenvolve, ela apresenta pequeno porte ou é adaptada a longos períodos de seca.

Nem todo deserto é formado por infinitas dunas de areia e sol escaldante. Existem, também, desertos temperados e desertos frios, que apresentam baixas temperaturas, chuvas escassas e elevada aridez. É importante mencionar ainda que algumas regiões são categorizadas como desérticas devido à sua taxa de evaporação, que é superior à de precipitação.

Crédito de imagem

[1] Faina Gurevich / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Maiores desertos do mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-maiores-desertos-mundo.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A respeito das características dos desertos, avalie as questões a seguir:

I) Mesmo com toda a adversidade, alguns desertos possuem localidades que apresentam fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

II) A principal característica dos desertos é a dificuldade de ocupação, uma vez que apresentam poucas condições para a manutenção da vida.

III) Os desertos são sempre regiões com altas temperaturas, baixos índices pluviométricos e que contam com amplas possibilidades de produção de gêneros agropecuários.

IV) A complexidade ou impossibilidade da produção de alimentos nos desertos é causada por questões naturais, como a baixíssima umidade ou temperaturas extremas.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, F

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, V, F, F

e) V, F, F, F

Exercício 2

O Deserto da Arábia está situado na Ásia, na região do Oriente Médio, e envolve os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. É uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta. Entretanto, no subsolo desse deserto, estão presentes diversos recursos minerais. O mais importante recurso mineral disponível é:

a) o carvão mineral

b) o gás natural

c) metais como o ouro e cobre

d) pedras preciosas

e) o petróleo