Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Croácia

A bandeira da Croácia é formada pelas cores vermelha, branca e azul, além de um escudo em forma quadriculada, e foi adotada oficialmente em 1990.

Bandeira da Croácia.
Bandeira da Croácia.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Croácia é formada por três listras horizontais e um escudo. As listras representam as cores do movimento do pan-eslavismo. Já o escudo, no tradicional formato quadriculado, representa ainda as principais regiões do país. O quadriculado da bandeira croata é comumente associado à seleção de futebol masculina do país.

A Croácia é uma das nações originadas do desmembramento da antiga Iugoslávia. Atualmente, é um país desenvolvido e industrializado, membro da União Europeia.

Leia também: Bandeira da Polônia — uma bandeira cujas cores foram definidas com base no seu brasão de armas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira da Croácia

  • O atual desenho da bandeira croata foi concretizado em 1990 como parte do processo de independência do país em relação à Iugoslávia.

  • As três listras da bandeira da Croácia, nos tons vermelho, branco e azul, representam as cores do movimento pan-eslavista.

  • A bandeira da Croácia possui o desenho dos brasões históricos das cinco principais regiões do país.

  • A Croácia é um país localizado na Europa, mais precisamente na região dos Bálcãs, parte da Europa Centro-Meridional.

História da bandeira da Croácia

A atual bandeira da Croácia foi instituída em 1990 como um desdobramento da luta pela independência do país em relação à antiga Iugoslávia. As cores históricas da bandeira são resultado do movimento pan-eslavo, que defende a união dos diversos povos eslavos, oriundos da Europa Oriental. A bandeira da Croácia conta ainda com os brasões históricos das cinco principais regiões do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Croácia

A bandeira da Croácia possui três listras horizontais nas cores vermelha, branca e azul, consideradas as cores da pan-eslavismo, além de um escudo, que carrega o tradicional desenho quadriculado em vermelho e branco, tão associado ao país. Além do traçado quadriculado, o escudo é formado pelos brasões históricos das principais regiões do país, em um total de cinco regiões representadas.

Significado das cores da bandeira da Croácia

As cores da bandeira da Croácia estão associadas ao pan-eslavismo, movimento em prol da união das populações eslavas, das quais os croatas são descendentes. Há diversas versões para a adoção do conjunto de três cores empregado na bandeira da Croácia. A mais tradicional indica que o azul remete à fé, o branco, à paz, e o vermelho, ao sangue do povo croata.

Significado do escudo da bandeira da Croácia

Representação do escudo da Croácia, presente na bandeira do país.
O escudo da Croácia é composto por cinco brasões que representam as principais regiões do país.

O escudo da bandeira da Croácia é composto por uma formação quadriculada nas cores vermelha e branca. Essa simbologia representa a união do povo croata. O escudo é composto ainda pelos brasões históricos das cinco principais regiões da Croácia. Os brasões representados na bandeira da Croácia são, respectivamente:

  • Croácia;

  • Dubrovnik;

  • Dalmácia;

  • Istria;

  • Eslavônia.

Veja também: Bandeira do Catar — uma bandeira cujo vermelho está historicamente ligado ao país

Principais características da Croácia

A Croácia é um país desenvolvido e industrializado localizado na Europa, mais precisamente na região dos Bálcãs, parte da Europa Centro-Meridional. A capital do país é a cidade de Zagreb.

A formação histórica da Croácia é bastante antiga, sendo que o país tornou-se oficialmente independente em 1991, após sua separação da antiga Iugoslávia. Geograficamente, o território é banhado pelo mar Adriático, além de possuir um relevo bastante montanhoso, assim como uma vegetação e clima tipicamente mediterrânicos. O território croata está dividido em 21 regiões.

Vista aérea de Zagreb, capital da Croácia, onde muitas bandeiras do país são hasteadas
A cidade de Zagreb é a capital da Croácia.

A população croata é bastante pequena em termos absolutos e relativos. Economicamente, a Croácia possui uma indústria diversificada e uma agricultura de ponta. O país é um dos principais destinos turísticos do mundo. Os croatas desfrutam de um elevado nível de vida. A cultura da Croácia tem forte influência dos povos eslavos. O país faz parte da União Europeia desde 2013.

Curiosidades sobre a bandeira da Croácia

  • As cores da bandeira da Croácia, vermelho, branco e azul, são adotadas por diversos outros países da antiga Europa Oriental, como Tchéquia, Eslováquia e Eslovênia.

  • O quadriculado da bandeira da Croácia é comumente associado ao uniforme da seleção masculina de futebol do país.

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira da Croácia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-croacia.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante