close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é representada pela Cruz de São Jorge, em homenagem ao santo padroeiro do país. Atribui-se sua adoção oficial ao Rei Eduardo III, no século XIV.

A bandeira da Inglaterra é formada pela Cruz de São Jorge sobre um fundo branco.
A bandeira da Inglaterra é formada pela Cruz de São Jorge sobre um fundo branco.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A bandeira da Inglaterra é um dos símbolos nacionais desse país. É representada por um retângulo de fundo branco com uma cruz vermelha estampada, chamada de Cruz de São Jorge.

Os elementos da bandeira inglesa foram unidos aos da bandeira escocesa para dar origem à primeira bandeira do Reino Unido, no ano de 1606, e mantém-se hoje na atual configuração do símbolo dessa união política.

Leia também: Qual é a diferença entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Inglaterra

  • A bandeira da Inglaterra é representada por um fundo branco onde está estampada a Cruz de São Jorge em vermelho, em referência ao santo padroeiro do país.

  • Já a bandeira do Reino Unido, conhecida como Union Jack, é formada pela junção dos símbolos que representam todos os países que integram essa união política.

  • A Cruz de São Jorge já foi utilizada para identificar os soldados em batalhas e também os navios da marinha inglesa.

Significado da bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra representa a Cruz de São Jorge, considerado o santo padroeiro do país desde pelo menos o século XIV. Além de ter sido oficializado como o patrono da Inglaterra, a figura de São Jorge é atribuída à proteção dos soldados, o que é baseado tanto nas histórias heroicas por detrás da figura desse santo quanto na utilização de um símbolo semelhante ao estampado na bandeira inglesa pelos solados do país durante o movimento da Terceira Cruzada no século XII.

Um retângulo branco com o desenho de uma cruz feita de listras vermelhas representa a bandeira da Inglaterra. Nesse símbolo nacional, a cor branca carrega o significado da paz. Já a cor vermelha representa bravura e coragem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre a bandeira da Inglaterra e a bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é conhecida como Union Jack, ou Bandeira da União. Trata-se de um símbolo que representa todos os países que fazem parte desse Estado soberano, que são:

  • Inglaterra;

  • Escócia;

  • Irlanda do Norte;

  • País de Gales.

Ela foi inicialmente composta pela junção das cruzes de Santo André, símbolo da Escócia, e de São Jorge, que representa a Inglaterra. À época da sua formação, em 1606, representava também o País de Gales, que então já formava uma união política com o território inglês. A cruz escocesa é representada na diagonal sobre um fundo azul, de onde deriva essa cor na bandeira do Reino Unido.

No ano de 1801, após a união dos reinos da Grã-Bretanha e da Irlanda, a cruz de São Patrício foi incorporada à bandeira do Reino Unido, que é uma cruz vermelha na diagonal, representando a Irlanda do Norte. Chegou-se, dessa forma, à atual configuração da bandeira do Reino Unido, que podemos ver na imagem abaixo.

Bandeira do Reino Unido em frente ao Palácio de Westminster
A bandeira do Reino Unido representa a união dos símbolos nacionais da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda.

História da bandeira da Inglaterra

Existe, na literatura, uma certa dificuldade em se determinar quais são as origens do símbolo presente na bandeira da Inglaterra e o que de fato determinou a sua utilização. Além disso, a cruz vermelha é bastante utilizada em bandeiras de outras nações, entidades e territórios que não se restringem ao continente europeu.

As lendas sobre São Jorge e a sua representatividade religiosa são incorporadas por diversas matrizes de crenças ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Acredita-se que ele foi um soldado romano que nasceu onde hoje se localiza a Turquia e viveu entre os anos de 280 e 303 da Era Moderna. Ele foi morto em 23 de abril de 303, por causa de sua recusa em renunciar ao cristianismo, sua religião, em meio à perseguição ordenada pelo imperador romano Diocleciano.

A principal história sobre a adoção da chamada Cruz de São Jorge conta que ela ocorreu inicialmente com o início da participação da Inglaterra nas Cruzadas, no século XII, e com o uso que o Rei Henrique II fez desse símbolo. No século XIII, essa mesma cruz era utilizada para identificar os soldados ingleses durante a Batalha de Evesham.

Além disso, São Jorge passou a ser uma figura importante para a Inglaterra com o Rei Eduardo III, que atribuiu a ele uma vitória militar obtida pelo país e o nomeu padroeiro da Ordem da Jarreteira, no século XIV. A cruz passou a ser mais amplamente utilizada a partir de então, sendo usada como estandarte real marítimo no século XVI. A partir de 1606, o símbolo foi incorporado à cruz de Santo André e deu origem à bandeira do Reino Unido.

Leia também: Big Ben — a história de um dos mais famosos cartões-postais londrinos

A Inglaterra

A Inglaterra é uma nação pertencente ao Reino Unido. Está localizada na ilha da Grã-Bretanha, a maior ilha do continente europeu, e tem como capital a cidade de Londres. É lá onde a Revolução Industrial teve início, ainda no século XVIII, e atualmente o país é considerado o centro econômico e financeiro do Reino Unido, com uma economia forte que se baseia notadamente no setor terciário, com grande destaque aos serviços bancários e financeiros.

Cerca de 84% de toda a população do Reino Unido vive na Inglaterra, o que equivale a 56,5 milhões de habitantes. O país é muito rico culturalmente, com ampla tradição em diversos setores das artes, como nas artes plásticas, na literatura e na música, sendo o local de origem de grandes personalidades de renome internacional.

Ainda que a população disponha de ampla infraestrutura e um bom índice de qualidade de vida no país, o que abrange suas opções culturais, a Inglaterra possui o mais elevado custo de vida do Reino Unido.

Leia também: Princesa Diana — a terceira mulher mais influente da monarquia inglesa

Curiosidades sobre a Inglaterra

  • É o maior país em área e população do Reino Unido. Abriga a sede da monarquia britânica.

  • A Inglaterra, junto do Reino Unido, deixou formalmente a União Europeia em 2020. O movimento de saída ficou conhecido como Brexit.

  • O país possui uma conexão física com a França através do Eurotúnel, um túnel submarino que passa sob o Canal da Mancha.

  • O futebol é um esporte de origem inglesa.

  • O consumo per capita de chá pelos ingleses é maior do que em qualquer outro local do mundo, mas ele tem caído nos últimos anos.

 

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Inglaterra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-inglaterra.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


os estados unidos e o canada são grandes consumidores de carvão e petroleo como esse fato se relaciona com alto nivel de desenvolvimento industrial e tecnologico desses paises?

Por Jessica Neves
Responder
Ver respostas

A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Estude agora


Cálculo do Kc e Kp

Kc e Kp são as constantes de equilíbrio em termos de concentração e de pressão, respectivamente, e são calculadas...

Guia de Profissões | A vida na Medicina, com a Dra. Laryssa Franco

Quer ter mais informações sobre o curso de Medicina e a profissão? Confira uma entrevista com a cirurgiã vascular...