Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Austrália

A bandeira da Austrália possui forte influência da bandeira do Reino Unido e foi adotada oficialmente pelo país em 3 de setembro de 1901.

Bandeira da Austrália.
Bandeira da Austrália.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Austrália é o símbolo máximo desse país, que é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do planeta. A bandeira foi adotada oficialmente pelo país em 3 de setembro de 1901 e possui a representação da bandeira do Reino Unido no seu canto superior esquerdo, evidenciando a influência britânica sobre o desenho da bandeira, que decorre do fato de que a Austrália é uma ex-colônia britânica.

Leia também: Bandeira dos Estados Unidos — a bandeira de um dos países mais influentes do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre bandeira da Austrália

  • A história da bandeira australiana está vinculada ao surgimento da Comunidade da Austrália, que se tornou independente do Reino Unido.

  • No canto superior esquerdo da bandeira da Austrália há a representação da bandeira do Reino Unido.

  • No total, a bandeira da Austrália possui três cores: o azul, o vermelho e o branco, que são justamente as cores da bandeira do Reino Unido.

  • A bandeira da Austrália é motivo de controvérsias, especialmente por causa do seu desenho inspirado na bandeira britânica, que remete ao período de colonização do país.

  • A estrela branca de sete pontas indica os seis estados australianos e os territórios que formam a Austrália.

  • A Austrália está geograficamente situada no Hemisfério Sul, entre os oceanos Índico e Pacífico, sendo o maior território em extensão da Oceania.

História da bandeira da Austrália

A bandeira atual da Austrália foi adotada oficialmente em 3 de setembro de 1901. A história da bandeira australiana está vinculada ao surgimento da Comunidade da Austrália, que representou uma maior autonomia da Austrália frente a sua antiga nação colonizadora, o Reino Unido. Assim, para a escolha da bandeira local, foi realizado um concurso que escolheu o desenho atual, apesar de que ele passou por algumas mudanças pontuais ao longo do último século.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Austrália

A bandeira da Austrália é composta por um fundo azul. No seu canto superior esquerdo, há a representação da bandeira do Reino Unido, país do qual a Austrália é uma ex-colônia. Logo abaixo está situada uma estrela de sete pontas, na cor branca. Na porção direita da bandeira da Austrália existe a representação do Cruzeiro do Sul, com quatro estrelas brancas de sete pontas, e ainda uma pequena estrela branca de cinco pontas.

Significado das cores da bandeira da Austrália

No total, a bandeira da Austrália possui três cores: o azul, o vermelho e o branco. A adoção dessas cores não possui um significado específico, e sim remete ao Reino Unido, que foi a nação que colonizou a Austrália e que ainda possui grande influência na política australiana. Desse modo, as cores da bandeira da Austrália podem ser entendidas como uma referência aos britânicos.

Significado dos símbolos da bandeira da Austrália

Os diversos símbolos presentes na bandeira da Austrália representam o Reino Unido e ainda aspectos da geografia australiana. A referência ao Reino Unido está explícita no desenho do canto superior esquerdo da bandeira da Austrália. Por sua vez, a estrela branca de sete pontas indica os seis estados australianos e os territórios que formam esse país. Já o Cruzeiro do Sul remete à localização geográfica da Austrália, no Hemisfério Sul do planeta.

Veja também: Bandeira da Argentina — a bandeira que traz o símbolo argentino da independência

Bandeira da Austrália x bandeira da Nova Zelândia

A bandeira da Austrália e a bandeira da Nova Zelândia possuem desenhos parecidos. Porém, a bandeira neozelandesa não tem uma grande estrela de sete pontas como a bandeira australiana e ainda possui mudanças substanciais no desenho do Cruzeiro do Sul, com estrelas vermelhas de bordas brancas.

Bandeira da Nova Zelândia.
Bandeira da Nova Zelândia.

Outras bandeiras da Austrália

A bandeira da Austrália é motivo de controvérsias, especialmente por causa do seu desenho inspirado na bandeira do Reino Unido, que remete ao período de colonização do país. A grande crítica feita ao desenho da bandeira da Austrália é que ele não representa os aborígenes, população tradicional australiana.

Nesse sentido, são realizadas campanhas em defesa da adoção de novas bandeiras para a Austrália, mais próximas da realidade histórica do país. Nesse sentido, destacam-se as cores verde e amarela, comumente adotadas pelos esportistas australianos, que remetem a wattle, espécie típica da flora australiana.

Principais características da Austrália

Cidade de Camberra, capital da Austrália, um dos locais onde são hasteadas bandeiras da Austrália em prédios públicos.
A cidade de Camberra é a capital da Austrália.

A Austrália é um país localizado na Oceania. A divisão regional australiana conta com seis estados e sete territórios. A cidade de Camberra é a capital da Austrália. São outras cidades importantes do país: Sidney, Melbourne e Brisbane.

O país está geograficamente situado no Hemisfério Sul, entre o oceano Índico e o oceano Pacífico, sendo o maior território da Oceania. Além da sua porção continental, a Austrália conta com diversas ilhas, sendo o sexto maior país em extensão territorial do mundo.

Há, na Austrália, uma grande diversidade de clima e vegetação e ainda um litoral bastante recortado, com a presença de diversas praias. O país também detém extensas áreas desérticas e uma substancial biodiversidade de espécies. Há uma alta taxa de endemismo de flora e fauna na Austrália.

O território australiano é relativamente populoso, mas pouco povoado. Economicamente, destaca-se a exploração de bens minerais, a moderna indústria de bens manufaturados e o turismo. A Austrália é uma nação muito desenvolvida e industrializada que possui grande destaque regional em termos geopolíticos. Ademais, o país é reconhecido pela defesa aos direitos humanos e pela adoção de políticas liberais.

Curiosidades sobre a bandeira da Austrália

  • O dia 3 de setembro, data da adoção oficial da bandeira da Austrália, é também quando se comemora o Dia da Bandeira na Austrália.

  • As dimensões oficiais da bandeira da Austrália são 1 metro de largura e 2 metros de comprimento.

  • O povo aborígene australiano, população tradicional da Austrália, possui a sua própria bandeira.

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira da Austrália"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-australia.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante