O que é eletricidade?

A Eletricidade é o ramo da Física em que os fenômenos envolvendo cargas elétricas paradas ou em movimento são estudados.

A Eletricidade é o ramo da Física que estuda fenômenos relacionados com as cargas elétricas

A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. O nome eletricidade deriva da palavra grega Eléktron, utilizada pelos gregos em referência a uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores: o âmbar.

Resina fossilizada conhecida como âmbar

Os gregos antigos perceberam que, ao atritar o âmbar na pele de animais, esse material adquiria a propriedade de atração de pequenos corpos, como penas, tecidos etc. A partir daí os fenômenos de origem elétrica começaram a ser estudados.

Hoje em dia temos total dependência dos fenômenos e equipamentos elétricos. Lâmpadas, ferro de passar, chuveiro, geladeiras, computadores e motores elétricos são alguns poucos exemplos do uso cotidiano da eletricidade.

• Desenvolvimento do estudo sobre Eletricidade

Somente no século XVI os estudos sobre eletricidade ganharam força principalmente com as contribuições do inglês William Gilbert. De início, imaginava-se que os fenômenos elétricos não tinham correspondência com fenômenos magnéticos, mas, em 1820, o dinamarquês Hans Christian Oersted observou que a corrente elétrica gerava campo magnético e, assim, deu-se início à Era do Eletromagnetísmo.

• Subdivisões da Eletricidade

A eletricidade pode ser subdividida: em Eletrostática (estudo das cargas elétricas em repouso, processos de eletrização, força eletrostática etc.) e Eletrodinâmica (estudo dos fenômenos que envolvem cargas elétricas em movimento e eletromagnetismo).

• Principais temas estudados em Eletricidade

1. Processos de eletrização: Eletrizar significa gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo. Existem três processos de eletrização: Atrito, contato e indução;

2. Lei de Coulomb: determina a força de interação elétrica existente entre duas partículas;

3. Resistores: Equipamentos que são reguladores de corrente elétrica em circuitos e realizam o efeito joule (transformação de eletricidade em calor);

4. Geradores e receptores: Estudo dos equipamentos que recebem e geram energia elétrica.

Por Joab Silas

Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é eletricidade?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-eletricidade.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.