Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Astrofísica

A astrofísica é uma área da Astronomia que estuda o universo e seus corpos celestes através das leis da Física e Química.

Telescópio Espacial James Webb (JWST) na órbita terrestre, telescópio usado para algumas observações da astrofísica.
O telescópio James Webb é usado para algumas observações astrofísicas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes. Ela se subdivide em cinco linhas de pesquisa:

  • astrofísica de altas energias;
  • cosmologia;
  • astrofísica óptica e no infravermelho;
  • astrofísica de ondas gravitacionais;
  • radiofísica solar e do meio interplanetário.

Leia também: Astronomia — detalhes sobre a ciência que é considerada a mais antiga do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a astrofísica

  • A astrofísica é a área da Astronomia que estuda o universo e seus corpos celestes através das leis da Física e Química.
  • Na astrofísica usamos as lunetas astronômicas, telescópios terrestres, fotômetros, radiotelescópios, telescópios espaciais e observatórios.
  • A astrofísica se divide nas linhas de pesquisa: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e no infravermelho, astrofísica de ondas gravitacionais, e radiofísica solar e do meio interplanetário.
  • O astrofísico estuda os comportamentos e fenômenos associados aos planetas, galáxias, estrelas, constelações e tudo que existe no universo pela visão das leis da Física.
  • O astronômo e matemático Johannes Kepler é considerado o pai da astrofísica.
  • Outros importantes cientistas ligados à astrofísica são: Galileu Galilei, Isaac Newton, Henry Cavendish, Joseph von Fraunhofer, Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen.
  • Enquanto a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a cenários astronômicos.

O que é astrofísica?

A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes.

O que a astrofísica estuda?

A astrofísica estuda, explica e prevê o universo e todos os corpos celestes que ele contém, como as estrelas, planetas, cometas, constelações e outros, por meio das leis da Química e principalmente das leis da Física, que fornecem um forte embasamento científico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o lançamento do telescópio James Webb em 2021, a astrofísica obteve descobertas e registros fotográficos inéditos, como a imagem, com enorme riqueza de detalhes, da morte da estrela da Nebulosa do Anel Sul e as imagens das galáxias mais antigas que detectamos no universo: a galáxia GLASS-z13, a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, e a galáxia CEERS-93316, a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra.

Instrumentos usados na astrofísica

Radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma), um dos instrumentos usados atualmente na astrofísica.
O radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma) é um dos instrumentos usados atualmente na astrofísica. [1]

Existem diversos instrumentos usados na astrofísica, tais como:

  • lunetas astronômicas, como as lunetas que estão no Observatório de Meudon, na França;
  • telescópios terrestres, como o Gran Telescopio Canarias, chamado também de Grantecan (GTC);
  • fotômetros acoplados aos telescópios;
  • radiotelescópios, como o Atacama Large Millimeter Array (Alma);
  • telescópios espaciais, como o Telescópio Espacial James Webb;
  • observatórios, como o Observatório de Raios-X Chandra.

Divisões da astrofísica

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a astrofísica se divide em cinco linhas de pesquisa:

  • Astrofísica de altas energias: detecção de radiação gama e X originadas de objetos astrofísicos que estão em satélites e balões espaciais.
  • Cosmologia: investiga a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (RCF) e as emissões terrestres de radiação rádio e micro-ondas para o universo.
  • Astrofísica óptica e no infravermelho: estuda as radiações eletromagnéticas na faixa do visível e do infravermelho do espectro eletromagnético emitidas pelos corpos celestes.
  • Astrofísica de ondas gravitacionais: investiga a emissão de ondas gravitacionais – por exemplo, por buracos negros e estrelas de nêutrons – e busca novas teorias gravitacionais diferentes da Teoria da Relatividade Geral.
  • Radiofísica solar e do meio interplanetário: estuda tudo a respeito dos fenômenos solares e sua interação com o meio interplanetário.

O que um astrofísico faz?

O astrofísico é um profissional formado em Física e especialista em Astronomia, ou vice-versa, que visa compreender o universo e seus corpos celestes através das leis da Física. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, algumas atividades que podem ser desempenhadas pelo astrofísico são:

  • pesquisas científicas, teóricas e experimentais, na área de astrofísica;
  • pesquisas científicas, teóricas e experimentais, para o desenvolvimento de instrumentação astrofísica;
  • divulgação científica sobre Astronomia e astrofísica.

Acesse também: Apolo 11 — detalhes sobre a primeira viagem do homem à Lua

História da astrofísica

A história da astrofísica se iniciou quando os cientistas passaram a trazer seus conhecimentos físicos para suas observações astronômicas. Abaixo selecionamos alguns cientistas que contribuíram para a história e desenvolvimento da astrofísica:

  • Johannes Kepler (1571-1630): é considerado o pai da astrofísica. Ele foi capaz de determinar a órbita da Terra e de Marte e desenvolver as três leis de Kepler que caracterizam o movimento planetário, através dos dados observacionais herdados do astrônomo Tycho Brahe.
  • Galileu Galilei (1564-1642): descobriu a existência de milhares de estrelas na nossa galáxia Via Láctea, as luas de Júpiter, as manchas do Sol e muito mais.
  • Isaac Newton (1643-1727): inventou o cálculo diferencial e integral que sustenta matematicamente toda a Física, descobriu o espectro de luz visível (composição da luz branca), desenvolveu as suas três leis de movimento e a lei da gravitação universal.
  • Henry Cavendish (1731-1810): mediu a constante gravitacional G, além de descobrir e classificar o átomo de hidrogênio.
  • Joseph von Fraunhofer (1787-1826): era o melhor desenvolvedor de equipamentos ópticos do mundo naquela época. Ele utilizou um equipamento chamado teodolito e observou que existiam linhas escuras entre as cores (chamadas hoje de linhas de Fraunhofer), gerando o desenvolvimento da espectroscopia, método que estuda a influência da radiação eletromagnética na matéria e é fundamental para o estudo da astrofísica.
  • Gustav Kirchhoff (1824-1887) e Robert Bunsen (1811-1899): aprimoraram o espectroscópio e descobriram a composição química do Sol. Com isso, Kirchhoff elaborou as três leis fundamentais da espectroscopia para a determinação dos tipos básicos de espectros de elementos químicos.

Diferenças entre astrofísica e cosmologia

Ainda não estão estabelecidos os limites entre os estudos da astrofísica e da cosmologia, já que são áreas estreitamente correlacionadas. Apesar disso, para os astrofísicos Neil deGrasse Tyson (1958-) e Donald Goldsmith (1943-) no livro Origens, a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, já a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a contextos astronômicos.

Crédito de imagem

[1] Jose Luis Stephens / Shutterstock

Fontes

BRASIL. Astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/engenharia-e-ciencias-espaciais/cgce/ciencia-espacial/astrofisica.

MELO MARTINS, João Paulo de; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto; RODRIGUES, Clóves Gonçalves. Uma Breve História da Astrofísica. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102046-e3102046, 2022.

TYSON, Neil deGrasse. Astrofísica para apressados. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2017.

TYSON, Neil deGrasse. Goldsmith, Donald. Origens. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2015.

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Astrofísica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/astrofisica.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

Artigos Astrofísica


Buraco de minhoca

Você sabe o que são os buracos de minhoca? Clique neste link e conheça esses túneis hipotéticos capazes de conectar diferentes posições do espaço e do tempo.
Física

Como funciona o lançamento de um foguete

Você sabe como funciona o lançamento de um foguete? Acesse e entenda o que são os foguetes, como funcionam, qual combustível usam e de onde eles podem ser lançados.
Física

Constelações

Você sabe o que são constelações? Confira quais são as principais constelações, conheça suas origens e aprenda sobre as constelações do zodíaco.
Física

Curiosidades sobre o Sistema Solar

Você conhece as características do Sistema Solar? Ele é constituído por todos os corpos celestes atraídos gravitacionalmente pela enorme massa do Sol. Ao todo, são oito planetas, mais os...
Física

Eclipse solar e lunar

Acesse o artigo e aprenda mais sobre os eclipses. Você sabe como eles ocorrem? Confira neste artigo o que são os eclipses e quais são as suas causas. Além disso, aprenda a diferenciar os eclipses...
Física

Fatos que comprovam a chegada do homem à Lua

Você tem dúvidas sobre o homem ter pisado na Lua? Confira este artigo e descubra algumas informações que confirmam a presença do homem em solo lunar.
Física

História da Astronomia

Conheça um pouco mais sobre a história da Astronomia. Confira quem foram os grandes nomes dessa grande área do conhecimento e suas descobertas.
Física

Lei de Hubble e a expansão do Universo

Você conhece a lei de Hubble? Entenda mais sobre essa lei, conheça a constante de Hubble, e entenda a relação entre a lei e a contínua expansão do Universo.
Física

Missão Mars 2020

Você já ouviu falar da Missão Mars 2020? Conheça os objetivos e as etapas da ambiciosa missão que poderá revelar a existência de vida microbiana no passado de Marte.
Física

Ondas gravitacionais

Clique para saber tudo sobre as ondas gravitacionais. Confira quais são as suas características, quando foram detectadas, e como se formam.
Física

Planetas anões

Você conhece os planetas anões? Descubra suas principais características. Conheça os planetas anões mais próximos da Terra e curiosidades sobre o tema.
Física

Por que não sentimos a Terra girar?

Você consegue explicar o motivo de a Terra estar em movimento e não conseguirmos percebê-lo? Acesse o artigo e saiba mais sobre esse interessante fenômeno.
Física

Por que o homem ainda não voltou à Lua?

Você sabia que a última vez em que o homem pisou na Lua foi em 1972? Conheça o porquê de não termos voltado ao satélite e os novos interesses da exploração espacial.
Física

Primeiro homem a pisar na Lua

Você sabe quem foi o primeiro homem a pisar na Lua? Conheça quem foi e a história por trás do primeiro ser humano a caminhar sobre nosso satélite natural.
Física

Programa Artemis

Saiba tudo sobre o programa Artemis! Veja como a Nasa pretende colocar novamente o ser humano na superfície da Lua. Conheça as etapas do projeto e sua importância.
Física

Radiotelescópios

Clique aqui e saiba mais sobre os radiotelescópios, instrumentos utilizados para a investigação da formação e estrutura de corpos no universo.
Física

Sol

Que tal aprender mais sobre o Sol? O Sol é uma estrela de sequência principal que produz energia com base na fusão dos átomos de hidrogênio, convertendo-os em hélio.
Física

Sonda Parker

Saiba mais sobre a sonda Parker, criada especialmente para estudar a atmosfera solar, também conhecida como coroa solar. Essa região é especialmente interessante para os cientistas por abrigar...
Física

Telescópio Espacial James Webb (JWST)

Clique para saber tudo sobre o Telescópio Espacial James Webb. Confira aqui sua localização, características, para que serve, descobertas e muito mais.
Física

Teoria da Relatividade Geral

Que tal saber mais sobre a Teoria da Relatividade Geral? Essa teoria, proposta por Einstein, é uma generalização da Teoria da Relatividade Restrita e leva em conta os referenciais não inerciais,...
Física

Unidades astronômicas

Você sabe o que é uma unidade astronômica? É uma medida de comprimento que usa como referência a distância média da Terra ao Sol. Uma unidade astronômica é equivalente a aproximadamente 499...
Física

PUBLICIDADE