PUBLICIDADE
A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes. Ela se subdivide em cinco linhas de pesquisa:
- astrofísica de altas energias;
- cosmologia;
- astrofísica óptica e no infravermelho;
- astrofísica de ondas gravitacionais;
- radiofísica solar e do meio interplanetário.
Leia também: Astronomia — detalhes sobre a ciência que é considerada a mais antiga do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a astrofísica
- 2 - O que é astrofísica?
- 3 - O que a astrofísica estuda?
- 4 - Instrumentos usados na astrofísica
- 5 - Divisões da astrofísica
- 6 - O que um astrofísico faz?
- 7 - História da astrofísica
- 8 - Diferenças entre astrofísica e cosmologia
Resumo sobre a astrofísica
- A astrofísica é a área da Astronomia que estuda o universo e seus corpos celestes através das leis da Física e Química.
- Na astrofísica usamos as lunetas astronômicas, telescópios terrestres, fotômetros, radiotelescópios, telescópios espaciais e observatórios.
- A astrofísica se divide nas linhas de pesquisa: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e no infravermelho, astrofísica de ondas gravitacionais, e radiofísica solar e do meio interplanetário.
- O astrofísico estuda os comportamentos e fenômenos associados aos planetas, galáxias, estrelas, constelações e tudo que existe no universo pela visão das leis da Física.
- O astronômo e matemático Johannes Kepler é considerado o pai da astrofísica.
- Outros importantes cientistas ligados à astrofísica são: Galileu Galilei, Isaac Newton, Henry Cavendish, Joseph von Fraunhofer, Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen.
- Enquanto a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a cenários astronômicos.
O que é astrofísica?
A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes.
O que a astrofísica estuda?
A astrofísica estuda, explica e prevê o universo e todos os corpos celestes que ele contém, como as estrelas, planetas, cometas, constelações e outros, por meio das leis da Química e principalmente das leis da Física, que fornecem um forte embasamento científico.
Com o lançamento do telescópio James Webb em 2021, a astrofísica obteve descobertas e registros fotográficos inéditos, como a imagem, com enorme riqueza de detalhes, da morte da estrela da Nebulosa do Anel Sul e as imagens das galáxias mais antigas que detectamos no universo: a galáxia GLASS-z13, a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, e a galáxia CEERS-93316, a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra.
Instrumentos usados na astrofísica
Existem diversos instrumentos usados na astrofísica, tais como:
- lunetas astronômicas, como as lunetas que estão no Observatório de Meudon, na França;
- telescópios terrestres, como o Gran Telescopio Canarias, chamado também de Grantecan (GTC);
- fotômetros acoplados aos telescópios;
- radiotelescópios, como o Atacama Large Millimeter Array (Alma);
- telescópios espaciais, como o Telescópio Espacial James Webb;
- observatórios, como o Observatório de Raios-X Chandra.
Divisões da astrofísica
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a astrofísica se divide em cinco linhas de pesquisa:
- Astrofísica de altas energias: detecção de radiação gama e X originadas de objetos astrofísicos que estão em satélites e balões espaciais.
- Cosmologia: investiga a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (RCF) e as emissões terrestres de radiação rádio e micro-ondas para o universo.
- Astrofísica óptica e no infravermelho: estuda as radiações eletromagnéticas na faixa do visível e do infravermelho do espectro eletromagnético emitidas pelos corpos celestes.
- Astrofísica de ondas gravitacionais: investiga a emissão de ondas gravitacionais – por exemplo, por buracos negros e estrelas de nêutrons – e busca novas teorias gravitacionais diferentes da Teoria da Relatividade Geral.
- Radiofísica solar e do meio interplanetário: estuda tudo a respeito dos fenômenos solares e sua interação com o meio interplanetário.
O que um astrofísico faz?
O astrofísico é um profissional formado em Física e especialista em Astronomia, ou vice-versa, que visa compreender o universo e seus corpos celestes através das leis da Física. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, algumas atividades que podem ser desempenhadas pelo astrofísico são:
- pesquisas científicas, teóricas e experimentais, na área de astrofísica;
- pesquisas científicas, teóricas e experimentais, para o desenvolvimento de instrumentação astrofísica;
- divulgação científica sobre Astronomia e astrofísica.
Acesse também: Apolo 11 — detalhes sobre a primeira viagem do homem à Lua
História da astrofísica
A história da astrofísica se iniciou quando os cientistas passaram a trazer seus conhecimentos físicos para suas observações astronômicas. Abaixo selecionamos alguns cientistas que contribuíram para a história e desenvolvimento da astrofísica:
- Johannes Kepler (1571-1630): é considerado o pai da astrofísica. Ele foi capaz de determinar a órbita da Terra e de Marte e desenvolver as três leis de Kepler que caracterizam o movimento planetário, através dos dados observacionais herdados do astrônomo Tycho Brahe.
- Galileu Galilei (1564-1642): descobriu a existência de milhares de estrelas na nossa galáxia Via Láctea, as luas de Júpiter, as manchas do Sol e muito mais.
- Isaac Newton (1643-1727): inventou o cálculo diferencial e integral que sustenta matematicamente toda a Física, descobriu o espectro de luz visível (composição da luz branca), desenvolveu as suas três leis de movimento e a lei da gravitação universal.
- Henry Cavendish (1731-1810): mediu a constante gravitacional G, além de descobrir e classificar o átomo de hidrogênio.
- Joseph von Fraunhofer (1787-1826): era o melhor desenvolvedor de equipamentos ópticos do mundo naquela época. Ele utilizou um equipamento chamado teodolito e observou que existiam linhas escuras entre as cores (chamadas hoje de linhas de Fraunhofer), gerando o desenvolvimento da espectroscopia, método que estuda a influência da radiação eletromagnética na matéria e é fundamental para o estudo da astrofísica.
- Gustav Kirchhoff (1824-1887) e Robert Bunsen (1811-1899): aprimoraram o espectroscópio e descobriram a composição química do Sol. Com isso, Kirchhoff elaborou as três leis fundamentais da espectroscopia para a determinação dos tipos básicos de espectros de elementos químicos.
Diferenças entre astrofísica e cosmologia
Ainda não estão estabelecidos os limites entre os estudos da astrofísica e da cosmologia, já que são áreas estreitamente correlacionadas. Apesar disso, para os astrofísicos Neil deGrasse Tyson (1958-) e Donald Goldsmith (1943-) no livro Origens, a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, já a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a contextos astronômicos.
Crédito de imagem
[1] Jose Luis Stephens / Shutterstock
Fontes
BRASIL. Astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/engenharia-e-ciencias-espaciais/cgce/ciencia-espacial/astrofisica.
MELO MARTINS, João Paulo de; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto; RODRIGUES, Clóves Gonçalves. Uma Breve História da Astrofísica. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102046-e3102046, 2022.
TYSON, Neil deGrasse. Astrofísica para apressados. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2017.
TYSON, Neil deGrasse. Goldsmith, Donald. Origens. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2015.