Topo
pesquisar

Unidades astronômicas

Física

As distâncias astronômicas são geralmente muito maiores que o metro ou mesmo o quilômetro. Dessa forma, é comum usarmos unidades como o parsec ou a unidade astronômica.
Unidade astronômica é igual à distância média da Terra ao Sol, equivalente a aproximadamente 150 milhões de quilômetros
Unidade astronômica é igual à distância média da Terra ao Sol, equivalente a aproximadamente 150 milhões de quilômetros
PUBLICIDADE

Unidade astronômica é uma unidade de comprimento dada pela distância média da Terra ao Sol, equivalente a 1,496.106 km. A distância Terra-Sol varia ao longo do ano, pois a órbita da Terra em torno do Sol apresenta uma leve excentricidade: durante o apogeu e o perigeu, a Terra se encontra nas distâncias máxima e mínima, respectivamente, em relação ao Sol.

Confira na tabela abaixo algumas relações entre unidade astronômica e outras unidades:

1 ua (Unidade astronômica)

149 597 870 700 metros

48 481 368.10-6 parsec

15 812 507.10−6 anos-luz

499 segundos-luz


As unidades de segundos-luz e anos-luz, listadas acima, correspondem à distância percorrida pela luz no vácuo nos intervalos de tempo de um segundo e de um ano, respectivamente. Uma unidade astronômica é equivalente a 499 segundos-luz, ou seja, o tempo necessário para a luz proveniente do Sol chegar à Terra é de, aproximadamente, 8 minutos e 19 segundos.

Veja também: História da Astronomia


Parsec: uma unidade astronômica alternativa

O parsec é uma unidade usada para medir distâncias entre corpos celestes muito distantes do Sistema Solar e equivale a 3,084.1013 km. O parsec está relacionado a um ângulo de paralaxe de 1 arco de segundo, formado entre o Sol e a Terra em relação a alguma estrela próxima. A diferença de posição aparente para um observador que olha uma estrela a partir do Sol e outro que a observa a partir da Terra é chamada de paralaxe. Observe o esquema abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades:

  • A estrela mais próxima da Terra, depois do Sol, é a Alpha-Centauri, que dista 4,37 anos-luz da Terra ou, aproximadamente, 276 363 unidades astronômicas.

  • Estima-se que o tamanho do Universo seja de aproximadamente 28 gigaparsecs, ou seja, 28 bilhões de parsecs.

  • Algumas estrelas são conhecidas como hipergigantes, pois seus diâmetros são mais de 1500 vezes maiores que o diâmetro do Sol. A estrela do Canis Majoris, localizada na constelação de Cão Maior, é um exemplo de estrela hipergigante.


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Unidades astronômicas"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/unidades-astronomicas.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola