Topo
pesquisar

Tóquio

Japão

Tóquio corresponde a uma das prefeituras do Japão, localizada na Ilha de Honsu. Representa o centro político, financeiro, cultural e econômico do país.
Tóquio corresponde a uma das prefeituras do Japão, localizada na Ilha de Honsu.
Tóquio corresponde a uma das prefeituras do Japão, localizada na Ilha de Honsu.
PUBLICIDADE

Tóquio é uma das 47 prefeituras (divisões administrativas) que constituem o Japão — país localizado na Ásia Oriental e correspondente a um arquipélago com mais de seis mil ilhas. Tóquio não é tecnicamente considerada uma cidade, e sim uma metrópole. Representa o centro cultural, industrial, educacional, econômico e político do país, sendo composta por 23 bairros, municípios e vilas.

Leia também: Olimpíadas Tóquio 2020

Dados gerais

Prefeitura

Tóquio

País

Japão

Localização

Ilha Honsu

Área

2.188 km2

Clima

Temperado, com temperatura média anual em torno de 15ºC

População

9.262.046 habitantes

Região metropolitana de Tóquio

37.435.191 habitantes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pontos turísticos

Tóquio é uma prefeitura repleta de história. Sua malha urbana conta com uma paisagem constituída de ruas movimentadas, edifícios e monumentos suntuosos, templos, museus, parques e jardins. Há bairros em que predominam os restaurantes, alguns inspiram a moda e outros representam a dinamicidade da cidade com a prevalência do comércio e de empresas.

Tóquio Skytree

Tóquio Skytree é a construção mais alta do Japão.*
Tóquio Skytree é a construção mais alta do Japão.*

O Tokyo Skytree representa o renascimento de Tóquio no período Pós-Segunda Guerra Mundial. A construção é a mais alta do Japão e a segunda mais alta do mundo. Trata-se de uma torre de rádio difusão inspirada na Torre Eiffel, foi inaugurada em 1958.

Shibuya

O Shibuya Crossing é um dos cruzamentos mais movimentados do mundo.*
O Shibuya Crossing é um dos cruzamentos mais movimentados do mundo.*

Shibuya é um bairro especialmente conhecido pela concentração de lojas e comércios, com grande influência do mundo da moda. Nesse bairro, encontra-se um ponto bastante conhecido, o Shibuya Crossing um movimentado e harmonioso cruzamento de pedestres e carros. O respeito à sinalização é fundamental para o bom funcionamento da localidade.

Osaka

O Castelo de Osaka é o cartão postal da província Osaka.
O Castelo de Osaka é o cartão postal da província Osaka.

Osaka é uma das prefeituras do Japão, considerada a terceira mais populosa do país e também o segundo centro financeiro mais importante. É conhecida, especialmente, pela culinária, pois, na província, há diversos mercados que vendem inúmeras iguarias. Há, em Osaka, o Castelo de Osaka, construído há mais de 400 anos e cartão postal da província.

Shinjuku

Shinjuku corresponde a uma área conhecida por ser um importante centro comercial de Tóquio. Nessa área, encontra-se a estação de metrô mais movimentada do mundo, a Estação de Shinjuku, a qual recebe mais de três milhões de pessoas por dia.

História

Tóquio era conhecida como Edo e foi fundada paralelamente à construção do Castelo de Edo, em 1457. No ano de 1590, Shogunato Tokugawa tomou o castelo e passou a ter poder absoluto no Japão. Esse período ficou conhecido como período de Edo, uma ditadura militar feudal. Ao longo do período de Edo, os membros da nobreza, bem como o imperador, encontravam-se ainda em Quioto, até então capital do Japão.

Em 1868 ocorreu a Restauração Meiji ou a derrubada de Shogunato Tokugawa, finalizando então o período Edo e iniciando o período Meiji, liderado pelo imperador Meiji. Nesse mesmo ano, houve a alteração do nome Edo para Tóquio. Em 1871 as prefeituras do Japão foram criadas, entre elas, a prefeitura de Tóquio.

Tóquio foi marcada por diversos eventos, alguns deles naturais, como os incêndios e terremotos, assolaram a região, vitimando milhares de pessoas, e outros sociais, como os abatimentos provocados pelas guerras. Um dos períodos cruciais da história da província foi o período Pós-Segunda Guerra Mundial, em que a metrópole uniu esforços para ser reconstruída. Tóquio é, atualmente, uma das regiões mais dinâmicas do planeta, repleta de tecnologia atrelada à cultura e de resquícios históricos.

Hoje, Tóquio é considerada o centro político e financeiro do Japão e corresponde ao maior Produto Interno Bruto do mundo, possuindo uma das bolsas de valores mais representativas do planeta. O PIB é de, aproximadamente, US$ 1,4 trilhão. Essa característica está atrelada à forte presença de empresas, companhias eletrônicas, inúmeras indústrias e bancos.

Leia também: A colonização japonesa no Brasil

Tóquio é a capital do Japão?

Quioto é uma das prefeituras do Japão e a antiga capital do país.
Quioto é uma das prefeituras do Japão e a antiga capital do país.

Tóquio é considerada a capital do Japão, mas nem sempre foi assim. Até o ano de 1868, a prefeitura de Quioto era considerada a capital do país. A transferência da capital ocorreu mediante a mudança do imperador para o Castelo de Edo, construído na região onde se encontra Tóquio. O Castelo de Edo foi nomeado Palácio Imperial. Quioto ainda é conhecida como a “velha capital”.

População

Tóquio atualmente conta com uma população de, aproximadamente, 9 milhões e 262 mil habitantes. A maior parte da população que habita Tóquio é japonesa. A minoria é representada por estrangeiros como os chineses e coreanos.

Desde o período Edo, a região de Tóquio já era considerada bastante populosa. O aumento da população ao longo dos anos fez com que a paisagem e a organização da província fossem alteradas. Casas precisaram dar lugar a edifícios, a fim desses comportarem todo o contingente populacional.

Leia também: Megacidades

Região metropolitana de Tóquio

A região metropolitana de Tóquio é composta por essa prefeitura e as demais vizinhas. Essa área é considerada a região mais populosa do mundo, com uma população que ultrapassa 37 milhões de habitantes. Segundo previsões da Organização das Nações Unidas, a metrópole Tóquio continuará sendo a área urbana mais populosa do planeta até 2030.

Geografia

Tóquio localiza-se numa região de relevo bastante acidentado e conta com a presença de montanhas e vulcões. A prefeitura está localizada na maior ilha que compõe o arquipélago que forma o Japão, a Ilha Honsu, juntamente com as outras principais prefeituras. Ao leste de Tóquio, encontra-se a prefeitura de Chiba; ao norte, a prefeitura de Saitama; ao oeste, a prefeitura de Yamanashi; e ao sul, a prefeitura de Kanagawa.

Curiosidades

  • A Organização das Nações Unidas prevê que a cidade de Nova Deli, na Índia, ultrapassará a região de Tóquio em termos de concentração populacional.

  • Por estar localizada numa região de fronteiras entre placas tectônicas, ocorrem em Tóquio muitos terremotos e outros desastres naturais.

  • Tóquio é considerada a província com maior custo de vida do planeta.

  • Tóquio sediará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2020.

  • A capital japonesa é muito visitada durante a primavera, quando as cerejeiras enchem-se de flores e colorem toda a província.

*Crédito de imagem: jaruncha | shutterstock
**Crédito de imagem: ksy9 | shutterstock

Por Rafaela Sousa
​​​​​​​Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Tóquio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/toquio.htm. Acesso em 19 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola