Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A primeira Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930, contou com apenas 13 seleções participantes. O Uruguai se tornou campeão após a vitória contra a Argentina.

Jogadores do Uruguai, na Copa de 1930, com uniformes na cor azul.
A seleção uruguaia foi a primeira campeã da Copa do Mundo, em 1930.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 1930, no Uruguai. Na ocasião, 13 países participaram do torneio, diferentemente de como é hoje, em que 32 países fazem parte da disputa.

O contexto da primeira edição da competição é caracterizado pela expansão e popularização do futebol pelo mundo. Nessa época, começava a profissionalização dos atletas nos países em que a modalidade já era tradicional.

O francês Jules Rimet foi o responsável por criar a competição em 1928, após assumir a presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Leia também: Países participantes da Copa do Mundo de 2022

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a primeira Copa do Mundo

  • A primeira Copa do Mundo de Futebol aconteceu no Uruguai, em 1930.

  • Treze países participaram do torneio, entre os dias 13 e 30 de julho.

  • Os participantes foram divididos em quatro grupos na primeira fase.

  • Foram classificados os primeiros colocados de cada grupo.

  • O Uruguai se tornou campeão, após o placar de 4 a 2, na final no dia 30 de julho de 1930.

Jogos da primeira Copa do Mundo

Confira como foram organizados os grupos e os confrontos em cada fase do torneio.

Quadro informativo que resume a organização da primeira Copa do Mundo. O fundo é em amarelo claro.

História da primeira Copa do Mundo

Em 1905, durante um congresso em Paris, a Fifa, junto aos seus países integrantes, idealizou o projeto de uma competição internacional entre seleções de futebol. Porém, a instituição não recebeu nenhuma inscrição para a realização do evento esportivo, que seria realizado em 1906.

Em 1914, o delegado holandês Mr. Hirschmann propôs que a competição de futebol dos jogos olímpicos fosse considerada um torneio mundial da modalidade diante das dificuldades em desenvolver um evento próprio. Hirschmann foi o responsável por ficar com toda a documentação da Fifa durante a Primeira Guerra Mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o fim do conflito global, no ano de 1920, foi realizada uma conferência na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Nesse evento, foi abandonada a ideia de reconhecer os jogos de futebol das Olimpíadas como um torneio mundial. No encontro, foi eleito o terceiro presidente da história da Fifa, o francês Jules Rimet, que ficou 35 anos sob o comando do órgão.

Rimet contribuiu significativamente para a realização da primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai. A taça dada ao campeão do torneio foi criada em 1928 e recebeu o nome de Jules Rimet.

A foto em preto e branco mostra o francês Jules Rimet, a taça com seu nome e Raúl Jude.
Jules Rimet entrega a taça que tem o seu nome ao presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Raúl Jude.

A escolha do país-sede da primeira edição da Copa do Mundo se deu diante da popularização da seleção uruguaia nas campanhas olímpicas de 1924 e 1928, nas quais o país saiu vitorioso, tornando-se bicampeão olímpico.

O futebol sul-americano apresentou seu potencial ao mundo nesse período, pois antes os países europeus desconheciam a atuação das equipes da América do Sul.

Leia também: Copa América — a competição mais antiga do mundo entre seleções de futebol

Cobertura midiática da primeira Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo de futebol teve cobertura dos principais meios de comunicação da época: o jornal, o rádio e o cinema. Cerca de 500 jornalistas trabalharam no evento, sendo a maioria da América do Sul.

As notícias sobre o torneio eram elaboradas pelos jornalistas, que as enviavam para as redações por meio do telégrafo.

Partida entre Bélgica e Paraguai na primeira fase da primeira Copa do Mundo. [1]
Partida entre Bélgica e Paraguai na primeira fase da primeira Copa do Mundo. [1]

O cinema foi o principal meio de comunicação de massa utilizado para registrar o evento esportivo. A tecnologia utilizada para as gravações foi o cinematógrafo.

As gravações das partidas da primeira Copa do Mundo estão armazenadas na Cinemateca Nacional do Uruguai, localizada na cidade de Montevidéu.

Curiosidades sobre a primeira Copa do Mundo

  • Até a data limite da inscrição das seleções estabelecida pela Fifa, apenas países do continente americano haviam feito a inscrição na primeira Copa do Mundo de futebol. Depois, quatro países europeus decidiram participar do torneio.

  • Os jogos da primeira Copa do Mundo aconteceram em três estádios de futebol da cidade de Montevidéu. Na edição da África do Sul, em 2010, foram utilizados dez estádios, e na de 2014, no Rio de Janeiro, as partidas aconteceram em sete estádios.

  • O primeiro gol da história das copas aconteceu no confronto entre França e México, durante a fase de grupos, no dia 13 de julho de 1930, aos 19 minutos. O autor do gol foi o francês Lucien Laurent.

  • Em uma partida entre França e Argentina, o árbitro se equivocou e apitou o final do jogo seis minutos antes do que deveria ser o término. Os torcedores argentinos invadiram o campo para comemorar a vitória do time. Entretanto, assim que percebeu o erro, foi necessário retirar os espectadores do espaço para concluir a partida.

  • Na final da primeira Copa do Mundo, disputada entre Uruguai e Argentina, o jogador argentino Monti teria recebido ameaças de morte caso a Argentina fosse a campeã.

  • Nessa mesma partida, as seleções queriam cada uma jogar com a sua bola, uma vez que o objeto de cada país apresentava um tamanho diferente. Foi decidido que no primeiro tempo a bola utilizada seria a da Argentina e no segundo tempo, a do Uruguai.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Lucas Afonso
Jornalista e profissional de Educação Física

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "A primeira Copa do Mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/primeira-copa-mundo.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante