PUBLICIDADE
Entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, pessoas do mundo inteiro assistiram aos jogos da Copa do Mundo de Futebol. O evento foi realizado pela primeira vez no continente africano, tendo a África do Sul como país-sede. Apesar de o torneio durar apenas um mês, os preparativos demoraram anos e exigiram muito esforço, tanto físico quanto financeiro.
A escolha da África do Sul foi anunciada em maio de 2004, quando o país derrotou Marrocos por quatorze votos contra dez. Para a escolha, os 24 membros do Comitê Executivo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) analisaram aspectos como, turismo, segurança, estádios, infraestrutura, transporte, rede hoteleira, entre outros.
Geralmente, os países que organizam a Copa selecionam 12 cidades-sede para abrigarem os jogos. Em virtude de a África do Sul não ser uma potência econômica, a FIFA permitiu a escolha de apenas nove cidades, sendo que Johanesburgo teve dois estádios. As outras oito foram: Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Rustemburgo, Pretória, Bloemfontein e Port Elizabeth.
O principal estádio do Mundial de 2010 foi o Soccer City (Cidade do Futebol, em português), que está localizado em Johanesburgo. Ele foi construído em substituição ao antigo FNB Stadium, ampliando a capacidade de 88 mil para 94.700 espectadores, tornando-se o maior do continente africano. As obras duraram três anos e custaram cerca de 800 milhões de reais.
Historicamente, a localização do Soccer City é bastante importante. Foi no antigo estádio que, em 1990, Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão. O outro estádio de Johanesburgo, o Ellis Park, pertence a um time de rugby. Em 1995, o Ellis Park recebeu a final do mundial rugby, principal esporte do país, vencida pela própria África do Sul e retratada por meio do filme Invictus, em 2009. Este evento foi muito importante para a integração racial, pois atraiu torcedores negros a um esporte considerado de brancos.
Tópicos deste artigo
Participantes da Copa de 2010
Desde 1998, as Copas do Mundo contam com a participação de 32 seleções. As mesmas disputam um campeonato nos seus respectivos continentes para conseguirem uma vaga na competição. A exceção é o país-sede, que sempre tem a participação garantida.
A distribuição das vagas para este torneio foi feita da seguinte maneira: 3 para América do Norte; 4 para América do Sul; 13 para Europa; 4 para a Ásia; 5 para África e 1 para o país-sede. As outras duas foram disputadas nos seguintes confrontos:
- 5º da América do Sul x 4º da América Central (Uruguai venceu Costa Rica)
- Campeão da Oceania x 5º da Ásia (Nova Zelândia venceu o Bahrein)
O sorteio da Copa do Mundo é realizado por meio de um evento de gala transmitido ao vivo para todo o planeta. As melhores seleções e o país-sede formam os chamados “cabeças de chave”, que são separados para não se enfrentarem na 1ª fase. Com base nesse critério foi realizado o sorteio e os grupos ficaram assim:
Grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França
Grupo B: Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras e Chile
Jogos da Copa 2010
Para vencer a Copa do Mundo de Futebol é preciso jogar sete partidas. Na 1ª fase, as seleções jogam contra as participantes de seu grupo, e as duas que mais obtiverem pontuação passam para as oitavas-de-final. A partir daí, os países disputam em caráter eliminatório até a grande final, que foi realizada em 11 de julho, no estádio Soccer City.
O Brasil estreou no Mundial no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte. O segundo jogo foi com a Costa do Marfim, no dia 20 seguinte. A última partida do Brasil na 1ª fase foi no dia 25 de junho contra Portugal.
Curiosidades da Copa de 2010
Ingressos: Os sul-africanos pagaram por um preço mais acessível que os estrangeiros para assistirem às partidas. O ingresso mais baratos custaram de R$ 36. Já os turistas tiveram que pagar mais de R$ 1.600 para assistir ao jogo final no melhor lugar do estádio.
Mascote: Um leopardo foi escolhido para ser o mascote da competição. Ele recebeu o nome de Zakumi, sendo ZA em referência à sigla do país e Kumi, cuja significância é dez.
Bola: Possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias da África do Sul. Recebeu o nome de Jabulani, que significa "Trazendo alegria para todos".
Digital: O Mundial de 2010 foi a primeira Copa multimídia no Brasil. Os espectadores tiveram a oportunidade de assistir aos jogos ao vivo com imagens em alta resolução (HD), seja pela TV, celular ou computador. A Copa também foi transmissão em 3D (terceira dimensão).
2014
A Copa de 2010 fez parte de um projeto da FIFA cujo objetivo era levar um dos maiores eventos esportivos do mundo, inferior apenas às Olimpíadas de Verão, para todos os continentes.
Em 2002, a Ásia também recebeu pela primeira vez o torneio, e a Copa do Mundo voltou à América do Sul em 2014, após 36 anos, já que o último, realizado na Argentina, ocorreu em 1978. A Copa de 2014 foi sediada Brasil!
* com informações do site da FIFA - www.fifa.com - acessado em abril de 2010