PUBLICIDADE
A Copa do Mundo de Futebol voltou ao Brasil depois de 64 anos. O primeiro mundial disputado em terras brasileiras ocorreu em 1950, quando nossa seleção foi derrotada na final pelo Uruguai em pleno Maracanã lotado, episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”. Em 2014 o Brasil teve a chance espantar esse fantasma, mas acabou sofrendo novamente uma derrota marcante em casa, perdendo na semifinal de 7x1 para a Alemanha, a campeã do torneio.
A classificação dos países que disputaram a Copa de 2014 começou ainda em 2011 com as eliminatórias continentais. Cada continente tem uma quantidade específica de vagas para o mundial, conforme a distribuição a seguir: Europa (9 vagas diretas + 8 para repescagem), América do Sul (4 + 1), Ásia (4 + 1), África (5) e Oceania (1 vaga para repescagem). O país-sede tem vaga garantida.
Os países classificados para a repescagem disputaram partidas de ida e volta, sendo que as oito seleções da Europa enfrentaram-se em quatro jogos, o quinto da América do Sul enfrentou o quinto da Ásia e o 4º da América do Norte e Central disputou a vaga com o campeão da Oceania. Esses confrontos foram definidos por sorteio.
Tópicos deste artigo
Países participantes
Classificados
África: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria;
América do Norte: Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México (repescagem);
América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai (repescagem);
Ásia: Austrália¹, Coreia do Sul, Irã, Japão e Jordânia (repescagem);
Europa: Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia (repescagem), Espanha, França (repescagem), Grécia (repescagem), Holanda, Inglaterra, Islândia (repescagem), Itália, Portugal (repescagem), Romênia (repescagem), Rússia, Suécia (repescagem), Suíça e Ucrânia (repescagem).
Repescagem
Suécia x Portugal – venceu Portugal
França x Ucrânia – venceu França
Romênia x Grécia – venceu Grécia
Croácia x Islândia – venceu Croácia
Uruguai x Jordânia – venceu Uruguai
México x Nova Zelândia – venceu México
Grupos
Os vencedores da repescagem juntaram-se aos classificados diretos e ao país-sede, totalizando 32 seleções. Em dezembro de 2013, um sorteio definiu os oito grupos da Copa do Mundo de 2014, com cada grupo contendo um cabeça de chave (país-sede e as seleções mais bem posicionadas no ranking da FIFA). No caso da Copa de 2014, foi utilizado o ranking de outubro de 2013: Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º), Suíça (7º) e Brasil (país-sede).
Jogos
O jogo de abertura da Copa de 2014 ocorreu no dia 12 de junho, em São Paulo, quando o Brasil venceu a Croácia. Até o dia 26 de junho foram disputadas as partidas da fase de grupos, com cada uma das 32 seleções fazendo três jogos. Os dois melhores times de cada grupo avançaram às oitavas de final, disputada entre 28 de junho e 1º de julho.
Oitavas de final
Brasil 3x2 Chile
Colômbia 2x0 Uruguai
França 2x0 Nigéria
Alemanha 2x1 Argélia
Holanda 2x1 México
Costa Rica (5)1x1(3) Grécia
Argentina 1x0 Suíça
Bélgica 2x1 Estados Unidos
As quartas de final foram realizadas nos dias 4 e 5 de julho, e as semifinais nos dias 8 e 9 seguintes. A final ocorreu no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, com Alemanha e Argentina.
Quartas de final
Brasil 2x1 Colômbia
França 0x1 Alemanha
Holanda (4)0x0(3) Costa Rica
Argentina 1x0 Bélgica
Semifinais
Brasil 1x7 Alemanha
Holanda (2)0x0(4) Argentina
Terceiro lugar
Brasil 0x3 Holanda
Final
Alemanha 1x0 Argentina
Ao todo foram 64 jogos em 12 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As cidades de Brasília e Rio de Janeiro tiveram o maior número de jogos: sete cada.
Por Adriano Lesme
Graduado em Jornalismo