A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 1930, no Uruguai. Na ocasião, 13 países participaram do torneio, diferentemente de como é hoje, em que 32 países fazem parte da disputa.
O contexto da primeira edição da competição é caracterizado pela expansão e popularização do futebol pelo mundo. Nessa época, começava a profissionalização dos atletas nos países em que a modalidade já era tradicional.
O francês Jules Rimet foi o responsável por criar a competição em 1928, após assumir a presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Leia também: Países participantes da Copa do Mundo de 2022
A primeira Copa do Mundo de Futebol aconteceu no Uruguai, em 1930.
Treze países participaram do torneio, entre os dias 13 e 30 de julho.
Os participantes foram divididos em quatro grupos na primeira fase.
Foram classificados os primeiros colocados de cada grupo.
O Uruguai se tornou campeão, após o placar de 4 a 2, na final no dia 30 de julho de 1930.
Confira como foram organizados os grupos e os confrontos em cada fase do torneio.
Em 1905, durante um congresso em Paris, a Fifa, junto aos seus países integrantes, idealizou o projeto de uma competição internacional entre seleções de futebol. Porém, a instituição não recebeu nenhuma inscrição para a realização do evento esportivo, que seria realizado em 1906.
Em 1914, o delegado holandês Mr. Hirschmann propôs que a competição de futebol dos jogos olímpicos fosse considerada um torneio mundial da modalidade diante das dificuldades em desenvolver um evento próprio. Hirschmann foi o responsável por ficar com toda a documentação da Fifa durante a Primeira Guerra Mundial.
Após o fim do conflito global, no ano de 1920, foi realizada uma conferência na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Nesse evento, foi abandonada a ideia de reconhecer os jogos de futebol das Olimpíadas como um torneio mundial. No encontro, foi eleito o terceiro presidente da história da Fifa, o francês Jules Rimet, que ficou 35 anos sob o comando do órgão.
Rimet contribuiu significativamente para a realização da primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai. A taça dada ao campeão do torneio foi criada em 1928 e recebeu o nome de Jules Rimet.
A escolha do país-sede da primeira edição da Copa do Mundo se deu diante da popularização da seleção uruguaia nas campanhas olímpicas de 1924 e 1928, nas quais o país saiu vitorioso, tornando-se bicampeão olímpico.
O futebol sul-americano apresentou seu potencial ao mundo nesse período, pois antes os países europeus desconheciam a atuação das equipes da América do Sul.
Leia também: Copa América — a competição mais antiga do mundo entre seleções de futebol
A primeira Copa do Mundo de futebol teve cobertura dos principais meios de comunicação da época: o jornal, o rádio e o cinema. Cerca de 500 jornalistas trabalharam no evento, sendo a maioria da América do Sul.
As notícias sobre o torneio eram elaboradas pelos jornalistas, que as enviavam para as redações por meio do telégrafo.
O cinema foi o principal meio de comunicação de massa utilizado para registrar o evento esportivo. A tecnologia utilizada para as gravações foi o cinematógrafo.
As gravações das partidas da primeira Copa do Mundo estão armazenadas na Cinemateca Nacional do Uruguai, localizada na cidade de Montevidéu.
Até a data limite da inscrição das seleções estabelecida pela Fifa, apenas países do continente americano haviam feito a inscrição na primeira Copa do Mundo de futebol. Depois, quatro países europeus decidiram participar do torneio.
Os jogos da primeira Copa do Mundo aconteceram em três estádios de futebol da cidade de Montevidéu. Na edição da África do Sul, em 2010, foram utilizados dez estádios, e na de 2014, no Rio de Janeiro, as partidas aconteceram em sete estádios.
O primeiro gol da história das copas aconteceu no confronto entre França e México, durante a fase de grupos, no dia 13 de julho de 1930, aos 19 minutos. O autor do gol foi o francês Lucien Laurent.
Em uma partida entre França e Argentina, o árbitro se equivocou e apitou o final do jogo seis minutos antes do que deveria ser o término. Os torcedores argentinos invadiram o campo para comemorar a vitória do time. Entretanto, assim que percebeu o erro, foi necessário retirar os espectadores do espaço para concluir a partida.
Na final da primeira Copa do Mundo, disputada entre Uruguai e Argentina, o jogador argentino Monti teria recebido ameaças de morte caso a Argentina fosse a campeã.
Nessa mesma partida, as seleções queriam cada uma jogar com a sua bola, uma vez que o objeto de cada país apresentava um tamanho diferente. Foi decidido que no primeiro tempo a bola utilizada seria a da Argentina e no segundo tempo, a do Uruguai.
Créditos da imagem
[1] Wikimedia Commons (reprodução)
Por Lucas Afonso
Jornalista e profissional de Educação Física
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/primeira-copa-mundo.htm