O câncer é um problema de saúde grave que se destaca como uma das principais causas de morte em todo mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas a essa doença.
Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença. Diante desse cenário, surgiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada para que a informação sobre a doença seja propagada.
Leia também: 10 principais causas de morte no mundo
A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer.
Na data, que é comemorada no dia 27 de novembro, diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer são divulgadas, assim como as formas de tentar barrar o avanço da doença.
É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Segundo a Opas, cerca de 70% dos óbitos decorrentes da doença ocorrem em países de baixa e média renda. No entanto, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.
Câncer é um termo utilizado para referir-se a um grupo formado por mais de 100 doenças distintas que apresentam uma característica em comum: o crescimento descontrolado de células, que são capazes de invadir tecidos e órgãos. Essas células formam tumores, os quais podem limitar-se ao local de origem ou espalhar-se para outras regiões do corpo. Quando o câncer espalha-se para diferentes partes do corpo, dizemos que ocorre a metástase.
Leia também: Tumor é câncer? Confira as dúvidas mais comuns sobre tema!
O câncer pode atingir diferentes tipos celulares. Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, e cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.
Você sabia que, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a maioria dessas pessoas mora em países de baixa e média renda. |
Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, “cerca de um terço das mortes por câncer deve-se aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco”. Sendo assim, percebemos que uma vida saudável está diretamente relacionada com a prevenção da doença.
Separamos, a seguir, algumas dicas importantes que podem ajudar a prevenir e também descobrir e o câncer de maneira precoce, no último caso garantindo maior sucesso no tratamento:
Leia também: Pílula do câncer (Fosfoetanolamina sintética)
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-combate-cancer.htm