Whatsapp

Saúde bucal

Saúde e Bem-estar

Muitas pessoas não se preocupam com a saúde bucal, entretanto, cuidar da boca é fundamental para garantir um eficiente processo de digestão e até mesmo eficiência na fala.
PUBLICIDADE

A saúde bucal é um assunto bastante importante e muitas vezes ignorado por grande parte da população, principalmente crianças e adolescentes. Quem não conhece uma criança que odeia escovar os dentes, não é mesmo? E quantas pessoas você conhece que usam o fio dental diariamente?

O que vemos, normalmente, é uma negligência com a saúde da boca. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, cerca de 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentam pelo menos um dente com cárie. Na faixa etária de cinco anos, mais da metade das crianças possui o problema. A questão é ainda mais preocupante nos adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. Nessa faixa etária, pelo menos 90% dos indivíduos já enfrentaram cárie em pelo menos um dente.

Qual a importância de termos uma boa saúde bucal?

Muitas pessoas pensam que ter uma boca saudável é fundamental apenas para garantir uma boa aparência, um sorriso bonito e um hálito puro. Entretanto, isso não é verdade. Uma boca saudável é essencial, por exemplo, para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente. Além disso, os dentes ajudam também na articulação de palavras, sendo fundamentais, portanto, no processo da fala.

Quais sinais indicam que a sua boca está com problemas?

Alguns sinais indicam que a sua saúde bucal está comprometida de alguma forma, sendo necessário, nesses casos, procurar um odontologista. Entre os principais problemas, podemos destacar:

  • Mau hálito;

  • Gosto ruim na boca;

  • Sangramento nas gengivas;

  • Feridas na boca;

  • Recuo ou retração da gengiva;

  • Dor de dente;

  • Sensibilidade;

  • Dores ao mastigar.


Como posso ter uma saúde bucal adequada?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para isso, é necessário ter alguns cuidados básicos. Veja alguns deles:

  • Escovar bem os dentes após as refeições: Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições. Isso impede a formação de placa bacteriana, que pode causar gengivite e cárie, por exemplo;

  • Utilizar o fio dental todos os dias: O uso do fio dental ajuda a retirar a placa bacteriana localizada entre os dentes e próximo à gengiva, local onde a escova geralmente não alcança;

  • Utilizar creme dental com flúor: O creme dental ajuda a limpar os dentes, prevenindo diversos problemas, como a cárie, placa, tártaro, gengivite e mau hálito. Além disso, os cremes dentais com flúor ajudam a proteger e fortalecer os dentes;

  • Ter uma alimentação saudável: Uma pessoa que se alimenta de alimentos ricos em açúcares e amido cria o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias. Esses organismos apresentam relação direta com a cárie;

  • Evitar cigarros: Além de aumentar riscos de câncer de pulmão e enfisema, o cigarro pode causar problemas como o câncer de boca, doença periodontal (infecção da gengiva e ossos ao redor dos dentes), mau hálito e pigmentação dos dentes;

  • Consultar sempre um odontologista: Esse profissional, além de fazer uma análise de toda a saúde bucal, fornecerá dicas valiosas a respeito da higiene bucal, mostrando os locais onde a boca merece mais cuidados.

Lembre-se sempre de que a saúde bucal é essencial e de que a prevenção é a melhor forma de evitar problemas mais graves.

Por Ma. Vanessa dos Santos

A escovação é essencial para a saúde dos dentes
A escovação é essencial para a saúde dos dentes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Saúde bucal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/saude-bucal.htm. Acesso em 22 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça os alimentos detergentes - alimentos que auxiliam na limpeza dos dentes quando não é possível realizar uma boa escovação.
Veja o que você precisa saber para manter uma boa higiene bucal.
Saiba mais sobre a cárie, um problema dental que pode ocasionar a perda do dente se não tratado corretamente.
Saiba mais sobre os dentes, estruturas importantes no processo de digestão que atuam cortando, rasgando e triturando os alimentos.
Estresse pode prejudicar os dentes, estresse emocional pode influenciar no surgimento de problemas bucais, os tipos de problemas bucais que podem ser causados pelo estresse emocional, boas noticias também podem gerar problemas bucais.
Gengiva, o que é a gengiva, qual a função da gengiva, qual a origem das doenças da gengiva.
Gengivite, o que é Gengivite, causas da Gengivite, sintomas da Gengivite, prevenção da Gengivite, tratamento da Gengivite, como se dar o surgimento da gengivite.
Infecções e cáries nos dentes são problemas que afetam muitos alunos. Veja como a higiene bucal por meio do creme dental é importante.
Placa bacteriana, o que é placa bacteriana, como as bactérias se mantém na nossa boca, como a placa bacteriana prejudica os dentes, como evitar o surgimento da placa bacteriana.
Respiração Bucal, o que é Respiração Bucal, como ocorre a Respiração Bucal, porque não se deve respirar pela boca? Quais são as estruturas do nariz? Causas que levam a respirarmos pela boca.