Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Agropecuária do Centro-Oeste

A produção agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Centro-Oeste brasileiro.

A pecuária é de extrema importância para a economia do Centro-Oeste
A pecuária é de extrema importância para a economia do Centro-Oeste
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.

A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários, insumos agrícolas, e na utilização de mão-de-obra especializada (técnicos) no desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização maciça do campo na região.

Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo. No Mato Grosso do Sul, nas proximidades de sua capital (Campo Grande), destaca-se a produção da soja e do trigo; no município de Dourados, soja, cana-de-açúcar, milho e arroz; e ao norte do Estado, soja. Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar.

Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e eqüinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Agropecuária do Centro-Oeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/agropecuaria-centrooeste.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC – RJ) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.

(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação.     Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

(A)   Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.

(B)   Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.

(C)   Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.

(D)   Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.

(E)   Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.

Exercício 2

A atividade agropecuária do Centro-Oeste tem como principais atividades a produção de soja, cana-de-açúcar, milho, gado de corte e produção de leite. Em relação à cana-de-açúcar, esta vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente em Goiás. Cite os principais fatores que contribuíram para essa expansão da cana no Centro-Oeste brasileiro.