Topo
pesquisar

Clima e vegetação do Nordeste

Geografia do Brasil

A seca é um dos principais fatores que marcam a região Nordeste do Brasil.
Vegetação típica da região Nordeste
Vegetação típica da região Nordeste
PUBLICIDADE

A região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A região está localizada na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito elevada durante o ano todo. Nessa região, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.

Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

Clima semiárido: abrange especialmente a região central do Nordeste, onde as temperaturas são elevadas durante o ano todo, as chuvas são irregulares e há ocorrência de prolongada estiagem.

Clima equatorial úmido: é identificado em uma restrita área da região localizada a oeste do Maranhão, que sofre influência do clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.

Quanto à cobertura vegetal, a região apresenta várias configurações. Ao longo das áreas litorâneas, são encontrados mangues, vegetação de dunas etc. Em locais que ocorre o clima tropical, como no centro-oeste da região, é encontrado o Cerrado. Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Clima e vegetação do Nordeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-clima-vegetacao-nordeste.htm. Acesso em 22 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRJ-RJ) O texto a seguir refere-se aos grandes conjuntos climatobotânicos.

A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a Caatinga.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. p. 484.

Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

Coluna 1

1 – Floresta Amazônica

2 – Floresta de Araucária

3 – Floresta Atlântica

4 – Cerrado

5 – Caatinga

Coluna 2

( ) Clima tropical típico

( ) Clima equatorial úmido

( ) Clima tropical litorâneo úmido

( ) Clima subtropical

( ) Clima tropical semiárido

A sequência correta que representa a correlação acima está na opção:

a) 4, 1, 2, 3 e 5.

b) 4, 1, 3, 2 e 5.

c) 4, 1, 5, 2 e 3.

d) 1, 2, 3, 4 e 5.

e) 2, 1, 3, 4 e 5.

Questão 2

(PUC-MG-2002) A Caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, seria semelhante ao Cerrado. A Caatinga distingue-se do Cerrado, principalmente, por sua acentuada:

a) xerofilia.

b) altimetria.

c) homogeneidade.

d) higrofilia.

Mais Questões
A Caatinga concentra-se na Região Nordeste do país, cujo clima é semiárido. Sua vegetação apresenta características adaptadas à escassez de chuva.
Geografia do Brasil Caatinga
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola