Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima da região Sudeste

O clima da região Sudeste apresenta cinco variações: tropical atlântico, tropical de altitude, tropical típico, semiárido e subtropical.

Vista panorâmica da Serra do Mar, em alusão ao clima da região Sudeste.
A região Sudeste é formada por cinco tipos de climas, que variam de quentes e secos a amenos e com elevada umidade.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O clima da região Sudeste é muito diverso e não homogêneo, o que se deve principalmente à sua localização no território brasileiro e à atuação de diversos fatores climáticos, como a altitude, o relevo e as massas de ar. Essa região do Brasil apresenta climas muito quentes e secos, como o clima semiárido no norte de Minas Gerais, até climas amenos e chuvosos, como o clima subtropical que está presente no sul do estado de São Paulo. Fazendo a intermediação entre essas ocorrências climáticas contrastantes, existem os climas: tropical atlântico, tropical de altitude e tropical típico, que abrange uma maior área do Sudeste.

Leia também: Serra do Mar — conjunto de serras e morros no litoral do Sudeste e Sul do Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o clima da região Sudeste

  • A região Sudeste apresenta cinco tipos de clima: tropical seco e úmido, tropical de altitude, tropical atlântico, semiárido, e subtropical.

  • O clima tropical seco e úmido (ou tropical típico) é predominante em termos de área de ocorrência, presente nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Caracteriza-se pela presença de duas estações bem delimitadas: inverno seco e verão chuvoso.

  • O clima tropical de altitude é típico das áreas mais elevadas da região Sudeste, sendo marcado por temperaturas amenas na maior parte do ano e invernos frios, além de alto volume de chuvas no verão.

  • O clima tropical atlântico ocorre no litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, e é caracterizado pela elevada umidade do ar e chuvas recorrentes.

  • O clima semiárido está presente no norte do estado de Minas Gerais, distinguindo-se pela baixa umidade do ar e pela irregularidade das chuvas.

  • O clima subtropical ocorre principalmente no sul do estado de São Paulo, próximo da fronteira com o Paraná, na região Sul do Brasil. É caracterizado por temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

  • A altitude, a latitude, o relevo e as massas de ar são os principais fatores que influenciam os climas da região Sudeste.

  • A vegetação que recobre a região Sudeste tem relação direta com os climas que ocorrem nessa região. Áreas mais úmidas apresentam cobertura florestal densa, com destaque para a Mata Atlântica. As áreas de clima alternadamente seco e úmido apresentam vegetação adaptada a esse regime, como aquela encontrada no Cerrado.

Qual é o clima da região Sudeste?

A região Sudeste do Brasil apresenta cinco diferentes tipos de clima, sendo três deles variações do clima tropical:

  • tropical seco e úmido;

  • tropical de altitude;

  • tropical atlântico;

  • semiárido;

  • subtropical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima da região Sudeste

  • Clima tropical seco e úmido: é conhecido também como tropical típico e é o clima predominante no território brasileiro. Na região Sudeste, o clima tropical está presente na parcela ocidental dos territórios, especialmente nas áreas que fazem divisa com os estados da região Centro-Oeste. Assim sendo, esse tipo de clima pode ser encontrado nas parcelas central, oeste e noroeste do estado de São Paulo e no oeste e em parte do norte do estado de Minas Gerais.

Vista de área do Cerrado, que recebe influência do clima da região Sudeste.
O clima tropical típico apresenta alternância entre estações secas e chuvosas, formando paisagens como a do Cerrado.

O clima tropical típico é aquele que tem a maior abrangência territorial na região Sudeste. Sua principal característica é a alternância entre estações secas e chuvosas, que correspondem, respectivamente, ao inverno e ao verão.

Os invernos do clima tropical típico são amenos, além de registrarem índices de chuva que podem ser inferiores a 20 mm. Nessa estação, as temperaturas ficam em torno de 18 ºC. Os verões são o oposto, com temperaturas médias de 25 ºC e elevado volume de chuvas, em especial entre os meses de novembro e março. Anualmente, as localidades de clima tropical do Sudeste recebem cerca de 1500 mm de chuva.

  • Clima tropical de altitude: é uma variação do tropical, e acontece somente na região Sudeste do Brasil. Recebe esse nome por estar presente nas áreas mais elevadas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, sendo característico das chamadas regiões serranas ou terrenos com altitude igual ou superior a 800 metros.

O clima tropical de altitude, diferentemente do tropical típico, apresenta temperaturas amenas durante todo o ano graças à atuação do fator climático altitude, que é preponderante sobre a latitude. Assim sendo, esse clima é caracterizado pelos verões amenos e pelos invernos frios, com temperaturas médias variando entre 15 ºC e 22 ºC, com mínimas que podem ficar abaixo de 10 ºC e máximas que podem chegar à casa dos 30 ºC.

Nos dias mais frios do ano, é comum a ocorrência de geada em algumas localidades. Esse fenômeno é caracterizado por uma fina camada de gelo que se forma sobre superfícies expostas ao tempo, como solos descobertos ou a própria vegetação. Outro aspecto importante do clima tropical de altitude encontrado no Sudeste é a maior incidência de chuvas durante os meses correspondentes à primavera e ao verão. Anualmente se registra volumes de aproximadamente 1500 mm de chuvas. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.

  • Clima tropical atlântico: ocorre no Sudeste e abrange toda a costa leste do Brasil, fazendo-se presente, então, nas cidades litorâneas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma de suas principais características é o elevado teor de umidade condicionado pela proximidade com o mar. Com isso, as chuvas são recorrentes e acontecem durante todo o ano, sendo mais intensas e volumosas durante os meses de verão, especialmente em dezembro e janeiro. As temperaturas no clima tropical atlântico variam entre 20 ºC e 25 ºC, caracterizando, assim, uma baixa amplitude térmica anual.

Litoral de Vitória em alusão ao clima tropical atlântico da região Sudeste.
Cidades litorâneas, como Vitória (ES), apresentam clima tropical atlântico.
  • Clima semiárido: está presente nos municípios localizados no norte de Minas Gerais, como é o caso de Juvenília, cidade mais setentrional do estado. O semiárido é um clima caracterizado pela baixa umidade do ar e pela irregularidade das chuvas, que acumulam volume entre 250 mm e 750 mm anuais. As temperaturas são elevadas durante todo o ano, com média de 27 ºC. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.

  • Clima subtropical: é um tipo de clima temperado que está presente, no território brasileiro, nas localidades situadas abaixo do Trópico de Capricórnio. Identifica-se o clima subtropical no sul do estado de São Paulo, notadamente nas cidades que ficam na fronteira com o estado do Paraná, como Itararé.

O clima subtropical, diferentemente dos anteriores, é marcado pela distinção entre as quatro estações do ano, com verões quentes e invernos muito frios, com temperaturas que frequentemente caem abaixo de 10 ºC. A temperatura média anual fica em torno de 18 ºC. As chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, com volume anual de 1200 mm a 1500 mm. Nos meses mais frios do ano, registra-se a ocorrência de geada. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.

Veja também: Polígono das Secas — área entre as regiões Nordeste e Sudeste que sofre com o clima semiárido

Fatores que influenciam os climas da região Sudeste

Os fatores climáticos são os elementos da paisagem natural e da atmosfera que interferem na dinâmica do clima de uma região. Na região Sudeste, os climas recebem a influência dos seguintes fatores:

  • Latitude: a região Sudeste está quase integralmente localizada na zona intertropical do planeta Terra, em que predominam os climas quentes e que apresenta pelo menos uma estação chuvosa. A pequena parcela situada na zona temperada, abaixo do Trópico de Capricórnio, apresenta clima subtropical.

  • Altitude: é um fator climático que se sobrepõe à latitude, tendo em vista que interfere na pressão atmosférica e na temperatura. Com isso, mesmo estando em uma área de clima tropical, as cidades mais elevadas do Sudeste apresentam temperaturas amenas ocasionadas pela diferença altimétrica com relação às demais, caracterizando, assim, o clima tropical de altitude.

  • Maritimidade e continentalidade: a proximidade com o litoral, ou seja, com o mar, faz com que as cidades litorâneas do Sudeste do país apresentem clima com maior teor de umidade, o que auxilia na manutenção das temperaturas e na baixa amplitude térmica. Além disso, as brisas diurnas e noturnas são fundamentais para a dinâmica do clima dessas áreas, proporcionando também um controle da temperatura e da umidade. Áreas mais distantes da costa, em que pesa o fator continentalidade, são mais secas. Para saber mais sobre esses dois fatores, clique aqui.

  • Massas de ar: os climas da região Sudeste são influenciados por massas de ar, responsáveis por carregar umidade e promover alterações na temperatura local. As massas com maior força no verão são a massa tropical continental (mTc) e a massa tropical atlântica (mTa), sendo a primeira quente e seca e a segunda quente e úmida. A massa equatorial continental (mEc) consegue carregar a umidade amazônica para algumas regiões do país, o que inclui o Sudeste, o que acontece também nos meses quentes. No inverno, a massa polar atlântica (mPa) avança sobre a região Sudeste, provocando frentes frias e chuvas frontais.

  • Relevo: além da altitude, outro aspecto da paisagem que interfere no clima é o relevo. O relevo do Sudeste interfere na distribuição de umidade do litoral para o interior, uma vez que formações como a Serra do Mar, por exemplo, atuam como barreiras orográficas que bloqueiam a passagem da umidade e dos ventos que sopram do oceano em direção ao continente; além de provocarem chuvas orográficas nas localidades situadas no lado úmido, onde há a ascensão dos ventos.

Relação entre a vegetação e o clima da região Sudeste

Vegetação da Mata Atlântica, influenciada pelo clima da região Sudeste.
A Mata Atlântica recobre as áreas mais úmidas do Sudeste, um exemplo da relação direta entre clima e vegetação.

O clima e a vegetação são dois elementos que apresentam correlação direta, tendo em vista que o desenvolvimento e o tipo de cobertura vegetal presente em uma área dependem de fatores como a luminosidade e a umidade, adquirida pela incidência de chuvas.

Nas áreas em que há o predomínio do clima tropical seco e úmido na região Sudeste, identifica-se a presença da vegetação típica do bioma Cerrado, que apresenta adaptações tanto ao calor quanto aos períodos em que há maior escassez de chuvas e no qual a umidade do ar pode chegar a níveis muito baixos, bem inferiores a 30%. No norte do estado de Minas Gerais, onde se encontra o clima semiárido, a vegetação apresenta adaptações a períodos prolongados de seca, sendo característica do bioma Caatinga.

Ao contrário do clima tropical típico, nas áreas de clima tropical de altitude e tropical atlântico, em que a disponibilidade de umidade é maior e as chuvas são mais recorrentes, observa-se a formação de florestas ombrófilas e florestas estacionais, que fazem parte do bioma Mata Atlântica.

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, Iracema Fonseca; FERREIRA, Nelson Jesuz. Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. São Paulo: Oficina de Textos, 2021.

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8 ed. 224p.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima da região Sudeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/clima-da-regiao-sudeste.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Clima semiárido

Clique aqui e conheça as principais características do clima semiárido no Brasil e no mundo. Entenda os problemas ambientais e socioeconômicos a ele associados.
Geografia

Clima subtropical

Leia nosso texto e conheça as principais características do clima subtropical. Conheça as suas particularidades no Brasil, e entenda como ocorre sua formação.
Geografia

Clima tropical

O que você conhece sobre o clima tropical? Clique aqui e saiba tudo sobre o clima predominante no Brasil! Veja suas principais características e onde ele ocorre.
Geografia

Clima tropical de altitude

Clique aqui para ler nosso texto e compreender melhor a dinâmica de formação do clima tropical de altitude. Saiba onde ele ocorre no Brasil e suas características.
Geografia

Estados do Sudeste

Conheça os quatro estados do Sudeste do Brasil. Veja um resumo sobre as principais características de cada um deles e quais são as suas capitais.
Geografia do Brasil

Maritimidade e continentalidade

Clique aqui, saiba o que são a maritimidade e a continentalidade e entenda como atuam na dinâmica climática.
Geografia

Mata Atlântica

Acesse e aprenda um pouco mais sobre a Mata Atlântica. Saiba sobre sua fauna e flora, bem como sobre suas características e importância.
Biologia

Região Sudeste

Confira as principais características dos estados da região Sudeste do Brasil!
Geografia do Brasil

Serra do Mar

Você sabe onde fica a Serra do Mar? Clique aqui para descobrir isso e conhecer as principais características da Serra do Mar. Veja como foi a sua formação.
Geografia do Brasil