Tecido adiposo

Biologia

PUBLICIDADE

Tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza por armazenar gordura em células especializadas, denominadas adipócitos. Ele apresenta grande importância, uma vez que sua camada é responsável, entre outras funções, por garantir isolamento térmico e ser uma importante fonte de energia. A seguir ampliaremos nosso conhecimento a respeito do tecido adiposo, aprendendo um pouco mais sobre suas características e funções.

Leia também: Corpo humano – níveis de organização, órgãos e principais sistemas

Características do tecido adiposo

Trata-se de um tipo especial de tecido conjuntivo que se destaca por armazenar uma grande quantidade de gordura. Essa está presente nas chamadas células adiposas ou adipócitos, que formam grandes agregados constituintes desse tecido. Vale destacar, no entanto, que essas células podem ser encontradas também de maneira isolada ou formando pequenos conjuntos no tecido conjuntivo frouxo.

Os adipócitos são células que, como outras células eucariontes, apresentam membrana plasmática, núcleo e organelas membranosas. A característica mais marcante neles é a presença de gordura no citoplasma que, muitas vezes, ocupa praticamente toda essa região, movendo o núcleo para um local mais periférico da célula. Eles são os únicos capazes de armazenar lipídios na forma de triglicerídeos, sem que nenhuma de suas funções seja prejudicada.

Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo.
Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo.

A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas. Essas podem fusionar-se e formar uma única grande gota ou então permanecerem separadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de tecido adiposo

O tecido adiposo dos mamíferos pode ser classificado em dois tipos: tecido adiposo comum ou amarelo ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular. Veja mais sobre eles a seguir:

  • Tecido comum ou amarelo ou unilocular

Possui células grandes que, quando desenvolvidas, apresentam apenas uma gota grande de gordura, a qual ocupa grande parte da célula. Os adipócitos desse tipo de tecido adiposo podem aumentar seu tamanho conforme acumulam gordura em seu interior. Essa gordura apresenta carotenos dissolvidos, e, portanto, esse tecido possui uma coloração que varia do branco ao amarelo-escuro, estando essas variações relacionadas com a dieta.

Esse tecido é altamente vascularizado e apresenta septos de tecido conjuntivo que possuem vasos e nervos. Fibras de colágeno saem desses septos e garantem a sustentação dos adipócitos. As terminações nervosas, nesse tecido, são encontradas nas paredes dos vasos sanguíneos apresentando apenas alguns adipócitos inervados.

Leia também: Principais glândulas endócrinas e seus hormônios.

O tecido adiposo unilocular forma o chamado panículo adiposo, que é uma camada de tecido localizada sob a pele. Quando nascemos, essa camada tem praticamente a mesma espessura em todo o corpo, entretanto, à medida que crescemos, ela desenvolve-se em algumas áreas e reduz-se em outras.

Esse tipo de tecido adiposo apresenta uma série de funções, estando relacionado com reserva de energia, proteção e sustentação dos nossos órgãos internos, e atuação como isolante térmico.

 À esquerda, é possível observar o tecido adiposo multilocular, enquanto, à direita, está presente o tecido adiposo unilocular.
À esquerda, é possível observar o tecido adiposo multilocular, enquanto, à direita, está presente o tecido adiposo unilocular.
  • Tecido adiposo pardo ou multilocular

Apresenta células que, quando desenvolvidas, possuem gotículas de gordura de diferentes tamanhos no citoplasma, bem como várias mitocôndrias. Devido à grande vascularização e à grande quantidade de mitocôndrias, esse tecido adquire uma coloração parda. Enquanto no tecido adiposo unilocular temos células grandes, no tecido adiposo multilocular, essas são pequenas e de formato poligonal.

O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea. Esse tecido nos adultos está presente em apenas algumas poucas regiões, diferentemente do tipo unilocular, que é encontrado em praticamente todo o corpo. Uma quantidade maior de tecido adiposo unilocular é observada no recém-nascido. Em animais que realizam hibernação, ele está presente em grande quantidade; neles, é conhecido como glândula hibernante.

Saiba mais: O que é ectotermia e endotermia?

Funções do tecido adiposo

O tecido adiposo armazena lipídios, sendo, portanto, um grande depósito de energia, além disso, garante proteção contra choques mecânicos e atua no isolamento térmico, evitando a perda excessiva de calor ou o aumento exagerado de temperatura.

Esse tecido pode ser encontrado também preenchendo algumas partes do nosso organismo, garantindo, desse modo, que os órgãos permaneçam na posição adequada.

Ainda, o tecido adiposo apresenta a capacidade secretora, sendo responsável, por exemplo, pela liberação do hormônio leptina. Esse hormônio atua informando o cérebro sobre a presença de tecido adiposo excessivo, levando à supressão do apetite.



Por M.ª Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tecido adiposo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tecido-adiposo.htm. Acesso em 07 de julho de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O tecido adiposo é um tipo de tecido ________________ conhecido por apresentar células capazes de armazenar uma grande quantidade de gordura.

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do tipo de tecido que completa o espaço acima.

a) Conjuntivo.

b) Epitelial.

c) Nervoso.

d) Muscular.

e) Ósseo.

Questão 2

O tecido adiposo apresenta células de formato arredondado especializadas no acúmulo de gordura no citosol. Essas gorduras, que normalmente são triglicerídios, estão suspensas sem que sejam delimitadas por membranas.

Leia as alternativas a seguir e marque o nome dessa célula característica do tecido adiposo.

a) Miócito.

b) Condrócitos.

c) Adipócitos.

d) Leucócitos.

e) Osteócitos.

Mais Questões