Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Consequências da destruição da camada de ozônio

Química

Proteja-se do sol
Proteja-se do sol
PUBLICIDADE

O Sol é uma dádiva que nos ilumina todas as manhãs trazendo calor e energia, mas esse astro também emite energia fora da faixa que denominamos luz visível, ou seja, não é percebida por nossos olhos. A faixa acima da luz visível é denominada infravermelha e a faixa abaixo dela é a ultravioleta.

As irradiações com comprimentos de ondas menores contêm mais energia concentrada, sendo, portanto, muito mais fortes, essas irradiações correspondem aos raios ultravioleta que são prejudiciais à nossa saúde.

Mas a natureza em sua perfeição protege o planeta Terra com um escudo contra a irradiação ultravioleta, ou melhor, protegia. A camada de ozônio é responsável por absorver grande parte da irradiação prejudicial antes que essa chegue ao solo, mas infelizmente a camada está sendo destruída por poluentes como os CFC’s (clorofluorcarbonetos).

Os raios ultravioleta (UV-B), com comprimento de onda entre 290 a 320 nanômetros, são mais nocivos ao homem, são denominados de radiação biologicamente ativa. A maior parte dessa radiação é absorvida pela camada de ozônio, mas uma pequena porção que chega à superfície já é suficiente para causar danos à saúde humana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se uma pessoa se expuser à radiação UV-B por períodos mais prolongados, poderá notar o aparecimento de queimaduras solares na pele que podem ocasionar o câncer de pele. A Agência Norte Americana de Proteção Ambiental estima que 1% de redução da camada de ozônio provoca um aumento de 5% no número de pessoas que contraem câncer de pele. Um estudo realizado no Brasil e nos Estados Unidos mostrou que uma redução de 1% da camada de ozônio provocou o crescimento de 2,5% da incidência de melanomas.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Reações catalíticas e os CFC's

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Consequências da destruição da camada de ozônio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/consequencias-destruicao-camada-ozonio.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e a importância dessa data.
Saiba mais sobre o Dia da Terra clicando aqui! Descubra quando essa data foi criada, entenda sua importância, e conheça dicas de como preservar o planeta.
Veja como o modelo atual de desenvolvimento da agricultura contribui para impactos ambientais e para o aumento da fome, apesar da grande quantidade de alimentos produzidos.
Clique e veja o que é a camada de ozônio, como ela se forma e qual a sua principal função. Entenda o que está destruindo-a e como promover sua reintegração.
Conheça mais sobre as camadas da atmosfera, que compreendem a disposição da atmosfera em níveis com características distintas. Essa divisão atmosférica é baseada na variação de temperatura. O conteúdo do texto a seguir abordará as cinco camadas da atmosfera terrestre, suas principais características e curiosidades.
Saiba tudo sobre a descoberta de quatro novos gases que destroem a camada de ozônio realizada por cientistas de uma Universidade em Londres.