Topo
pesquisar

Tumor é câncer?

Doenças e patologias

Muitas pessoas pensam que todo tumor é câncer, entretanto, essa não é uma afirmativa verdadeira, uma vez que existem tumores benignos.
A presença de um tumor sempre indica que uma pessoa está com câncer?
A presença de um tumor sempre indica que uma pessoa está com câncer?
PUBLICIDADE

É muito comum associar a palavra tumor a um câncer, uma doença potencialmente perigosa. Entretanto, nem todo tumor é câncer, por isso, é necessária uma análise criteriosa do material a fim de conseguir um diagnóstico correto.

→ Mas, afinal, o que é um tumor?

Damos o nome de tumor ao aumento do volume em uma parte do corpo. Esse aumento pode acontecer em decorrência do crescimento exagerado do número de células e, nesse caso, recebe o nome de neoplasia. As neoplasias podem ser classificadas em benignas ou malignas.

As neoplasias benignas são caracterizadas por um aglomerado de células bem semelhantes às células que as produziram. Além disso, em um tumor benigno, o crescimento é organizado, bem lento e seus limites são bem nítidos. Nesses casos, as células não invadem os tecidos vizinhos e não são capazes de desenvolver metástase – espalhar para outras partes do corpo que não o local onde o tumor surgiu. Vale destacar, no entanto, que esse tipo de tumor pode comprimir os órgãos e tecidos próximos a ele.

As neoplasias malignas apresentam células com multiplicação rápida e anormal e com características diferentes das células que as originaram. Nesse caso, os tumores são pouco delimitados e são capazes de invadir os tecidos vizinhos e provocar metástases.

→ E o câncer?

Câncer é um nome utilizado para denominar mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células, ou seja, pela formação de tumores. Entretanto, no câncer, surgem tumores com características malignas, ou seja, são capazes de invadir órgãos e tecidos vizinhos e são formados por células diferentes das células do tecido normal, que sofrem rápido crescimento e mitoses anormais.

→ Como o câncer é formado?

Quando uma célula normal sofre mutações que alteram seu material genético, ela passa a apresentar uma série de atividades incorretas. Essas mutações podem ocorrer de forma espontânea ou, ainda, por causa da exposição a agentes cancerígenos. Algumas vezes, essas mutações ocorrem nos genes denominados proto-oncogenes, que ficam inativos em uma célula normal. Quanto eles são ativados, tornam-se oncogenes, que são responsáveis pelas características de uma célula cancerígena.

As causas do câncer podem ser externas ou internas, e ambas estão relacionadas. As causas externas relacionam-se aos hábitos de vida e aos fatores ambientais, e as causas internas são geneticamente determinadas. Estima-se que, de todos os cânceres existentes, 90% possuam associação com fatores externos. Entre esses fatores, podemos citar o cigarro e a exposição aos raios solares.

→ O câncer tem cura?

Atualmente, vários tipos de câncer apresentam cura, e a pessoa pode voltar a ter uma vida completamente normal. Para o sucesso do tratamento, no entanto, é essencial que o diagnóstico seja precoce e todo o tratamento seja realizado de maneira adequada. Exames periódicos podem ajudar a salvar vidas. 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tumor é câncer?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/tumor-cancer.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2017.

Lipoma: um tumor benigno
Doenças e patologias Tumores
O câncer colorretal afeta o cólon e o reto
Doenças e patologias Câncer colorretal
O câncer de mama masculino é uma doença muito rara que acomete o tecido mamário dos homens
Doenças e patologias Câncer de mama masculino
O exame do toque retal é muito importante para se prevenir do câncer de próstata
Doenças e patologias Câncer de prostata
O câncer ataca células vizinhas e pode se espalhar pelo corpo da pessoa acometida
Doenças e patologias Aspectos gerais do Câncer
O câncer de pele pode ser evitado adotando medidas simples durante a exposição ao sol
Doenças e patologias Câncer de pele
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA