Topo
pesquisar

Ecologia nas provas do Enem

Biologia

A Ecologia nas provas do Enem é abordada de diferentes formas, como por meio da análise de problemas ambientais atuais ou ainda focando em temas básicos da disciplina.
Ao estudar, lembre-se sempre de estar atento aos acontecimentos atuais
Ao estudar, lembre-se sempre de estar atento aos acontecimentos atuais
PUBLICIDADE

As provas do Enem caracterizam-se por seus temas atuais e questões bastante correlacionadas com o nosso dia a dia. Por essa razão, é fácil concluir que a Ecologia é um dos temas mais relevantes da prova quando o assunto é Biologia, não é mesmo?

Poluição, alterações climáticas, interações entre os seres vivos, desastres ambientais e tantos outros temas podem ser facilmente relacionados com o nosso cotidiano. Até mesmo conceitos básicos são cobrados de maneira contextualizada, como é o caso dos conceitos de habitat, nicho ecológico e níveis tróficos.

Conceitos básicos

Conceitos elementares são sempre abordados na prova de Enem e, muitas vezes, os estudantes esquecem-se de estudá-los. A cadeia alimentar, por exemplo, foi abordada duas vezes na última prova de Enem (2015) e é um tema estudado desde o Ensino Fundamental. Veja a seguir uma dessas questões:

(Questão Enem - 2015) Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

a) algas.

b) peixes.

c) baleias.

d) camarões.

e) anêmonas.

Resolução:

A resposta para essa questão é a letra A porque os produtores constituem o nível trófico mais básico em uma cadeia.

Além do tema cadeia alimentar e níveis tróficos, podemos citar como conceitos importantes o entendimento do que é habitat e nicho ecológico e a diferenciação dos termos espécie, comunidade, população e biosfera.

Problemas ambientais

Os problemas ambientais sempre aparecem nas provas de Ciências da Natureza. Pode ocorrer a abordagem dos problemas ambientais em si ou relacioná-los com outras áreas do conhecimento biológico.

Veja a seguir um exemplo de questão do Enem de 2015 que abordou um pouco a respeito dos problemas ambientais causados pelo despejo inadequado de substâncias nos ambientes aquáticos.

(Questão Enem - 2015) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

a) eutrofização.

b) proliferação de algas.

c) inibição da fotossíntese.

d) fotodegradação da matéria orgânica.

e) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

Resolução:

A resposta para essa questão é a letra C, uma vez que o escurecimento da água impede a passagem dos raios solares e, consequentemente, ocasiona a diminuição da fotossíntese.

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos são os processos naturais em que se observa a circulação de um determinado elemento entre os seres vivos e o meio ambiente. Esses ciclos são frequentemente cobrados, uma vez que são responsáveis pela reciclagem dos elementos. Entre os ciclos que mais aparecem em provas, podemos citar o ciclo da água, carbono, oxigênio e nitrogênio.

Veja uma questão do Enem de 2015 que aborda o ciclo do nitrogênio:

(Questão Enem – 2015) O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são micro-organismos fixadores de N2 , que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.

ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).

Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela

a) absorção do gás nitrogênio pela respiração.

b) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.

c) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.

d) transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas.

e) protocooperação com micro-organismos fixadores de nitrogênio.

Resolução:

Algumas bactérias são capazes de fixar o nitrogênio em plantas, outras, no entanto, oxidam o nitrogênio em nitritos e nitratos, que são utilizados por plantas, algas e bactérias. Quando um animal faz usos dessas plantas para a alimentação, o nitrogênio é absorvido por ele. O mesmo ocorre quando um animal alimenta-se de um herbívoro. Assim sendo, a resposta correta é letra d.

Agora que você já sabe como são as questões de Ecologia no Enem, basta revisar esse conteúdo. Lembre-se de ficar atento às atualidades nessa área, sempre tentando relacioná-las com os conteúdos programáticos.

Boa prova!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ecologia nas provas do Enem"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/ecologia-nas-provas-enem.htm>. Acesso em 22 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA