Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Produção de texto

A produção de texto é o ato de redigir por meio de palavras que tratam de uma ideia ou assunto específico direcionado a um interlocutor.

Mão segurando caneta e escrevendo em um caderno
Produzir textos é uma atividade cotidiana para muitas pessoas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A produção de texto é o ato de criar um texto com base em uma ideia ou assunto específico. Todo texto apresenta como estrutura básica começo, meio e fim. Além disso, para elaborar um bom texto é fundamental ter conhecimento de sua finalidade (em qual gênero textual a produção se encaixa), do tema e do tipo textual (narração, argumentação, injunção, exposição e descrição).

Leia também: Como é a redação do Enem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre produção de texto

  • Produção de texto é a capacidade de elaborar, por meio das palavras, concepções e ideias ligadas a um determinado tema ou assunto.

  • Estruturalmente, a produção de texto apresenta começo, meio e fim.

  • Uma boa produção de texto envolve objetivos definidos, bem como o assunto a ser abordado e a modalidade textual escolhida.

  • Algumas dicas que ajudam na produção de texto são: conhecimento das regras gramaticais, leitura assídua e diversificada, escrita constante, revisão e planejamento.

  • Os tipos textuais são cinco: narração, argumentação, injunção, exposição e descrição.

O que é produção de texto?

Produção de texto é a capacidade de elaborar, por meio de palavras, concepções e ideias associadas a um determinado tema. A produção de um texto está associada ao seu contexto e aos objetivos que se pretende alcançar ao elaborá-lo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura geral dos textos

De maneira geral, os textos possuem uma estrutura básica que abrange um começo, um meio e um fim. A depender da modalidade de texto a ser desenvolvida, essa divisão pode receber nomes distintos (introdução, desenvolvimento e conclusão para textos argumentativos; apresentação, complicação e clímax e desfecho para textos narrativos). Assim, podemos entender cada etapa estrutural dos textos da seguinte forma:

  • Começo (introdução ou apresentação): trata-se do primeiro momento da escrita. Nele, você precisa situar o leitor, imaginando que ele pode possuir pouco ou, às vezes, nenhum contato com o que está sendo dito. O começo é extremamente importante, pois é ele que faz com que o leitor continue ou não a leitura. Procure, portanto, elaborar um começo atrativo.

  • Meio: é a parte mais robusta do texto. Se for um texto argumentativo, por exemplo, é aqui que você vai desenvolver detalhadamente os seus argumentos e trazer as informações necessárias para persuadir o leitor. No caso de um texto narrativo, o meio é o desenvolvimento do enredo em si, com os conflitos das personagens e a geração de tensão nos diversos momentos da narrativa.

  • Fim: como o próprio nome diz, é o encerramento do texto. Em algumas produções textuais, há as chamadas “considerações finais” sobre o tema ou assunto abordado. Já em textos narrativos, pode-se finalizar com um gancho para uma eventual continuidade (outro volume de uma série de livros, por exemplo) ou mesmo convidando o leitor a fazer uma reflexão.

Videoaula: Como começar uma redação?

Como produzir um bom texto?

A produção de um bom texto envolve um planejamento adequado. Assim, é importante:

  • definir as motivações e objetivos da produção do texto;

  • saber qual é a temática ou assunto a ser abordado;

  • pesquisar sobre a modalidade textual escolhida.

A motivação e os objetivos envolvem a compreensão da finalidade do texto (para que ele está sendo escrito). Em seguida, é importante delimitar um tema ou assunto e elaborar um esquema sobre quais elementos estarão presentes em cada parte do texto (começo, meio e fim). Por fim, a pesquisa é essencial. Os estudos sobre o que será escrito ajudarão a enriquecer a produção.

Leia também: Operadores argumentativos — entenda por que eles são importantes para o seu texto

Dicas para a produção de texto

O planejamento apresentado é de suma importância durante o processo de produção de um texto. Porém, existem algumas dicas complementares que podem ajudar na organização do texto. São elas:

  • conhecer as regras gramaticais (norma-padrão) e os contextos em que se exige o seu uso;

  • ler uma diversidade de textos que possam ajudar a desenvolver a criatividade na hora da produção escrita;

  • escrever bastante, da maneira mais plural possível, para aprimorar essa habilidade;

  • revisar os textos ao terminá-los e fazer as devidas alterações quando necessário;

  • recorrer a uma segunda opinião sobre suas produções sempre que possível para que haja um olhar crítico e construtivo;

  • seguir o planejamento estabelecido antes de iniciar o seu texto para que não ocorram discrepâncias.

Tipos de texto

Os tipos textuais são as estruturas linguísticas que possibilitam a construção dos mais variados gêneros textuais. Geralmente eles são divididos em cinco tipos:

  • Texto narrativo: narra acontecimentos (reais ou fictícios) em um determinado tempo ou espaço. São exemplos de textos narrativos: conto, crônica, fábula etc.

  • Texto argumentativo: defende uma ideia envolvendo determinado tema ou assunto. Exemplos: texto dissertativo-argumentativo, artigo de opinião, editorial etc.

  • Texto expositivo: apresenta um tema, conceito ou ideia. Exemplos: aula, palestra, dicionário etc.

  • Texto descritivo: descreve pessoas, coisas, animais ou mesmo acontecimentos. Alguns exemplos de textos descritivos são as biografias, os diários, os relatos etc.

  • Texto injuntivo: oferece passos sobre como realizar determinada ação. Exemplos: receitas, manuais de instruções, propagandas etc.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Produção de texto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/producao-texto.htm. Acesso em 26 de maio de 2024.

De estudante para estudante