PUBLICIDADE
Elementos da comunicação dizem respeito a cada aspecto presente no fluxo comunicativo, desde o momento em que a mensagem é emitida, até quando é recebida e compreendida. É importante salientar que esses elementos estão presentes em qualquer tipo de comunicação e podem sofrer alterações para adequarem-se ao contexto em questão. São eles:
-
emissor;
-
receptor;
-
mensagem;
-
canal;
-
código;
-
contexto.
Tópicos deste artigo
- 1 - Características dos elementos da comunicação
- 2 - Qual a função da comunicação?
- 3 - Relação entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem
- 4 - Exercícios resolvidos sobre elementos da comunicação
Características dos elementos da comunicação
Essa estrutura com a presença de seis elementos da comunicação foi divulgada por Roman Jakobson, linguista russo e um dos grandes teóricos que apresentaram ao mundo estudos referentes à linguagem e à comunicação.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente. Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, diz-se que houve ruído na comunicação, o que significa dizer que ela não foi bem-sucedida. Nesse sentido, é importante conhecermos os elementos, para que possamos fazer um bom uso deles e estabelecermos atos comunicativos eficazes.
-
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz.
-
Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada.
-
Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual.
-
Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
-
Canal ou veículo — o meio pelo qual a mensagem é difundida, divulgada, o seu veículo condutor.
-
Código — a forma como a mensagem organiza-se, é um conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
Para melhor ilustrarmos os elementos, tomemos como exemplo uma aula expositiva, ministrada por uma professora de língua portuguesa sobre elementos da comunicação.
-
A locutora seria a professora.
-
Os interlocutores seriam os estudantes.
-
A mensagem seria o texto verbal oral elaborado pela professora em seu ato de fala.
-
O referente seria elementos da comunicação, o assunto da aula.
-
O canal seria a voz da professora, impulsionada pelo ar que entra e sai de seus pulmões, utilizando-se também de seu aparelho fonador.
-
O código seria a língua portuguesa.
Leia também: Diferença entre língua e linguagem
Qual a função da comunicação?
Os seres humanos, naturalmente, têm a necessidade de comunicarem-se, uma vez que, por meio desse processo, conseguimos não apenas estabelecer nossa permanência no planeta Terra mas também criar comunidades, sociedades, desenvolver tecnologias, saberes, ciências, e, acima, de tudo, conseguimos humanizar-nos.
É por meio da comunicação que nos relacionamos com o outro, construímos a empatia e o autoconhecimento. Sem ela, não seria possível, por exemplo, realizarmos trocas de ideias, de sentimentos, de opiniões, e, certamente, viveríamos fechados, isolados em um universo particular. Com ela, criamos vínculos de todas as naturezas, influenciamos e somos influenciados, edificamos a história e as memórias, e projetamos o futuro, interagindo e solidificando o conhecimento.
Relação entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem
Todo ato comunicativo prevê uma intencionalidade. Por mais despretensioso que seja, a exemplo de uma conversa de elevador ou um “bom dia” via Whatsapp, quando nos comunicamos, temos uma razão para isso. E assim, a depender dos nossos objetivos, a linguagem pode cumprir diferentes funções: explicar, informar, expor um ponto de vista, realizar trabalho estético com o texto, manter a comunicação em curso e/ou persuadir, influenciar, convencer.
Cada uma das funções da linguagem está vinculada a um determinado elemento da comunicação. Vejamos:
1. Se o foco está no emissor (locutor), a linguagem cumpre a função de expressar uma opinião, um ponto de vista, emoções e sentimentos daquele que fala — função emotiva ou expressiva;
2. Se o foco está no receptor (interlocutor), a linguagem cumpre a função de convencer, persuadir, influenciar, levar o interlocutor a assumir determinada postura ou pensamento — função apelativa ou conativa;
3. Se a ênfase é dada ao referente (contexto), a linguagem despe-se de subjetividades e tende a apresentar dados, informações, situações e fatos da realidade — função referencial;
4. Se a ênfase é dada à própria mensagem, com o objetivo de trabalhá-la esteticamente — função poética;
5. Quando o foco é dado ao canal (veículo), e o objetivo é manter a comunicação em curso — função fática ou de contato;
6. Finalmente, ao dar-se ênfase ao código, quando a intencionalidade é a de explicar — função metalinguística.
Exercícios resolvidos sobre elementos da comunicação
Questão 01 (Enem - adaptada)
Desabafo
Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.
CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).
Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois
A) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
B) a atitude do enunciador (emissor) sobrepõe-se àquilo que está sendo dito.
C) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
D) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
E) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.
Solução
Alternativa B
Questão 02 (Enem 2016)
Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
(LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993)
Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto
A) ressaltar a importância da intertextualidade.
B) propor leituras diferentes das previsíveis.
C) apresentar o ponto de vista da autora.
D) discorrer sobre o ato da leitura.
E) focar a participação do leitor.
Solução
Alternativa B
Questão 03 Estabeleça a relação entre as colunas, numerando a segunda de acordo com os elementos do processo de comunicação expressos na primeira:
( 1 ) emissor
( 2 ) receptor
( 3 ) código
( 4 ) canal
( 5 ) mensagem
( 6 ) referente
( ) É quem elabora a mensagem, quem diz.
( ) Conjunto de sinais organizados de maneira que tanto o locutor quanto o interlocutor conheçam e tenham acesso.
( ) Assunto, contexto.
( ) A quem a mensagem é dirigida.
( ) Texto em si.
( ) Meio pelo qual a mensagem chega ao receptor.
Solução
1-3-6-2-5-4
Fontes
CHALUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1995.
HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C; FRANÇA, Vera Veiga. (Org.s). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 5. ed Petrópolis: Vozes, 2001.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1976.
Por Sara de Castro
Professora de Redação