PUBLICIDADE
Uma característica que nos faz seres únicos, dotados de opiniões próprias e críticos frente a uma realidade que nos cerca é a interação que estabelecemos com nossos semelhantes, confrontando nossas ideias, ampliando nossos conhecimentos de acordo com a convivência, estabelecendo, desta forma, uma troca de experiências.
Essa troca se dá por meio de situações cotidianas, como no ambiente de trabalho, na convivência entre familiares e amigos, em ambientes educacionais, dentre outros. Tal ocorrência é realizada de forma espontânea, priorizando um caráter mais informal, onde as opiniões se divergem e se assemelham, de modo a promover a interação entre os interlocutores envolvidos.
Mas há também determinadas situações em que tal espontaneidade cede lugar à formalidade, na qual os interlocutores têm a oportunidade de discutir, apresentar argumentos e contra-argumentos acerca de um tema de interesse coletivo. É o que chamamos de debate, bastante veiculado pelos meios de comunicação em geral.
Neste caso, há que se obedecer a certas regras preestabelecidas, onde um mediador tem a função de comandar o debate, procurando manter o nível e a organização do mesmo.
Uma ocorrência bastante corriqueira é o debate entre políticos, o qual se evidencia pela dinâmica dos participantes, levantando questões, revelando propostas de campanhas, apoiando ou refutando opiniões caracterizadas pela força argumentativa da palavra.
A linguagem que o perfaz geralmente é caracterizada pela norma padrão. Entretanto, em algumas ocorrências poderá haver variações em função do grau de intimidade entre os participantes, da faixa etária e do nível cultural referente aos mesmos.
Assim sendo, o ato de debater proporciona-nos a liberdade de expormos livremente nosso ponto de vista, como também compartilharmos com opiniões alheias, cuja intenção é, única e exclusivamente, convencer ou sermos convencidos, mediante o confronto de experiências.
Seja qual for o resultado obtido em função deste, o compartilhar de ideias leva-nos ao crescimento, tendo em vista que debater é modificar o outro e a nós mesmos, ampliando nossa visão de mundo e, sobretudo, exercendo nossa cidadania.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola