Whatsapp

Memorando

Redação

PUBLICIDADE

O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias. Sua principal característica é a rapidez e objetividade na comunicação. Sua estrutura é simples e marcada, principalmente, por data e local, nome dos interlocutores, mensagem curta e despedida cordial.

Leia também: Ata – registro documental de discussões e deliberações realizadas coletivamente

O que é memorando?

O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.

Um memorando pode servir tanto para estabelecer uma comunicação interna, ou seja, transmitir mensagens entre os setores internos de determinada empresa ou instituição; quanto para estabelecer comunicação externa, quando pode transmitir uma mensagem oficial ou mensagem comercial, o que envolve interlocutores não pertencentes à instituição de saída do documento.

O memorando divulga mensagens profissionais entre diferentes setores e profissionais.
O memorando divulga mensagens profissionais entre diferentes setores e profissionais.

Características e estrutura de um memorando

A principal característica do memorando é a sua agilidade comunicativa, já que, dentro dos gêneros textuais do contexto profissional/empresarial, ele se destaca na sua “facilidade” burocrática. Também por seu caráter formal, o documento utiliza a linguagem escrita na modalidade padrão. Além disso, por estabelecer comunicação entre diferentes profissionais, é marcado pelo uso de pronomes de tratamento, indicando respeito e reconhecimento de posição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os memorandos, no geral, organizam-se em uma estrutura básica comum, que diverge somente no assunto da mensagem ou “contexto”, que é o corpo central do gênero e que transmite, de fato, o aviso, a solicitação ou a reclamação. Assim, podemos indicar que a estrutura básica do memorando se compõe de:

  • Nome do memorando

  • Nome do receptor ou destinatário

  • Nome do emissor do memorando

  • Data de emissão do memorando

  • Apresentação e resumo da mensagem

  • Mensagem do memorando

  • Assinatura final

TIMBRE

nº_/_                                                               Data _/_/__

Para ______________

Assunto ___________

 

 

texto___________texto___________texto_____________
texto___________ texto___________ texto____________
texto___________ texto___________ texto____________

__________________

Nome e cargo

 

Veja também: Função e estrutura do gênero carta de solicitação

Tipos de memorando

O memorando, ainda, pode ser subdividido em tipos, que se referem a algumas diferenças comuns ao gênero, a depender da finalidade, do contexto e do teor da mensagem divulgada. Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.

  • Memorando interno

O memorando interno serve para comunicar avisos, novas regras, atualizações em algum setor do trabalho etc., ou seja, estabelece uma comunicação interna entre departamentos e funcionários de uma mesma empresa ou instituição.

As características desse memorando são: possuir o nome do memorando no topo da página, abaixo o(s) destinatário(s) do documento, em seguida o nome remetente. Os interlocutores podem ser identificados por seus respectivos departamentos. Em seguida, apresenta-se data, assunto e mensagem do documento, concluído pela assinatura no canto direito.

  • Memorando externo

O memorando externo, também chamado de memorando oficial, serve para emitir ordem, aviso ou solicitação para diferentes departamentos. Esse tipo se organiza da seguinte forma: inicia-se com o número do documento e a sigla que identifica sua origem, localizados no canto esquerdo superior da página. Em sequência, segue-se a informação da data e o vocativo. Depois, o contexto, o fecho e, por fim, a assinatura.

  • Memorando comercial

O memorando comercial se estrutura da seguinte forma: insere-se data da emissão do documento no canto superior direito da folha, seguido do destinatário e vocativo. Em seguida, o contexto ou mensagem, o fecho e a assinatura.

Como se faz um memorando?

Para fazer um memorando, é preciso, antes de tudo, identificar qual dos tipos será utilizado para que se possa estruturar o texto de modo adequado. Assim, escolhido o tipo, o autor deve preencher as informações contextuais, como data, local, destinatário, número ou nome do documento etc.

No corpo do documento, deve-se apresentar a mensagem central que necessita ser transmitida. Ela deve ser escrita de modo formal, cordial e sucinto. Assim, deve-se evitar todo tipo de informação ou diálogo desnecessário e coloquial. É importante relembrar que a característica central do memorando é sua agilidade, desse modo: mensagem curta e direta.

Exemplos de memorando

Seguem-se dois exemplos de memorando:

MEMORANDO

Para Juliana Silva - DEPARTAMENTO MARKETING

De Carlos Silva - DEPARTAMENTO RELAÇÕES PÚBLICAS

Data 25-03-2021

Ref: Estágio

A partir do dia 01 de abril de 2021, a Sr.ª Maria da Silva, assistente no Departamento de Relações Públicas, será estagiária no Departamento de Marketing durante um mês. Solicitamos cordialmente uma assistência pessoal, de modo que Sr.ª Maria tenha o máximo de aproveitamento.

a Juliana Silva

 

TIMBRE

Memorando nº21/DA                                                                               Em 15 de Março de 2021

À Sr.ª Chefa do Departamento de Seleção

Cumprindo determinação do Conselho, comunicamos que foi decidido, hoje, o desligamento da funcionária Marcia Garcia Lopes.

Atenciosamente,

Maria Silva

Diretora

 

Como é possível observar, nos dois exemplos, há alguns elementos da estrutura do memorando comuns (data, destinatário, remetente, assinatura). Além disso, a mensagem curta e objetiva é aspecto marcante nos dois textos, juntamente à formalidade da língua portuguesa e à marcação dos pronomes de tratamento como fator necessário ao contexto. Pelos modelos, é evidente que o memorando serve para transmitir mensagens curtas e importantes entre diferentes setores que possuem alguma relação no ambiente de trabalho.

Diferença entre ofício e memorando

O memorando é um documento que serve para estabelecer rápidas comunicações entre diferentes departamentos de uma mesma instituição ou entre filiais que possuem alguma relação profissional, logo, é um gênero que circula dentro de um ambiente “interno”.

O ofício, por sua vez, é um documento de comunicação externa, ou seja, é direcionado para fora do ambiente de trabalho, além disso, costuma ter um texto de maior extensão que o memorando. É utilizado principalmente por órgãos do governo e autarquias.

 

Por Talliandre Matos
Professora de Redação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Memorando"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/memorando.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o gênero textual ata, uma importante ferramenta comunicativa, e entenda qual é o seu propósito e a sua estrutura.
Conheça a carta comercial, o ambiente em que o gênero circula, suas características estruturais e linguísticas, bem como suas funções.
Clique aqui e descubra o que é a carta de solicitação, como fazê-la de modo adequado e as possíveis diferenças causadas pelo contexto de uso.
Saiba qual é a estrutura de um contrato social civil!
Um texto bastante comum em nosso cotidiano! Conheça seus aspectos estruturais!
Saiba mais sobre esse tipo de redação técnica!
Conheça o requerimento e descubra as diversas funções cidadãs que o gênero possui. Aprenda sobre sua estrutura e acompanhe modelos.
Conheça o seminário! Descubra curiosidades sobre esse gênero, suas principais características linguísticas e estruturais, e aprenda a organizar uma boa apresentação.