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O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias. Sua principal característica é a rapidez e objetividade na comunicação. Sua estrutura é simples e marcada, principalmente, por data e local, nome dos interlocutores, mensagem curta e despedida cordial.
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Tópicos deste artigo
- 1 - O que é memorando?
- 2 - Características e estrutura de um memorando
- 3 - Tipos de memorando
- 4 - Como se faz um memorando?
- 5 - Exemplos de memorando
- 6 - Diferença entre ofício e memorando
O que é memorando?
O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.
Um memorando pode servir tanto para estabelecer uma comunicação interna, ou seja, transmitir mensagens entre os setores internos de determinada empresa ou instituição; quanto para estabelecer comunicação externa, quando pode transmitir uma mensagem oficial ou mensagem comercial, o que envolve interlocutores não pertencentes à instituição de saída do documento.
Características e estrutura de um memorando
A principal característica do memorando é a sua agilidade comunicativa, já que, dentro dos gêneros textuais do contexto profissional/empresarial, ele se destaca na sua “facilidade” burocrática. Também por seu caráter formal, o documento utiliza a linguagem escrita na modalidade padrão. Além disso, por estabelecer comunicação entre diferentes profissionais, é marcado pelo uso de pronomes de tratamento, indicando respeito e reconhecimento de posição.
Os memorandos, no geral, organizam-se em uma estrutura básica comum, que diverge somente no assunto da mensagem ou “contexto”, que é o corpo central do gênero e que transmite, de fato, o aviso, a solicitação ou a reclamação. Assim, podemos indicar que a estrutura básica do memorando se compõe de:
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Nome do memorando
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Nome do receptor ou destinatário
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Nome do emissor do memorando
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Data de emissão do memorando
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Apresentação e resumo da mensagem
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Mensagem do memorando
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Assinatura final
TIMBRE nº_/_ Data _/_/__ Para ______________ Assunto ___________
texto___________texto___________texto_____________ __________________ Nome e cargo |
Veja também: Função e estrutura do gênero carta de solicitação
Tipos de memorando
O memorando, ainda, pode ser subdividido em tipos, que se referem a algumas diferenças comuns ao gênero, a depender da finalidade, do contexto e do teor da mensagem divulgada. Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.
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Memorando interno
O memorando interno serve para comunicar avisos, novas regras, atualizações em algum setor do trabalho etc., ou seja, estabelece uma comunicação interna entre departamentos e funcionários de uma mesma empresa ou instituição.
As características desse memorando são: possuir o nome do memorando no topo da página, abaixo o(s) destinatário(s) do documento, em seguida o nome remetente. Os interlocutores podem ser identificados por seus respectivos departamentos. Em seguida, apresenta-se data, assunto e mensagem do documento, concluído pela assinatura no canto direito.
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Memorando externo
O memorando externo, também chamado de memorando oficial, serve para emitir ordem, aviso ou solicitação para diferentes departamentos. Esse tipo se organiza da seguinte forma: inicia-se com o número do documento e a sigla que identifica sua origem, localizados no canto esquerdo superior da página. Em sequência, segue-se a informação da data e o vocativo. Depois, o contexto, o fecho e, por fim, a assinatura.
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Memorando comercial
O memorando comercial se estrutura da seguinte forma: insere-se data da emissão do documento no canto superior direito da folha, seguido do destinatário e vocativo. Em seguida, o contexto ou mensagem, o fecho e a assinatura.
Como se faz um memorando?
Para fazer um memorando, é preciso, antes de tudo, identificar qual dos tipos será utilizado para que se possa estruturar o texto de modo adequado. Assim, escolhido o tipo, o autor deve preencher as informações contextuais, como data, local, destinatário, número ou nome do documento etc.
No corpo do documento, deve-se apresentar a mensagem central que necessita ser transmitida. Ela deve ser escrita de modo formal, cordial e sucinto. Assim, deve-se evitar todo tipo de informação ou diálogo desnecessário e coloquial. É importante relembrar que a característica central do memorando é sua agilidade, desse modo: mensagem curta e direta.
Exemplos de memorando
Seguem-se dois exemplos de memorando:
MEMORANDO Para Juliana Silva - DEPARTAMENTO MARKETING De Carlos Silva - DEPARTAMENTO RELAÇÕES PÚBLICAS Data 25-03-2021 Ref: Estágio A partir do dia 01 de abril de 2021, a Sr.ª Maria da Silva, assistente no Departamento de Relações Públicas, será estagiária no Departamento de Marketing durante um mês. Solicitamos cordialmente uma assistência pessoal, de modo que Sr.ª Maria tenha o máximo de aproveitamento. a Juliana Silva |
TIMBRE Memorando nº21/DA Em 15 de Março de 2021 À Sr.ª Chefa do Departamento de Seleção Cumprindo determinação do Conselho, comunicamos que foi decidido, hoje, o desligamento da funcionária Marcia Garcia Lopes. Atenciosamente, Maria Silva Diretora |
Como é possível observar, nos dois exemplos, há alguns elementos da estrutura do memorando comuns (data, destinatário, remetente, assinatura). Além disso, a mensagem curta e objetiva é aspecto marcante nos dois textos, juntamente à formalidade da língua portuguesa e à marcação dos pronomes de tratamento como fator necessário ao contexto. Pelos modelos, é evidente que o memorando serve para transmitir mensagens curtas e importantes entre diferentes setores que possuem alguma relação no ambiente de trabalho.
Diferença entre ofício e memorando
O memorando é um documento que serve para estabelecer rápidas comunicações entre diferentes departamentos de uma mesma instituição ou entre filiais que possuem alguma relação profissional, logo, é um gênero que circula dentro de um ambiente “interno”.
O ofício, por sua vez, é um documento de comunicação externa, ou seja, é direcionado para fora do ambiente de trabalho, além disso, costuma ter um texto de maior extensão que o memorando. É utilizado principalmente por órgãos do governo e autarquias.
Por Talliandre Matos
Professora de Redação