Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania

Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se mediante nossa conduta diária, todos perfazendo de estruturas predefinidas.

Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se diariamente no cotidiano
Os gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania materializam-se diariamente no cotidiano
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O título que comporta a seção que a partir de agora você terá a seu inteiro dispor parece nos oferecer pistas necessárias para entendermos o porquê de um espaço como esse: gêneros textuais. Sim, gêneros textuais, visto ser eles, materialmente dizendo, os grandes representantes de tantas situações comunicativas que norteiam nosso cotidiano.   Contudo, ainda resta outro aspecto que também nos instiga e nos induz a concebê-los como relevantes: a oralidade.

Caro (a) usuário (a), participantes, integrantes da vida em sociedade, distintos são os posicionamentos em que temos de assumir por meio, única e exclusivamente, da oralidade. Dessa forma, tais circunstâncias não se restringem somente ao ato de falar, propriamente dito, ao contrário, estendem-se ao universo escolar e, sobretudo, ao acadêmico, no qual passa a ganhar ainda mais notoriedade.

Dessa forma, debates, seminários, entre outros, permeiam amplamente esses ambientes e não se trata, acredite, somente do ato de verbalizar acerca de um determinado assunto, trata-se, antes de tudo, de um planejamento, de certa “obediência” a estruturas, a tomadas de atitudes planejadas, levando-se em consideração o modo como se portar, as expressões corporais a utilizar, as vestimentas a adotar, enfim, muitas são as particularidades que norteiam esse tipo de circunstância comunicativa. E você, não se preocupe, pois tão logo estabelecerá familiaridade com todas elas, para que assim saiba se portar, e assim se portando, desempenhe de forma plausível os papéis que lhe serão concedidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas os pontos relevantes não param por aí não, eles, porém, vão um pouco mais adiante, pois aqui, exatamente aqui, entrarão em cena os chamados gêneros textuais ligados à cidadania. Cidadania porque sua situaçãoéde alguém que se encontra no direito (dentro dos padrões, obviamente) de reivindicar, de reclamar, de solicitar. Assim, é justamente nesse sentido que irá constatar um pouco mais sobre o abaixo-assinado, o manifesto, a carta aberta, enfim... os demais gêneros... descobrirá, mas apenas quando desejar fazer uso, e bom, por excelência, de tudo o que aqui preparamos para você!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/generos-textuais-ligados-oralidade-cidadania.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

Videoaulas