Um bom texto é aquele que consegue comunicar-se e transmitir informações aos seus leitores. Para isso, é fundamental que o autor do texto exponha suas ideias de maneira clara e objetiva e construa parágrafos, períodos e orações muito bem articulados.
A coesão textual, nome atribuído a essa articulação, é explicitada por meio de elementos de conexão, normalmente conjunções, advérbios e pronomes. A utilização adequada dos elementos de coesão promove o encadeamento das ideias e contribui para a progressão textual. Na realidade, são os conectores discursivos os responsáveis pela sequenciação de ideias entre as orações e os períodos e possibilitam também um processo de paragrafação bem estruturado, sendo essenciais à manutenção do eixo temático que o autor pretende desenvolver.
Na Língua Portuguesa, além da pontuação, há inúmeros conectores discursivos para que você possa redigir um texto com excelente articulação de ideias, com orações completas e sintaticamente bem estruturadas. Entretanto, a escolha errada desses conectivos pode ocasionar a deturpação de sentido do texto.
Preparamos, a seguir, uma tabela para que você possa consultar alguns dos principais conectores discursivos e os efeitos de sentido que agregam às orações, aos períodos e aos parágrafos e redigir um excelente texto.
Tabela com alguns dos principais conectores discursivos:
ADIÇÃO |
E, pois, além disso, e ainda, mas também, por um lado … por outro |
CAUSA |
É evidente que, certamente, naturalmente, evidentemente, por |
REAFIRMAÇÃO |
Nesse sentido, nessa perspectiva, em outras palavras, ou seja, novamente, em suma, em resumo, dessa forma, outrossim, dessarte, destarte |
SEMELHANÇA |
Do mesmo modo, tal como, assim como, pela mesma razão |
OPOSIÇÃO/RESTRIÇÃO |
Mas, apesar de, no entanto, entretanto, porém, contudo, todavia, tampouco, por outro lado |
LIGAÇÃO TEMPORAL |
Atualmente, contemporaneamente, após a década de, antes de, em seguida, até que, quando |
OPINIÃO |
Ao meu ver, creio que, em meu/nosso entender, parece-me que, (in)felizmente, incrível como, admito que, (não) penso dessa forma/assim, obviamente |
HIPÓTESE |
A menos que, supondo que, mesmo que, salvo se, exceto se |
FINALIDADE |
Para, para que, com o intuito de, com o objetivo de, a fim de |
EXEMPLIFICAÇÃO |
Por exemplo, isto é, como se pode ver, a exemplo de |
ESCLARECER |
(não) significa que, quer dizer, isto é, não pense que, com isto, (não) pretendemos |
ENFATIZAR |
Efetivamente, com efeito, na verdade, como vimos, como pudemos refletir, mais uma vez |
DÚVIDA |
Talvez, é provável, é possível, provavelmente, possivelmente, porventura Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) |
CHAMAR ATENÇÃO |
Note-se que, atentar para o fato de que, constata-se que, verificamos, mais uma vez |
CONCLUSÃO |
Portanto, logo, enfim, à guisa de conclusão, em suma, concluindo, para que |
CERTEZA |
Evidentemente, certamente, decerto, naturalmente |
PROPORÇÃO |
À medida que, da mesma forma |
CONFORMIDADE |
Conforme o(a), de acordo com, consoante, em conformidade |
Conectores discursivos a serviço do texto
Os conectores discursivos estão a serviço do texto
Agora que você conheceu alguns dos vários elementos de coesão textual, leia o texto de Contardo Calligaris e verifique de que maneira eles contribuem para a estruturação e organização das informações no texto:
Jovens delinquentes
Na noite de terça-feira passada (dia 9), em São Paulo, Victor Hugo Deppman, estudante de 19 anos, foi assassinado. As câmeras mostram que ele entregou seu celular, e o assaltante o matou sem razão, com um tiro na cabeça.
O criminoso se entregou à polícia declarando que faltavam dois dias para ele completar 18 anos. Apesar disso, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aos 20 anos e 11 meses, no máximo, ele voltará a circular. A gente não pode nem deixar anotado o nome do assassino para mantê-lo afastado de nossas vidas futuras: por ele ser menor, seu anonimato é preservado. É assim que protegemos o futuro do criminoso, para que, uma vez regenerado pela mágica de três anos de internação (alguém acredita?), ele possa facilmente reintegrar a sociedade e ser um cidadão exemplar, nosso vizinho.
Obviamente, nos últimos dias, multiplicaram-se os pedidos de revisão do próprio ECA. Marcos Augusto Gonçalves observou que, na boca dos políticos, esses pedidos escondem décadas de descaso em matéria de segurança pública. Concordo. Porém, à medida que não sou político, não vou deixar de discutir, mais uma vez, o estatuto do menor.
Análise dos elementos coesivos do texto
Como você pôde observar, o texto apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos (conjunções, pronomes, advérbios, palavras do mesmo campo lexical, conectores sequenciais), os quais são empregados com maturidade e contribuem para que as informações sejam expostas de maneira clara e objetiva. Agora aproveite nossas dicas e boa escrita!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "Conectores discursivos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/conectores-discursivos.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.
(CESGRANRIO – 2011. Adaptada.) Considere a sentença: “Marisa saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus”. As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de
a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
(FUMARC – 2011. Adaptada.) No enunciado, lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”. O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical que serve para adicionar uma ideia à outra.
e) Trata-se de uma próclise.
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