Topo
pesquisar

Como fazer uma redação nota 10?

Redação

Algumas dicas simples e eficientes podem facilitar sua rotina de estudos e ajudá-lo(a) a fazer uma redação nota 10!
PUBLICIDADE

O que é preciso para escrever bem?

Pensou?

Difícil, não é mesmo? Afinal de contas, existe uma fórmula mágica que seja capaz de nos transformar em autores competentes de um dia para o outro? Bem, você que conhece a língua portuguesa sabe que, para essa pergunta, a resposta é assertiva: não. Ainda não inventaram nada mais eficiente do que a dedicação e a leitura, essas, de fato, são fórmulas certeiras para quem deseja se dar bem com a palavra escrita. Para que a comunicação seja eficientemente estabelecida entre autor e leitor, é indispensável conhecer todos os recursos que a língua nos disponibiliza, assim como é preciso expandir nosso repertório cultural.

Pois bem, para dar uma forcinha a você que se dedica ao aperfeiçoamento da competência discursiva, o Brasil Escola preparou algumas dicas de redação simples, porém eficientes. São dicas que poderão facilitar sua rotina de estudos e deixá-lo(a) mais perto daquela redação nota 10. Lembre-se de que são apenas alguns direcionamentos! Para aproveitá-los integralmente, é preciso dispor de conhecimentos prévios. Quem realmente quer tornar-se um bom escritor não busca atalhos, sabe que escrever demanda tempo, transpiração e também inspiração. Aproveite nossas dicas! Boa leitura e bons estudos!

Dicas para uma redação nota 10:

Dica 1: Leia e releia o tema da redação.

Esse é o ponto de partida. Parece uma dica simples, mas fato é que boa parte das pessoas que se candidatam a uma vaga em universidades e cargos públicos não tem o devido cuidado com o tema da redação. Algumas provas oferecem textos motivadores (também conhecidos como coletâneas) que, quando bem aproveitados, podem fazer toda a diferença entre a nota 0 e a nota 10. Leia, releia e, se preciso for, repita a leitura até que você tenha entendido a proposta.

Dica 2: Planeje seu texto.

Nem mesmo os grandes escritores pulam essa etapa no momento da escrita. Antes de começar a estruturar seu texto, delimite o tema, defina o objetivo e selecione ideias que sejam capazes de sustentar a tese que você defenderá ao longo da redação. Observe um esquema simples e objetivo que facilitará o planejamento do seu texto:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Tema: assunto geral do texto.

→ Delimitação do tema: aspecto do tema que vai ser tratado.

→ Objetivo: o que você pretende com o seu texto?

→ Ideias do desenvolvimento: argumentos, exemplos, comparações, confrontos e todos os recursos que auxiliarem na sustentação do ponto de vista que será apresentado para o leitor.

Dica 3: Planejamento feito, é hora de escrever!

Agora que você já sabe os caminhos a serem percorridos (lembre-se de que é um planejamento, nada impede que você modifique, retire ou acrescente ideias, certo?), é hora de redigir. Para impressionar positivamente o leitor, escolha uma frase bem atraente para abrir com chave de ouro o seu texto. Você pode usar uma citação (curta, ok?), uma declaração, uma pergunta (desde que ela seja respondida ao longo do texto e desde que ela não seja uma pergunta retórica), um verso, a letra de uma música ou poema etc. São muitas as possibilidades que podem ajudar a “seduzir” o leitor e a deixá-lo curioso para conferir o restante do seu texto. Não se esqueça de que cada parágrafo deve conter apenas uma ideia e, ao concluí-lo, não importa a etapa do texto que você esteja trabalhando (introdução, desenvolvimento ou conclusão), seja convincente.

Dica 4: Seja natural.

Ser natural significa que você não deve construir um muro entre você e o leitor. Muitas pessoas pecam pelo formalismo exagerado e acabam apelando para construções sintáticas confusas e cheias de inversões, bem como para o uso de palavras obsoletas retiradas de algum dicionário antigo. Não faça isso. Preze pela clareza e não permita que o leitor não compreenda as ideias que você pretende transmitir; caso contrário, a comunicação, função primordial da linguagem, será prejudicada. Para escrever de maneira natural, você pode empregar recursos como: pausas, uso da voz ativa, perguntas diretas e emprego de modalizadores do discurso, elementos que não só ajudarão você a exprimir sua posição em relação àquilo que é dito, assim como proporcionarão uma maior interação entre você e o leitor.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Planejar o texto e optar por uma linguagem acessível estão entre os recursos para escrever uma redação nota 10!
Planejar o texto e optar por uma linguagem acessível estão entre os recursos para escrever uma redação nota 10!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Como fazer uma redação nota 10?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/como-fazer-uma-redacao-nota-10.htm. Acesso em 16 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola