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Conjunção subordinativa

Conjunção subordinativa é a conjunção que liga orações subordinadas a orações principais. Pode ser classificada como integrante ou adverbial.

As conjunções subordinativas são classificadas em integrantes ou em adverbiais.
Esquema resumindo as conjunções subordinativas.
Crédito da Imagem: Gabriel Fraco | Brasil Escola
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As conjunções subordinativas são conjunções que ligam orações subordinadas a orações principais. Elas podem ser classificadas como integrantes ou adverbiais, a depender de como ligam essas orações.

Leia também: Como é um período composto por subordinação?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre conjunção subordinativa

  • As conjunções subordinativas ligam orações principais a orações subordinadas.
  • Podem ser integrantes (substantivas) ou adverbiais (circunstanciais).
  • As conjunções subordinativas integrantes são as que introduzem orações subordinadas substantivas.
  • As conjunções subordinativas adverbiais são as que introduzem orações subordinadas adverbiais.
  • As conjunções subordinativas adverbiais podem expressar causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, finalidade, tempo e proporção.
  • As locuções subordinativas são formadas por mais de uma palavra e têm função semelhante às conjunções.
  • As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas.

O que é conjunção subordinativa?

Conjunções subordinativas são palavras que estabelecem uma relação de dependência entre duas orações, em que uma delas (oração subordinada) depende semanticamente da outra (oração principal) para ter sentido completo. Veja:

oração principal + oração subordinada

Eu resolvi sair de casa, embora estivesse muito frio.

Nesse exemplo, a oração “Eu resolvi sair de casa” é a principal, pois ela mantém sentido próprio mesmo se aparecer sozinha no enunciado.

Já a oração “embora estivesse muito frio” é subordinada, ou seja, depende da oração principal, pois não seria possível aparecer sozinha.

Ainda, “embora” liga a oração subordinada à oração principal; portanto, é uma conjunção subordinativa.

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Quais são as conjunções subordinativas?

Há basicamente dois tipos de conjunções subordinativas: as integrantes e as adverbiais.

→ Conjunções subordinativas integrantes

Conjunções subordinativas integrantes são as que introduzem orações subordinadas substantivas, ou seja, orações que exercem função de substantivo no enunciado. A conjunção subordinativa integrante mais comum é “que” e, às vezes, “se”.

◦ Como identificar uma conjunção subordinativa integrante?

É possível identificar uma conjunção subordinativa integrante quando é possível substituir a oração toda por um substantivo ou por um pronome substantivo. Exemplo:

oração principal + oração subordinada substantiva

Ela acha que você não contou tudo.

Não sabemos se elas nos entenderam.

Nesses casos, seria possível substituir toda a oração subordinada pelo pronome “isso”.

Ela acha isso.

Não sabemos isso.

Portanto, sabemos que se trata de uma oração subordinada substantiva e que a palavra “que”, nesse caso, é uma conjunção subordinativa integrante.

→ Conjunções subordinativas adverbiais

Conjunções subordinativas adverbiais são as conjunções subordinativas que introduzem orações subordinadas adverbiais, ou seja, orações que têm função de adjunto adverbial da oração principal. Assim, são orações que acrescentam circunstâncias que modificam a oração principal, como tempo, causa, finalidade, condição, entre outras.

◦ Como identificar uma conjunção subordinativa adverbial?

É possível identificar uma conjunção subordinativa adverbial, no início de uma oração subordinada, expressando alguma circunstância específica em relação à oração principal. Além disso, essa conjunção não pode ser retirada do texto, pois ela é um elemento essencial para ligar as orações do enunciado; sem ela, as orações não fazem sentido juntas.

◦ Tipos de conjunções subordinativas adverbiais

Há nove tipos de conjunções subordinativas adverbiais, de acordo com a circunstância que expressam. Veja-as a seguir.

  • Conjunções subordinativas adverbiais causais

Conjunções subordinativas adverbiais causais expressam a causa ou o motivo do que é declarado na oração principal. Veja:

Ele não foi à escola porque estava doente.

Aqui, a oração subordinada “porque estava doente” é a causa da oração principal “Ele não foi à escola”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial causal.

  • Conjunções subordinativas adverbiais comparativas

Conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma comparação entre dois elementos. Veja:

Ela é tão inteligente quanto eu sou esforçada.

Aqui, a oração subordinada “quanto eu sou esforçada” é uma comparação com a oração principal “Ela é tão inteligente”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial comparativa.

  • Conjunções subordinativas adverbiais concessivas

Conjunções subordinativas adverbiais concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da oração principal, mas que não impede sua realização. Veja:

Ele continuou trabalhando embora estivesse cansado.

Aqui, a oração subordinada “embora estivesse cansado” é uma concessão em relação à oração principal “Ele continuou trabalhando”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial concessiva.

  • Conjunções subordinativas adverbiais condicionais

Conjunções subordinativas adverbiais condicionais expressam uma condição necessária para se realizar ou não o que se declara na oração principal. Veja:

Não iremos ao parque se chover.

Aqui, a oração subordinada “se chover” é uma condição para não realizar o que está expresso na oração principal “Não iremos ao parque”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial condicional.

  • Conjunções subordinativas adverbiais conformativas

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas indicam que algo se realiza de acordo com o que foi expresso na oração principal. Veja:

Fiz tudo conforme você pediu.

Aqui, a oração subordinada “conforme você pediu” é uma conformidade para que fosse feita a ação expressa na oração principal “Fiz tudo”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial conformativa.

  • Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas

Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas expressam a consequência ou o resultado do que se declara na oração principal. Veja:

Ele gritou tanto que ficou rouco!

Aqui, a oração subordinada “tanto que ficou rouco” é uma consequência da ação expressa na oração principal “Ele gritou”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial consecutiva.

  • Conjunções subordinativas adverbiais finais

Conjunções subordinativas adverbiais finais indicam a finalidade ou o objetivo do que se declara na oração principal. Veja:

Estudou muito para que passasse na prova.

Aqui, a oração subordinada “para que passasse na prova” é um objetivo da ação expressa na oração principal “Estudou muito”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial final.

  • Conjunções subordinativas adverbiais temporais

Conjunções subordinativas adverbiais temporais expressam o tempo em que ocorre a ação declarada na oração principal. Veja:

Ele já havia saído quando eu cheguei.

Aqui, a oração subordinada “quando eu cheguei” é o tempo em que ocorre a ação expressa na oração principal “Ele já havia saído”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial temporal.

  • Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais

Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais indicam que algo ocorre na mesma proporção em que se realiza outra ação expressa na oração principal. Veja:

Nós ficávamos mais ansiosos à medida que o silêncio se prolongava.

Aqui, a oração subordinada “à medida que o silêncio se prolongava” tem relação de proporção com a ação expressa na oração principal “Nós ficávamos mais ansiosos”. Desse modo, classifica-se a conjunção como subordinativa adverbial proporcional.

Tabela de conjunções subordinativas

A tabela a seguir apresenta as conjunções mais comuns de acordo com o tipo de conjunção subordinativa.

Conjunções subordinativas

Tipo

Conjunções

Integrantes

que, se

Adverbiais causais

porque, como, pois, porquanto, já que, uma vez que, visto que

Adverbiais comparativas

como, assim como, tal como, tanto como, mais (do) que, menos (do) que

Adverbiais concessivas

embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de que, se bem que

Adverbiais condicionais

se, caso, contanto que, desde que, salvo se, a menos que, a não ser que

Adverbiais conformativas

conforme, como, segundo, consoante

Adverbiais consecutivas

que (precedido de tal, tanto, tão, tamanho), de sorte que, de modo que, de forma que

Adverbiais finais

para que, a fim de que, porque, que

Adverbiais temporais

quando, enquanto, logo que, assim que, desde que, até que, antes que, depois que, sempre que

Adverbiais proporcionais

à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais... mais, quanto menos... menos

Diferenças entre conjunção subordinativa e locução subordinativa

  • Conjunção subordinativa: é composta por uma única palavra, como “se” ou “porque”.
  • Locução subordinativa: é formada por duas ou mais palavras que desempenham a mesma função de uma conjunção, como “a fim de que” e “logo que”.

Conjunções coordenativas e conjunções subordinativas

Esquema resumindo as conjunções coordenativas e as conjunções subordinativas.
Esquema resumindo as conjunções coordenativas e as conjunções subordinativas. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Veja também: O que são conjunções coordenativas?

Exercícios resolvidos sobre conjunção subordinativa

Questão 1

(Fundatec)

Texto “Gente Grande”, de Marcos Piangers, em questão da Fundatec sobre conjunção subordinativa.

Marcos Piangers – Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/marcospiangers/noticia/2018/10/gente-grande-cjn38b8sf03ui01rx7ceklmea.html - adaptação.

Analise as assertivas a seguir acerca do emprego do vocábulo “se”, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em “Se gritamos uns com os outros” (l. 02-03), temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional.

( ) Em “perguntou se poderia trabalhar ali” (l. 06), temos uma conjunção subordinativa integrante.

( ) Em “que vão se moldando olhando para nós.” (l. 09-10), temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V.

B) V – F – V.

C) V – V – F.

D) F – V – F.

E) F – F – V.

Resolução:

Alternativa C

A primeira afirmação é verdadeira, já que “se” é uma conjunção subordinativa adverbial condicional, introduzindo uma oração subordinada que é uma condição para a oração principal.

A segunda afirmação é verdadeira, já que “se” é uma conjunção subordinativa integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva que pode ser substituída por um pronome substantivo. Por exemplo, “perguntou isso”.

A terceira afirmação é falsa, já que “se” não é uma conjunção, pois não está ligando elementos. Em vez disso, é um pronome oblíquo.

Questão 2

(Fundatec) Assinale a alternativa que apresenta uma frase que contenha uma conjunção subordinativa temporal.

A) Eu vou ao teatro e canto em um coral.

B) Antes de sair, alimente os cães.

C) João jogou bem, portanto venceu o campeonato.

D) Ela prefere filmes de terror, mas comédias são aceitáveis.

E) Paula e Daniela comeram macarrão, assim, estavam satisfeitas.

Resolução:

Alternativa B

A oração subordinada “antes de sair” é ligada à oração principal “alimente os cães” por meio de “antes de”, que estabelece relação temporal, sendo uma locução conjuntiva subordinativa temporal.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VIANA, Guilherme. "Conjunção subordinativa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/conjuncoes-subordinativas.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(MP-SP) Na frase Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do enfrentamento...”, a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) assim que

b) contudo

c) sempre que

d) à medida que

e) antes que

Exercício 2

(FJG) A palavra como  tem o valor  de conjunção subordinativa conformativa na opção:

a) Indaguei-lhe como Rubião tinha assumido aquela postura de contemplação.
b) Como não tivesse condições financeiras suficientes, Rubião viveu com parentes.
c) Como estava agravável a manhã, Rubião resolveu passear na enseada.
d) As más notícias chegam tão rápidas como as chuvas de verão.
e) Como ele mesmo disse, mana Piedade não se casou.

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