Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Proposta de intervenção da redação do Enem

A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo. O candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido na redação.

Quebra-cabeça com o símbolo de uma lâmpada representando a ideia de solução da proposta de intervenção da redação do Enem.
A proposta de intervenção reúne uma série de elementos que devem ajudar a resolver algum problema de nossa sociedade.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, que deve conter uma solução para o problema apresentado. Avaliada pela competência 5, a proposta deve ser pragmática e apresentar pelo menos cinco elementos válidos para que o candidato atinja o nível 5, isto é, a nota máxima da competência.

Leia também: As 5 competências da redação do Enem — o que cada uma avalia?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre proposta de intervenção da redação do Enem

  • A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto.

  • Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

  • Para elaborar uma proposta de intervenção, é fundamental responder às seguintes questões: Quem vai realizar a ação? O que será feito? Como será feito? Por que será feito? É importante ainda detalhar um desses elementos.

  • O texto dissertativo-argumentativo é um dos tipos de texto dissertativo e possui caráter persuasivo.

  • Na conclusão do texto dissertativo-argumentativo do Enem, a proposta de intervenção é obrigatória, enquanto nos demais textos argumentativos ela é uma das formas de concluir um texto.

Videoaula sobre proposta de intervenção da redação do Enem

O que é proposta de intervenção?

A proposta de intervenção se dá quando, ao finalizar a redação, o candidato propõe uma ação no intuito de solucionar o problema discutido no decorrer do texto. Nesses termos, a proposta de intervenção deve vir no último parágrafo, e a sua avaliação está associada à competência 5.

A seguir, veja o quadro com a matriz de referência que avalia a proposta de intervenção na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep.

Matriz de referência do corretor em relação à competência 5 da redação do Enem

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Pontuação

Situação

Nível 0 (0 pontos)

Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Nível 1 (40 pontos)

Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

Nível 2 (80 pontos)

Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Nível 3 (120 pontos)

Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nível 4 (160 pontos)

Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nível 5 (200 pontos)

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O que a proposta de intervenção do Enem deve conter?

A proposta de intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Sendo assim, a proposta de intervenção deve apresentar os seguintes elementos:

  • Agente: responsável por executar uma ação em prol da resolução do problema apresentado no texto. Exemplos de agente: governo, escolas, mídia, ONGs etc.

  • Ação: trata-se do que será, de fato, realizado.

  • Modo/meio: é a forma como determinada ação será feita.

  • Efeito/finalidade: o objetivo que se busca alcançar com a ação proposta.

  • Detalhamento: o acréscimo de informações sobre um dos elementos acima, tornando-o mais completo. Caso o candidato opte, por exemplo, por detalhar o agente, basta dizer qual é o papel desse agente para que seu leitor compreenda-o melhor no processo de execução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como elaborar uma proposta de intervenção do Enem?

Para elaborar uma proposta de intervenção, é preciso, antes, estar ciente do problema. Em seguida, com base no que foi apresentado, responder às seguintes questões:

  • Quem atuará para a resolução do problema?

  • O que será feito para que o problema seja resolvido?

  • Como isso será feito?

  • Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?

Veja que as perguntas acima fazem referência a quatro dos cinco elementos apresentados anteriormente. Portanto:

Quem atuará para a resolução do problema?

Agente

O que será feito para que o problema seja resolvido?

Ação

Como isso será feito?

Modo/meio

Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?

Efeito/finalidade

Além disso, conforme dito anteriormente, o candidato deve apresentar um detalhamento. Por sua vez, o detalhamento pode estar relacionado ao agente, à ação, ao modo/meio ou ao efeito/finalidade.

Importante: É válido lembrar que alguns agentes/ações são considerados nulos, isto é, desconsiderados. São eles: agentes como “a população”, “a sociedade”, “o homem” etc. e ações como “as pessoas devem se conscientizar”.

Outra dica importante refere-se aos elementos modo/meio e efeito/finalidade. É importante que o modo/meio e o efeito/finalidade apareçam de forma evidente e clara no texto, sem gerar dúvidas para o leitor. Assim, é recomendável o uso de marcadores como “por meio de” para abordar o modo/meio e “a fim de”, “com a finalidade” etc. para tratar do efeito/finalidade.

Veja também: Dicas de redação para o Enem

Exemplo de proposta de intervenção

Observe a seguir um exemplo de proposta de intervenção do tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, cobrado no Enem 2017.

Portanto, a problemática precisa ser resolvida. Cabe ao Estado (agente) — entidade que administra e organiza a nação (detalhamento do agente) — promover a formação continuada e a construção de espaços escolares para a população surda (ação), por meio de recursos direcionados ao Ministério da Educação (modo/meio), a fim de que a população surda tenha os seus direitos constitucionais garantidos (finalidade/efeito), conforme aponta a lei.

Quais são as diferenças entre textos dissertativos e textos dissertativo-argumentativos?

De maneira geral, o texto dissertativo-argumentativo apresenta boa parte dos elementos presentes nos textos dissertativos, uma vez que é um dos tipos de texto dissertativo. Assim, estruturalmente, eles apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, de modo geral, o texto dissertativo é responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor, sem caráter persuasivo.

Por sua vez, o texto dissertativo-argumentativo é um texto dissertativo voltado para a exposição e defesa de argumentos, com caráter persuasivo.

Cabe destacar que a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem deve, prioritariamente, apresentar uma proposta de intervenção, enquanto nos demais textos dissertativos essa é apenas uma das formas de concluir o texto.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação 

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Proposta de intervenção da redação do Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/proposta-intervencao-enem.htm. Acesso em 19 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


6 dicas de redação para você se sair bem no Enem

Clique aqui e confira 6 dicas de redação para você se sair bem no Enem. Conheça a estrutura da redação do Enem e saiba como melhorar o seu texto.
Redação

7 dicas para fazer um bom título na redação

Clique aqui e confira 7 dicas para fazer um bom título na redação. Descubra quais erros podem fazer zerar a sua redação e o que deve ser evitado.
Redação

Cinco hábitos para melhorar sua redação

Quer escrever mais e melhor? Clique e conheça cinco hábitos para melhorar sua redação!
Redação

Como fazer uma boa redação

Veja quais são os passos básicos para fazer qualquer redação. Confira exemplos comentados de uma redação nota 1.000 e de uma narrativa.
Redação

Como fazer uma redação nota 10?

Clique e confira super dicas que vão mostrar para você como fazer uma redação nota 10!
Redação

Competência 3 da redação do Enem

Saiba como articular as informações e argumentos necessários para conseguir a nota máxima na competência 3 do Enem.
Redação

Competência 4 da redação do Enem

Saiba o que é avaliado na competência 4 do Enem. Confira cinco dicas para alcançar a nota máxima dessa competência em sua redação.
Redação

Dicas de redação para concursos e vestibulares

Quer aprender a escrever bem? Confira dez valiosas dicas de redação!
Redação

Dissertação

Você sabe o que é dissertação? Clique aqui e aprenda suas características e os tipos existentes. Saiba também como fazer uma boa dissertação e veja exemplos.
Redação

Redação do ENEM: propostas de intervenção

Saiba mais a respeito da elaboração das propostas de intervenção do Enem.
Redação