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Proposta de intervenção da redação do Enem

A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo. O candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido na redação.

Quebra-cabeça com o símbolo de uma lâmpada representando a ideia de solução da proposta de intervenção da redação do Enem.
Selo top 5 Enem
A proposta de intervenção reúne uma série de elementos que devem ajudar a resolver algum problema de nossa sociedade.
Crédito da Imagem: Shutterstock
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A proposta de intervenção da redação do Enem é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, que deve conter uma solução para o problema apresentado. Avaliada pela competência 5, a proposta deve ser pragmática e apresentar pelo menos cinco elementos válidos para que o candidato atinja o nível 5, isto é, a nota máxima da competência.

Leia também: As 5 competências da redação do Enem — o que cada uma avalia?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre proposta de intervenção da redação do Enem

  • A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto.

  • Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

  • Para elaborar uma proposta de intervenção, é fundamental responder às seguintes questões: Quem vai realizar a ação? O que será feito? Como será feito? Por que será feito? É importante ainda detalhar um desses elementos.

  • O texto dissertativo-argumentativo é um dos tipos de texto dissertativo e possui caráter persuasivo.

  • Na conclusão do texto dissertativo-argumentativo do Enem, a proposta de intervenção é obrigatória, enquanto nos demais textos argumentativos ela é uma das formas de concluir um texto.

Videoaula sobre proposta de intervenção da redação do Enem

O que é proposta de intervenção?

A proposta de intervenção se dá quando, ao finalizar a redação, o candidato propõe uma ação no intuito de solucionar o problema discutido no decorrer do texto. Nesses termos, a proposta de intervenção deve vir no último parágrafo, e a sua avaliação está associada à competência 5.

A seguir, veja o quadro com a matriz de referência que avalia a proposta de intervenção na perspectiva do corretor, divulgado pelo Inep.

Matriz de referência do corretor em relação à competência 5 da redação do Enem

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Pontuação

Situação

Nível 0 (0 pontos)

Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Nível 1 (40 pontos)

Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

Nível 2 (80 pontos)

Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Nível 3 (120 pontos)

Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nível 4 (160 pontos)

Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nível 5 (200 pontos)

Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

O que a proposta de intervenção do Enem deve conter?

A proposta de intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Sendo assim, a proposta de intervenção deve apresentar os seguintes elementos:

  • Agente: responsável por executar uma ação em prol da resolução do problema apresentado no texto. Exemplos de agente: governo, escolas, mídia, ONGs etc.

  • Ação: trata-se do que será, de fato, realizado.

  • Modo/meio: é a forma como determinada ação será feita.

  • Efeito/finalidade: o objetivo que se busca alcançar com a ação proposta.

  • Detalhamento: o acréscimo de informações sobre um dos elementos acima, tornando-o mais completo. Caso o candidato opte, por exemplo, por detalhar o agente, basta dizer qual é o papel desse agente para que seu leitor compreenda-o melhor no processo de execução.

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Como elaborar uma proposta de intervenção do Enem?

Para elaborar uma proposta de intervenção, é preciso, antes, estar ciente do problema. Em seguida, com base no que foi apresentado, responder às seguintes questões:

  • Quem atuará para a resolução do problema?

  • O que será feito para que o problema seja resolvido?

  • Como isso será feito?

  • Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?

Veja que as perguntas acima fazem referência a quatro dos cinco elementos apresentados anteriormente. Portanto:

Quem atuará para a resolução do problema?

Agente

O que será feito para que o problema seja resolvido?

Ação

Como isso será feito?

Modo/meio

Qual é o objetivo a ser alcançado com essa proposta?

Efeito/finalidade

Além disso, conforme dito anteriormente, o candidato deve apresentar um detalhamento. Por sua vez, o detalhamento pode estar relacionado ao agente, à ação, ao modo/meio ou ao efeito/finalidade.

Importante: É válido lembrar que alguns agentes/ações são considerados nulos, isto é, desconsiderados. São eles: agentes como “a população”, “a sociedade”, “o homem” etc. e ações como “as pessoas devem se conscientizar”.

Outra dica importante refere-se aos elementos modo/meio e efeito/finalidade. É importante que o modo/meio e o efeito/finalidade apareçam de forma evidente e clara no texto, sem gerar dúvidas para o leitor. Assim, é recomendável o uso de marcadores como “por meio de” para abordar o modo/meio e “a fim de”, “com a finalidade” etc. para tratar do efeito/finalidade.

Veja também: Dicas de redação para o Enem

Exemplo de proposta de intervenção

Observe a seguir um exemplo de proposta de intervenção do tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, cobrado no Enem 2017.

Portanto, a problemática precisa ser resolvida. Cabe ao Estado (agente) — entidade que administra e organiza a nação (detalhamento do agente) — promover a formação continuada e a construção de espaços escolares para a população surda (ação), por meio de recursos direcionados ao Ministério da Educação (modo/meio), a fim de que a população surda tenha os seus direitos constitucionais garantidos (finalidade/efeito), conforme aponta a lei.

Quais são as diferenças entre textos dissertativos e textos dissertativo-argumentativos?

De maneira geral, o texto dissertativo-argumentativo apresenta boa parte dos elementos presentes nos textos dissertativos, uma vez que é um dos tipos de texto dissertativo. Assim, estruturalmente, eles apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, de modo geral, o texto dissertativo é responsável por expor uma informação ou apresentar uma tese ou opinião a um interlocutor, sem caráter persuasivo.

Por sua vez, o texto dissertativo-argumentativo é um texto dissertativo voltado para a exposição e defesa de argumentos, com caráter persuasivo.

Cabe destacar que a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem deve, prioritariamente, apresentar uma proposta de intervenção, enquanto nos demais textos dissertativos essa é apenas uma das formas de concluir o texto.

 

Por Rafael Camargo de Oliveira
Professor de Redação 

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Proposta de intervenção da redação do Enem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/proposta-intervencao-enem.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

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