PUBLICIDADE
Neste texto, você vai conferir cinco dicas para elaborar um bom parágrafo. O parágrafo é um dos elementos mais importantes de um texto. A falta de domínio na composição do parágrafo afeta não só a construção da superfície do texto, mas também sua coerência e sua coesão, outros dois elementos imprescindíveis.
Leia também: 5 dicas sobre o título na redação
Tópicos deste artigo
5 dicas para elaborar um parágrafo
→ Dica 1: ideia-núcleo do parágrafo
A primeira dica certamente diz muito sobre o parágrafo e, por esse motivo, talvez seja a mais importante. É fundamental que você entenda que um único parágrafo não comporta várias ideias, ou seja, cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Apresentada a ideia-núcleo, que é a mais importante, você poderá desenvolver ideias secundárias, que logicamente devem dialogar com a ideia principal. Se você perceber que está mudando de assunto ou que é hora de apresentar outra ideia-núcleo, inicie um novo parágrafo.
→ Dica 2: tópico frasal do parágrafo
Você sabe o que é um tópico frasal? O tópico frasal é a frase inicial de cada parágrafo, portanto é a frase que resume de maneira assertiva todo o seu conteúdo. Por se tratar de uma afirmação categórica, é indispensável que o tópico frasal seja objetivo e conciso. Para que esse resultado seja alcançado, ele deve ser composto por, no máximo, duas ou três orações. Se o tópico frasal ficar extenso, tente resumi-lo, assim você terá mais facilidade para desenvolver a ideia-núcleo.
→ Dica 3: extensão do parágrafo
Você sabe qual é o tamanho ideal de um parágrafo? Na verdade, não existe nenhuma regra que determine o tamanho exato do parágrafo, contudo o bom senso no momento da escrita é imprescindível. Lógico que ele não deve ser muito extenso nem muito curto, embora existam parágrafos formados por uma única linha (recurso comum nos textos literários). Mas se você tem muitas dúvidas, três frases para cada parágrafo é um número satisfatório. Lembre-se de que essa é uma sugestão, pois seu texto não deve ficar engessado.
→ Dica 4: estruturação do parágrafo
Assim como o texto, o parágrafo também possui uma estrutura padrão, sobretudo nos textos do tipo dissertativo-argumentativo e também em alguns gêneros típicos do jornalismo. Ele deve ser formado por três partes elementares: a ideia-núcleo, as ideias secundárias e a conclusão (em parágrafos curtos geralmente não há conclusão), sendo que esta última reafirmará a ideia-núcleo.
→ Dica 5: leitura final dos parágrafos do texto e possível reescrita
Quando terminar de escrever seu texto, leia-o em voz alta para encontrar possíveis falhas na paragrafação. Além de questões estruturais, é possível que você encontre também problemas relacionados com a coerência, que são muito comuns quando o escritor apresenta dificuldades para construir um parágrafo de maneira adequada. Se você perceber que não obedeceu à regra básica de não misturar várias ideias-núcleo em um mesmo parágrafo, não se desespere: siga as nossas dicas e tente reestruturar o seu texto. Nunca se esqueça de que um bom escritor sempre está disposto a reescrever seu texto se preciso for.
Veja também: 5 dicas para melhorar sua interpretação de texto
O que é um parágrafo?
O parágrafo é um elemento textual cuja função é dividir e organizar o texto. Trata-se de um dos componentes mais importantes de qualquer redação. Nos mais diversos textos, ele é identificado pelo recuo na margem esquerda, pelo início com letra maiúscula e pelo encerramento com ponto-final. Veja:
Por Luana Castro Alves Perez
Professora de Português