PUBLICIDADE
As locuções são um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, têm um único sentido e cumprem determinada função morfológica. Em nossa língua portuguesa, há diversos tipos de locuções, as quais exercem diferentes funções morfológicas: substantivas (função de substantivo); adjetivas (função de adjetivo); numéricas (função de numeral); pronominais (função de pronome); verbais (função de verbo); adverbiais (função de advérbio); prepositivas (função de preposição); conjuntivas (função de conjunção) e interjetivas (função de interjeição). Neste artigo, centramos nossos estudos nas locuções conjuntivas.
Locuções Conjuntivas
As locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que conectam orações, estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação. Geralmente, as locuções conjuntivas são formadas por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção “que”.
Veja alguns exemplos de locuções conjuntivas e, em seguida, aplicações nas frases:
Já que, uma vez que, ainda que, por mais que, sem que, posto que, visto que etc. |
-
Já que você não sai, saio eu!
-
Meu sossego acabou desde que o apartamento ao lado foi ocupado novamente.
-
Devemos tomar muita água, uma vez que a umidade está abaixo de 20%.
Classificação das locuções conjuntivas
As locuções conjuntivas são classificadas de acordo com os mesmos critérios de classificação das conjunções, ou seja, coordenativas (conjunções que coordenam orações independentes) e subordinativas (conjunções que ligam orações estabelecendo uma relação de dependência sintática entre elas).
Leia também a respeito das Locuções Adjetivas, Locução pronominal e Locução interjetiva. Bons estudos!
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo